André Freitas, Luís Silva, Ricardo Oliveira Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática 3ºAno Disciplina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on
Advertisements

Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Imprimir apresentações em diversos formatos
Escola Secundária da Ramada
Melhor Gestão, Melhor Ensino Ciências
Tutorial de utilização do
Folha de Cálculo TIC 10.
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
O Gestor de Frota da Alsa City acede através de um browser ao site da empresa na web. A página principal deste site está acessível a todos, e é composta.
Clique num dos capítulos abaixo para obter mais informações ou clique no botão Avançar para iniciar o tutorial web. 1.Como navegar na página principal?Como.
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
Web: criação de páginas
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Na barra de mensagens, clique em Ativar Edição e,
INDICE SAIR Editar um Teste Criar um Referendo Gerir a Disciplina
7 - Criação de Páginas Web DREAMWEAVER Pt.2
Microsoft Access Carlos Sebastião.
André Freitas, Luís Silva, Ricardo Oliveira Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática 3ºAno Disciplina.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on. Agenda Histórico da b-on –Motivação –Visão, missão e objectivos –Estrutura administrativa –Conteúdos Portal.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Catálogo da Biblioteca Guia de utilização Fundação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Biblioteca 2011.
Tecnologias para Apresentação de Publicidade UMa | DME | 2009 Sistemas Multimédia Nuno Santos | Paulo Teixeira |
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
1 TUTORIAL DO CATÁLOGO DA EGP-UPBS. 2 O catálogo da EGP-UPBS encontra-se em e está integrado no catálogo da Universidade do Porto.
ACCESS Introdução às Tecnologias de Informação II
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
P ROGRAMAÇÃO D ISTRIBUÍDA Primeira Fase da Aplicação Distribuída: Gestão de Salas João Gomes Nº Marco AndradeNº
Guia Rápido de utilizador
Formação do Microsoft® Office PowerPoint® 2007
ACESSO A BASE DE DADOS.
Soluções de CTI • CRM • Contact Center • Call Center
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Smartphones for Seniors Apresentação das aplicações WIT Software.
7 - Criação de Páginas Web
Programa de Medição de Sistemas SAP Basis Release 6.40
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Categorias no Joomla.
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
Facebook Treinamento VipSaúde. A VipSaúde empenha todos os seus esforços na venda de Planos de Saúde pela Internet. Obviamente, o contato direto com as.
Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo
Carlos Pinheiro, Aceda a Clique em Join Diigo.
Introdução ao Moodle Escola Secundária Emídio Navarro Viseu
UNIDADE 4: Processamento de texto
7 - Criação de Páginas Web
Concepção Centrada no Utilizador Aula 2 Análise de Serviços TDI – Tagus Digital Identity Gonçalo Gaiolas – Leonardo Varella-Cid
Criar uma sala de chat Se o administrador do seu servidor lhe tiver dado autorização, pode criar e gerir as suas próprias salas de chat. 1.Na janela principal.
Pesquisar na b-on Margarida Paiva Oliveira Novembro de 2011.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Atualizar as definições de privacidade e de perfil j em seguida, prima F5 ou clique em Apresentação de Diapositivos > A Partir do Início para iniciar o.
REDE SOCIAL BASE DE DADOS dos CLAS
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
E-portfólio Blog em Wordpress.com Isabel Lopes AP 2010.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Sistemas de Gestão de Bases de Dados Educação e Formação de Adultos (EFA) Operador de Informática Arcozelo 2009/2010 Curso Co-Financiado por:
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Tabela de Publicidade Índice do documento Apresentação Áreas de publicidade nas páginas / Slots Zona nº1 – Mid-banner de topo Zona.
Cenário / Maquete Web Site CPAuto Trabalho elaborado por: Cecília Melo (ci08004) António Castro (ci08045) Pedro Seabra (ci08001)
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
Formulários.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
2-Jun-16TIC – 10ºAno – 2006/2007 Criação e manipulação de tabelas no MS Access Criação de tabelas Antes de se criar a estrutura de uma tabela, deve ter-se.
Copyright © 2008 IFAP. Todos os direitos reservados Registo do Utilizador no Portal IFAP – Manual do Utilizador - Data da última actualização:
Qualquer site é criado com a intenção de que os utilizadores anónimos nele naveguem. Para este tipo de utilizador não é necessário registo, mas para.
Folha de cálculo - EXCEL. O que é a folha de cálculo Folha de cálculo integrada: – Funções de base de dados – Possibilidade de criação de gráficos – Ferramentas.
Transcrição da apresentação:

André Freitas, Luís Silva, Ricardo Oliveira Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática 3ºAno Disciplina de Laboratórios de Informática IV Ano Lectivo de 2009/10

Recordar o nosso caso de estudo ECOS Server ECOS Mobile ECOS Control System Especificação da Base de Dados Conclusão

O nosso cliente, ANP (Agência de Noticias Portuguesa), contratou-nos para que desenvolvamos uma aplicação de seu nome ECOS com o intuito de promover as notícias sobre economia e tudo o que esteja relacionado. A agência ANP pretende assim obter um site dedicado à economia, que permita com que as novidades cheguem às pessoas que pretendem estas mesmas informações tais como, economistas, accionistas, jornalistas, ou simples interessados como todos nós. A razão para o desenvolvimento de uma aplicação dedicada à economia, está directamente relacionado com a cada vez maior preocupação na economia em geral. O projecto ECOS tem como objectivo informar os leitores sobre os últimos acontecimentos no mundo da economia. De forma a fornecer um serviço de qualidade e manter os utilizadores devidamente actualizados, serão criadas três aplicações distintas: o ECOS Mobile, ECOS Control System e o ECOS Server. O ECOS Server será a aplicação que fornecerá os serviços aos vários utilizadores, e responsável pelo armazenamento e acesso aos vários dados disponibilizados pela aplicação (e.g., conteúdo das notícias, dados dos utilizadores, localização e identificação de imagens e vídeos multimédia). ECOS Control System consiste numa aplicação disponível tanto para fazer a gestão do sistema, como para publicar novo conteúdo. O ECOS Mobile é uma aplicação que terá o objectivo de fornecer notícias e conteúdos disponíveis no Web Site que poderão ser acedidos através de qualquer telemóvel Windows Mobile de forma simples e rápida.

Camada de InterfaceCamada de NegócioCamada de Dados ECOS SERVER Responsável por fornecer o Web Site ao utilizador Responsável pela interacção entre o utilizador e a interface de cada uma das aplicações Encontra-se apenas disponível no ECOS Server e será responsável por todos as operações feitas com a base de dados do sistema. É nesta base de dados que será guardada toda a informação relativa aos utilizadores e conteúdo do Web Site. ECOS MOBILE Responsável pela interacção entre o utilizador e a interface de cada uma das aplicações Responsável por fazer pedidos e respectiva obtenção de resultados do Web Service fornecido pelo ECOS Server. - ECOS CONTROL SYSTEM Responsável pela interacção entre o utilizador e a interface de cada uma das aplicações Responsável por fazer pedidos e respectiva obtenção de resultados do Web Service fornecido pelo ECOS Server. -

Utilizador Anónimo (Visitante): Um visitante, ou utilizador não registado, poderá apenas consultar o Web Site do ECOS, podendo visualizar as várias notícias disponíveis, a cotação da bolsa, subscrever RSS e registar-se no sistema ECOS. Utilizador Registado: Uma vez registado, o utilizador poderá autenticar-se no nosso Web Site através da introdução do nome de utilizador e palavra-chave atribuídos aquando da criação da conta. Este tipo de utilizador, terá acesso a todo o conteúdo disponibilizado aos Visitantes, assim como poderá publicar comentários nas várias notícias publicadas, e ainda terá a possibilidade de transferir o ECOS Mobile. Moderador: O moderador, é a entidade responsável por fazer a moderação do Web Site, pelo que, além de ter acesso a todo o conteúdo disponível para os utilizadores registados, poderá ainda eliminar comentários publicados por estes que sejam considerados impróprios para visualização dos outros utilizadores. Jornalista: O jornalista será responsável pela publicação de notícias no Web Site, de maneira a garantir o fornecimento de informação actual e relevante aos utilizadores. A publicação de notícias será feita através do ECOS Control System. Administrador: É o utilizador que pode fazer a gestão de qualquer conteúdo disponibilizado pela aplicação, sejam notícias ou mesmo utilizadores registados. Este terá acesso à aplicação ECOS Control System, através da qual poderá consultar dados estatísticos relativos à página Web, eliminar e editar notícias, imagens, vídeos, utilizadores.

Autenticação Actores: Utilizador não autenticado, utilizador registado. Cenário Principal: O caso de utilização inicia-se quando o utilizador, não autenticado, preenche os campos de nome de utilizar, palavra-chave. O utilizador pode limpar a introdução dos dados inúmeras vezes e reintroduzir novos dados antes de seleccionar o botão Login para confirmar. O Sistema lê os dados e verifica se são validos. O sistema aceita a autenticação e o caso de utilização termina. Cenário Alternativo 1 (Dados Incorrectos): Se o utilizador introduzir os dados errados, é indicado ao utilizador para introduzir os dados correctamente. Efectuar Registo de Utilizador: Actores: Utilizador não autenticado. Cenário Principal: O caso de utilização inicia-se quando o utilizador, não autenticado, selecciona o botão Registar. O sistema pede ao utilizador os dados necessários como o nome de utilizador, correio electrónico e palavra-chave. O utilizador pode limpar a introdução dos dados inúmeras vezes e reintroduzir novos dados antes de seleccionar o botão Submeter para confirmar. O Sistema lê os dados e verifica se são validos. O sistema aceita o registo e o caso de utilização termina. Cenário Alternativo 1 (Dados Incorrectos): Se o utilizador introduzir os dados já utilizados noutras contas, é indicado ao utilizador para introduzir novos dados.

Mapa EconómicoGestão de Subscrições Actores: Utilizador não autenticado. Cenário Principal: O caso de utilização inicia-se quando o utilizador acede ao Mapa Económico. O sistema recolhe os dados de todos os índices recolhidos e calcula se o valor da bolsa de cada um dos continentes está a baixar ou a subir. Dependendo do valor, cada continente terá uma cor mais clara ou mais escura que a cor base. O sistema gera o gráfico respectivo. Actores: Utilizador registado. Cenário Principal: O caso de utilização inicia-se quando o utilizador acede à Gestão de subscrições. O sistema apresenta a lista de categorias de notícias presentes no sistema. O utilizador pode subscrever ou acabar com a subscrição de cada uma das categorias através da activação ou desactivação destas. O utilizador carrega em guardar alterações e o sistema actualiza as subscrições do utilizador.

Efectuar Login Actores: Utilizador Registado. Pré-condição: O sistema encontra-se disponível. Pós-condição: O utilizador é autenticado no sistema. Cenário Principal: Uma vez aberta a aplicação ECOS Mobile, é apresentado um ecrã ao utilizador onde é pedido que se identifique. Para se identificar, o cliente preenche os campos nome de utilizador e palavra-chave. Preenchidos os campos, o cliente carrega no botão Autenticar para confirmar. O sistema lê os campos preenchidos e verifica se é válido. Uma vez verificado que os dados introduzidos estão correctos, o utilizador pode aceder ao sistema e termina o caso de utilização. Cenário Alternativo 1: Se os dados introduzidos estiverem incorrectos o sistema volta ao ecrã de autenticação.

Ver lista de categorias subscritas: Actores: Utilizador Registado. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra uma lista com todas as categorias a que o utilizador está subscrito. Cenário Principal: Depois de estar autenticado o utilizador carrega na opção, o sistema carrega as categorias subscritas pelo utilizador. Cenário Alternativo 1: Caso não haja categorias marcadas como subscritas, o sistema apresentará uma mensagem ao utilizador a avisar de que a lista está vazia e voltará para o menu principal. Ver lista de notícias: Actores: Utilizador Registado. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra uma lista com as últimas notícias da categoria previamente seleccionada pelo utilizador. Cenário Principal: Depois de o utilizador ter seleccionado uma das categorias a que este se encontra subscrito, o sistema carrega as últimas notícias pertencentes a essa categoria e gera uma lista de notícia. Ver publicação: Actores: Utilizador Registado. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra o conteúdo da notícia. Cenário Principal: O utilizador encontra-se a visualizar a lista de notícias pertencentes a uma categoria a que este se subscreveu. O sistema mostra ao utilizador toda a informação da notícia respectiva.

Publicar notícia Actores: Jornalista. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: A notícia é publicada no Web Site. Cenário Principal: O utilizador encontra-se a visualizar a lista de notícias e escolhe a opção publicar nova notícia. O sistema mostra um formulário através do qual o utilizador terá de preencher todos os campos existentes e carrega em guardar. O sistema publica a nova notícia. Cenário Alternativo 1: O utilizador carrega no botão cancelar. O sistema descarta as alterações feitas. Eliminar notícia Actores: Administrador, Jornalista. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: A notícia é removida do sistema. Cenário Principal: O utilizador encontra-se a visualizar a lista de notícias publicadas e carrega na opção eliminar ao lado de uma das notícias. O sistema elimina do sistema a notícia respectiva. Ver lista de notícias Actores: Administrador, Jornalista. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra uma lista com todas as notícias registadas no sistema. Cenário Principal: O utilizador selecciona a opção gestão de notícias. O sistema carrega os dados da base de dados e mostra a lista de notícias. Cenário Alternativo 1: Caso não haja notícias registadas no sistema, o sistema apresentará uma mensagem ao utilizador e voltará para o menu principal.

Consultar número de visitas diárias Actores: Administrador. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra o gráfico estatístico ao utilizador. Cenário Principal: O sistema calcula o número de visitas feitas por dia desde que foi feito o primeiro registo e gera o gráfico correspondente. Consultar lista de notícias mais visualizadas Actores: Administrador. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra o gráfico estatístico ao utilizador. Cenário Principal: O sistema calcula o número visualizações por notícia e gera o gráfico correspondente que será mostrado ao utilizador. Consultar número de notícias publicadas por categoria Actores: Administrador. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra o gráfico estatístico ao utilizador. Cenário Principal: O sistema calcula o número de notícias publicado por categoria existentes na base de dados e gera o gráfico correspondente que será mostrado ao utilizador.

Tabela Notícia ID_NOTICIA: Código da notícia. CATEG: Categoria a que a notícia pertence. TITULO: Título da notícia. RESUMO: Resumo da notícia. VIDEO: vídeo associado à noticia. TEXTO: Texto da notícia. VISITAS: Número de visitas feitas à notícia. DATA: Data de publicação da notícia. Tabela Cotacao ID_INDICE: Código da empresa a que pertence uma cotação. DATA: Data em que foi tirada a cotação, identifica a cotação. TRADE: Valor total em obtido durante o dia. CHANGE: % do aumento/diminuição dos valores relativamente ao dia anterior. HIGH: Valor máximo da cotação. LOW: Valor mínimo da cotação. ID_COTACAO: código de uma cotação. Tabela Notícia_Imagem ID_NOTICIA: Código da notícia. ID_IMAGEM: Código da imagem. Tabela User_Noticia_ classificacao ID_NOTICIA: Código da notícia. ID_USER: Código do utilizador. CLASSIFICACAO: Classificação dada pelo utilizador. Tabela User ID_USER: Código do utilizador. USERNAME: Username do utilizador. PASSWORD: Palavra chave do utilizador. Endereço electrónico do utilizador. TIPOUSER: Tipo de utilizador. DATA_REG: Data de registo do utilizador. SUBCATEG1: Subscrição activa/inactiva da categoria 1. SUBCATEG2: Subscrição activa/inactiva da categoria 2. SUBCATEG3: Subscrição activa/inactiva da categoria 3. Tabela Imagem IMAGEM: Imagem. ID_IMAGEM: Código da imagem. DESCRICAO: Descrição da imagem. Tabela Indice ID_INDICE: Código da empresa cotada. NOME: Nome da empresa. SIMB: Símbolo que identifica a empresa. ID_PAIS: País a que a empresa pertence. DATA: Data em que a empresa foi adicionada ao sistema. Tabela Relatorio ID_REL: Código do relatório. DATA: Data em que o relatório foi escrito. DESCRICAO: Descrição do relatório. Tabela Pais ID_PAIS: código de um país Nome: nome do país Tabela User_Noticia_ Comentario ID_NOTICIA: Código da notícia. ID_USER: Código do utilizador. ID_COMENTARIO: Código do comentário DATA: data do comentário COMENTARIO: texto do comentário.

Depois de feitos os requisitos e especificado bem como irá funcionar a aplicação passaremos à construção do dito software tendo sempre em conta as características apresentadas ao cliente que iria ter a aplicação; O facto de usarmos ASP.NET e não estarmos muito à vontade nesse ambiente pode levar-nos a mudar algumas coisas que especificámos; Devido à enorme sobrecarga de alguns elementos do grupo com outras cadeiras e ao facto do grupo ser pequeno tivemos algumas dificuldades em cumprir os prazos mas com esforço conseguimos e pensamos que até está bem especificada a aplicação.