Crescimento e regeneração de tecidos vs. Diferenciação celular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Núcleo e Divisão Celular
Advertisements

Célula Tronco Vera Vargas.
Biotecnologia.
Seleção Genética – Um pouco de história
Reprodução.
HISTOLOGIA VEGETAL (Estudo dos Tecidos Vegetais)
BOTÂNICA.
HISTOLOGIA VEGETAL I - Meristemas
CONCEITOS EM PATOLOGIA
INTRODUÇÃO Conjunto de técnicas que utiliza
Mitose e Meiose.
-Clonagem Reprodutiva
CÉLULAS E TECIDOS DO CORPO DA PLANTA
Regulação nos Seres Vivos
REPRODUÇÃO ASSEXUADA.
CICLO CELULAR Albertina Fortes.
Escola Secundária Anselmo de Andrade
CICLO CELULAR.
A DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno.
Crescimento e regeneração celular vs. Diferenciação celular
CIÊNCIAS Profa. Mariane
Diferenciação celular
Transmissão Genética Agentes Responsáveis.
Divisão Celular – Parte I Mitose
REPRODUÇÃO.
AULA 3: Farmacobiotecnologia
RAIZ ESTRUTURA E ANATOMIA.
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Tecidos do Corpo Humano.
CÂNCER Aspectos Gerais
Cancro :.
O que é clonagem.
NEOPLASIAS-I.
Reprodução • É a capacidade que têm os seres vivos de , ao atingirem certo estágio de desenvolvimento originar outros semelhantes. • Processo pelo qual.
REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
Classificação dos Tecidos Vegetais
Características dos Seres Vivos
Hereditariedade.
Níveis de Organização Características Gerais dos Seres Vivos
Clonagem.
GENÉTICA CROMOSSOMOS.
Revisões da aula anterior
Unidade 5 – Crescimento e Renovação Celular
Diferenciação Celular
Neoplasia.
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
CÉLULAS TRONCO Prof. João Paulo.
DOENÇAS MULTIFATORIAIS
Ciclo lisogênico e ciclo lítico
Anticorpos Monoclonais
Biologia 12 Unidade 2 – Património Genético Magda Charrua 2011/2012 Biologia 12º ano1.
Unidade 5 – Crescimento e Renovação Celular
Saúde do Adulto e do Idoso Geriatria e Gerontologia
Câncer.
Valeska Silva Lucena  É o processo através do qual o embrião é formado e se desenvolve. Começa no momento da fertilização do óvulo,
FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA HUMANA
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Características gerais dos seres vivos
DEFESA ESPECÍFICA OU IMUNIDADE ADQUIRIDA Linfócito B.
Resposta Imune contra o Câncer Câncer é um termo genérico, que compreende em torno de 200 doenças, cujas células causadoras partilham algumas características.
CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS
Aula 1 Os seres vivos.
Diferenciação Celular
A LIMENTAÇÃO, A MBIENTE E S USTENTABILIDADE Cultivo de plantas e criação de animais 1.
CÉLULAS ESTAMINAIS EMBRIONÁRIAS Joana Raquel Martins Veiga 11ºCTA 21 OUT 2011.
 São indiferenciadas e possuem capacidade de se dividir indefinidamente  Podem diferenciar-se dando origem a diversos tipos de linhagens celulares 
A célula Mestrado em Engenharia Biomédica FML / IST Anatomia e Histologia – 2009/10 Célia Carvalho Instituto de Biologia Molecular Faculdade de Medicina.
O Tratamento de Doenças Genéticas
Transcrição da apresentação:

Crescimento e regeneração de tecidos vs. Diferenciação celular Inês Gomes nº 10 11ºA

Crescimento e regeneração de tecidos vs. Diferenciação celular Os seres multicelulares são formados por diferentes tipos de células, que estão organizadas em tecidos, os quais formam órgãos e sistemas de órgãos. Para que, a partir de uma célula inicial, se obtenha uma grande variedade de células, é necessário que ocorra um processo de diferenciação.

Células Totipotentes Uma célula totipotente possui todas as potencialidades para originar todas as outras células. O ovo é designado uma célula totipotente pois é capaz de originar células indiferenciadas, pois são muito semelhantes entre si e semelhantes à célula inicial. À medida que os ciclos celulares se repetem as células vão-se tornando células especializadas.

Células Estaminais As células estaminais são responsáveis pela construção do corpo das plantas e dos animais e têm as seguintes características: São células indiferenciadas ( não especializadas ); Têm a capacidade de expansão, isto é, são capazes de se dividirem e de se diferenciarem em diferentes tipos de células; Apresentam capacidade de autorrenovação, sendo a sua divisão assimétrica, isto é, originam duas células-filhas que têm destinos diferentes – uma células podem permanecer como células estaminal enquanto a outra pode diferenciar-se.

Células Estaminais Células Estaminais Embrionárias Totipotentes Existem diferentes tipos de células estaminais, que são classificadas de acordo com o seu potencial de diferenciação. Células Estaminais Embrionárias Totipotentes Pluripotentes Adultas Multipotentes Nos tecidos adultos das plantas também existem células indiferenciadas, agrupadas em tecidos chamados meristemas, que são capazes de se dividirem, levando ao crescimento de órgãos ou á renovação de zonas lesadas.

Clonagem A clonagem é a produção de um ou mais indivíduos geneticamente idênticos ao progenitor. Cada um dos indivíduos produzidos é designado clone. Os clones formam-se a partir de células especializadas que têm a capacidade de reverter a diferenciação e adquirir novamente a capacidade de divisão, originando indivíduos adultos geneticamente iguais à célula que lhes deu origem.

Diferenciação celular e cancro Durante os processos de divisão e diferenciação celulares, por vezes ocorrem erros que levam à produção de células cancerosas. Os factores externos responsáveis por estas alterações são as radiações, substâncias tóxicas e alguns vírus. A perda dos mecanismos de regulação celular pode ser uma das consequências da alteração do património genético das células. Estas células cancerosas dividem-se de forma descontrolada, produzindo tumores.

Diferenciação celular e cancro Os tumores malignos podem espalhar-se pelo organismo, invadindo outros tecidos e formando metástases. A metastização consiste na formação de tumores em novos locais e resulta da migração de células cancerosas a partir do foco inicial. Se os novos tumores se desenvolverem de forma descontrolada tornam-se invasivos, causando a morte do indivíduo.

Etapas do desenvolvimento de um cancro Proliferação celular não controlada ( aumento da proliferação e/ou diminuição da apoptose) Perda de diferenciação ( displasia ) Cancro In Situ ( localizado, não invasivo) Cancro Invasivo Apoptose – morte celular programada

Bibliografia Biologia 10 Matias, Osório & Martins, Pedro Areal Editores