Carlos Barreira MARTINEZ*, Edna M. F. VIANA*, Vasco C.TORQUATO**

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fernando Augusto Silva Marins
Advertisements

Cinemática dos Fluidos
Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
ESCALAS – NBR 8196 ESCALA - É a relação entre a medida em que uma peça foi desenhada e a sua dimensão real. As ESCALAS terão seus títulos representados.
Carlos Barreira MARTINEZ
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Mário Biague V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Análise de portfólio de recursos energéticos.
Capítulo I - Introdução
Décima terceira aula Iniciamos apresentando a solução do exercício proposta na aula anterior.
Equação de Bernoulli para fluidos ideais
Análise Dimensional e Semelhança Dinâmica
Forças hidráulicas em usinas hidrelétricas
Análise Dimensional e Semelhança Dinâmica
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN Programa de Pós-Graduação em Emgenharia Civil e Ambiental.
A ÁGUA E A ENERGIA ELÉTRICA
Projeto da Rede Coletora de Esgoto Sanitário
Profª Gersina N.R.C. Junior
Aspectos Construtivos das Lagoas de Estabilização
ELETRIZAÇÃO LEI DE COULOMB
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
Ondulatória.
APLICAÇÃO EM TUBOS Dia/mês/ano.
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
Lavratti.com Localização por importância. lavratti.com Slide 2/2 Localização por importância Principais métodos de localização de instalações HEIZER,
OPERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CARNEIRO HIDRÁULICO ALTERNATIVO
Fabricio Romão Galdino Eng. Aqüicultura AGENCIARURAL SUPERVISÃO DE PRODUÇÃO ANIMAL (SPA) CURSO BÁSICO DE PISCICULTURA -Engenharia de Construção-
Tópicos em Sistemas Distribuídos
Forças hidráulicas em usinas hidrelétricas
Conceitos e Definições – Parte 01
Cap.7 – Análise Dimensional e semelhança
Terceira lista de exercícios V
ESTUDO DE MOTORIZAÇÃO DE MECANISMOS DE TRANSPOSIÇÃO DE PEIXES
Agradecimento especial a CFLCL
Luiz Gustavo M. Silva – Doutorando em Engenharia Mecânica.
Prof. Vasco Vasconcelos
SIM - Sistema de Informações de Marketing
MOEDELAGEM E SIMULAÇÃO HIDROLÓGICA MODELOS DE RESERVATÓRIOS
O N D A S (2) Prof. Cesário.
Aula 21.
Equação da Quantidade de Movimento
Cap.9 - Escoamento Externo
Aula Teórica 2 Difusividade e Fluxo Difusivo.
Universidade da Madeira Controlo da Qualidade Da Criação à Certificação Bolsa Bordado Madeira.
Revisão Cinemática Escalar e Vetorial. Cinemática Trajetória Referencial Repouso Movimento.
Desafios para Implantação dos Requisitos de Ergonomia – NR-36
Melhorias nos Lançamentos Manuais
Professora: Ana Paula Diniz
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Moleiros Professora Elsa Garcia e Professor Carlos Paulino Gabriela Calhoa / Ana Filipa.
Campo Elétrico.
VERTEDORES INSTRUMENTOS PARA MEDIÇÃO DE VAZÃO EM CURSOS D’ÁGUA NATURAIS E EM CANAIS CONSTRUÍDOS.
Propagação de Cheias em Reservatório
ORIGEM DO TESTE DE IMPACTO
MATRIZ BCG.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Equação de energia para fluidos ideais
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
Razão/Proporções Regra de três Profª Adriana Massucci
Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
Estática Estática Histórico
Profa Dra Fabiana Abrahão
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Barragem de Enroncamento
ÁGUA E OS CONDOMÍNIOS TÉCNICAS MAIS DIFUNDIDAS PARA ECONOMIA DE ÁGUA SICON SINDICATO DOS CONDOMÍNIOS PREDIAIS DO LITORAL PAULISTA.
Hidrodinâmica Aula 09 (1 0 Sem./2016) 1. O Teorema do Momentum 2.
Energia está relacionada com a possibilidade de alterar a velocidade de um objeto ou modificar as propriedades da matéria.
FONTES RADIOATIVAS Cuidados e manuseio.
17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg.
Aula 2 - Campos. Física F III - Unidade I 2 Força gravitacional massa Força eletromagnética Carga elétrica Força nuclear forte Carga nuclear Força nuclear.
Transcrição da apresentação:

Carlos Barreira MARTINEZ*, Edna M. F. VIANA*, Vasco C.TORQUATO** O USO DE MODELOS REDUZIDOS COMO SUPORTE PARA DECISÃO NA LOCAÇÃO DE MECANISMOS DE TRANSPOSIÇÃO DE PEIXES Carlos Barreira MARTINEZ*, Edna M. F. VIANA*, Vasco C.TORQUATO**

A implantação de Usinas Hidrelétricas... Mitigação da redução de peixes - MTP A definição da locação dos mecanismos; Alternativa – uso de modelos reduzidos hidráulicos visando a observação do comportamento de peixes sob condições semelhantes as que irão ocorrer em campo. Esse trabalho apresenta um estudo pioneiro de implantação e ensaio de um modelo reduzido com finalidade biológica que tem como objetivo principal estudar o comportamento de cardumes de peixes na região do canal de fuga de uma UHE.

O estudo de estruturas hidráulicas em laboratórios - ferramenta para elaboração de projetos e construção de (MTP). A entrada do MTP é talvez a parte mais importante desse tipo de dispositivo O escoamento na entrada deverá ser de tal forma a exercer uma atratividade sobre os peixes fazendo com que estes entrem na passagem e iniciem a transposição da barragem ou obstáculo. O caminho mais seguro para garantir que a entrada irá atrair os peixes é considerar o comportamento dos peixes e os aspectos hidráulicos da passagem. Assim o jato do fluxo de entrada deve criar a quantidade de movimento adequada para os peixes superarem a vazão da saída de água.

A locação de um MTP demanda analises multidisciplinares que normalmente só podem ser desenvolvidas após a instalação da UHE. Visando dar suporte a tomada de decisão fez-se um modelo reduzido de parte da estrutura e inseriu-se nele um grupo de peixes que foram observados ao longo de um período de tempo sob diversas condições de descarga das turbinas. A espécie alvo dessa pesquisa foi o mandi amarelo (pimelodus maculatus) que é comum e abundante no rio Paraopeba, local de construção da UHE.

A ESCALA DO MODELO Os modelos reduzidos freqüentemente são utilizados para dar subsídio aos projetistas, do fenômeno a ser estudado. Para isso procura-se fazer uma reprodução em escala que represente a conformação do terreno e do trecho do rio a ser estudado. O ideal é se trabalhar com modelos na escala 1:1 na qual as dimensões do modelo são iguais as do protótipo. Se por um lado isso permite representar perfeitamente todos os fenômenos, por outro lado isso esbarra nas grandes dimensões e custos.

Para que se possa trabalhar com modelos é necessário obedecer à semelhança dinâmica entre o modelo e protótipo. A perfeita semelhança somente pode ser obtida na escala 1:1. Assim, define-se que deverá ser mantida a relação de semelhança considerando as forças que são mais importantes para cada o sistema. Dessa forma procura-se trabalhar com uma escala que permita observar os fenômenos físicos mantendo-se uma correlação com o protótipo. Usualmente modelos que trabalham com condutos livres utilizam um número adimensional que foi definido por Froude. Esse número que corresponde a razão entre a força de inércia pela força gravitacional governa os escoamentos livres.

Modelos que tenham representação ambiental onde se colocam “indivíduos” (peixes) entram em desacordo com as características biológicas dos peixes a serem testados. Para isso propõe-se que os ensaios sejam conduzidos em duas etapas. A primeira adotando-se a semelhança de Froude, onde as velocidades são diferentes das que ocorrem em campo. Esses ensaios permitem que se determinem as características hidráulicas no modelo. Na segunda etapa os ensaios devem ser repetidos com o modelo submetido a um regime de trabalho no qual as velocidades médias devem ser iguais às velocidades médias que irão ocorrer no protótipo. Além disso, nesse modelo reduzido, são instalados modelos de turbinas hidráulicas. O ideal é que a escala do modelo seja o mais próximo possível do real. Entretanto devido a limitações de ordem construtiva e de recursos financeiros a escala adotada foi de 1:40.

O MODELO É necessário que o modelo tenha características que permitam que os peixes possam sobreviver no local. Esse modelo foi construído em isopor, revestido em fibra de vidro e recoberto por Sikatop-100 (Sika®). Essa alternativa também apresenta como vantagem a possibilidade de ser executado com extrema rapidez (quatro meses incluindo os testes) além de permitir a reprodução das dimensões do modelo com facilidade. O estudo de caso foi desenvolvido na UHE Retiro Baixo que tem as características apresentadas na tabela a seguir:

O PROTOCOLO DOS ENSAIOS Para a realização dos testes as áreas do modelo, que corresponde a parte da calha do rio Paraopeba, do tributário Córrego dos Gomes, do vertedor, e do canal de restituição, foram divididos e numerados a cada 20 cm. Assim, durante a realização dos testes a localização dos indivíduos era facilmente anotada.

Foram realizados testes com 10 e 30 mandis Foram realizados testes com 10 e 30 mandis. Cada teste teve a duração de 60 minutos e se iniciava com a colocação dos peixes na região de montante do modelo do Rio Paraopeba. Durante esses testes observou-se a posição dos indivíduos (peixes) no momento que eram liberados e a cada 10 minutos. Ao final do terceiro teste todos os indivíduos testados retornaram ao sistema para a realização de novo levantamento.

Figura 8 – Primeiro teste com 10 mandis

Figura 9 – Segundo teste com 10 mandis

Figura 10 – Terceiro teste com 10 mandis

Figura 11 – Primeiro teste com 30 mandis

Figura 12 – Segundo teste com 30 mandis

Conclusões Os cardumes entrando preferencialmente pela margem esquerda do canal de fuga. Assim optou-se pela instalação do MTP nessa margem. Sabe-se que esse tipo de ensaio não é conclusivo. Esse trabalho não se encerra com os testes de laboratório e será ampliado a partir da observação e acompanhamento de campo. Estudos desse tipo podem ser uma poderosa ferramenta de auxilio na tomada de decisões com relação a locação de MTP.

Ao Consorcio Retiro Baixo; A ORTENG; Agradecimentos Ao Consorcio Retiro Baixo; A ORTENG; A FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS; Ao CPH / UFMG