A transição do império para a república no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1914 – 1918.
Advertisements

Política das Nacionalidades
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Independência da América Latina
O Domingo sangrento AS notícias sobre a Revolução de 1905 na Rússia, mais concretamente os acontecimentos decorrentes do “Domingo Sangrento” que ocorreu.
Europa: Revoluções e Unificações Nacionais
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Revoluções Liberais do Século XIX
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ALEMÃ OBJETIVOS ANALISAR.
Acomodações nas primeiras horas da República
Primeira Guerra Mundial
EUROPA APÓS NAPOLEÃO DIVISÃO.
BRASIL NO SÉCULO XIX CRISE DA MONARQUIA.
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
Segundo Império Golpe da Maioridade (1840).
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
Crise da monarquia e o advento da República
As Unificações Italiana e Alemã
AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália e Alemanha
AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália
Conde D´Eu, Isabel e os três filhos, D
UNIFICAÇÕES DA ITÁLIA E DA ALEMANHA
UNIFICAÇÕES – ITÁLIA E ALEMANHA
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Unificação da Itália A configuração político- territorial da Itália, no início do séc. XIX, foi alterada pelo Congresso de Viena, que dividiu a Península.
As unificações ITALIANA e ALEMÃ
Crise do 2º Reinado.
A formação da Alemanha (1834 – 1871)
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Segundo Reinado no Brasil ( )
Segunda Guerra Mundial
A República Brasileira
GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar
A Primeira Guerra Mundial
Unificação Italiana.
Segundo Reinado: Situação externa e crise do império
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
A consolidação do Império no Brasil
Conceitos: Imperialismo, “civilização”
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
A Era Napoleônica ( ).
Segundo Reinado (1840 – 1889).
Segundo Reinado (política interna e modernização)
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
Revolução Russa.
A crise da escravidão no Segundo Reinado
Guerra do Paraguai Guerra do Paraguai
Segundo Reinado (política interna e modernização)
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Prof. André Rosa
SITUAÇÃO DO PAÍS EM 1860  NORTE INDUSTRIALIZADO E PROTECIONISTA;  SUL AGRÁRIO, ESCRAVOCRATA E LIVRE- CAMBISTA;  ELEIÇÃO DE ABRAHAM LINCOLN – PROMESSA.
Cap Crise do 2º Reinado.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
Brasil século XIX: a queda do Império
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
A Primeira Guerra Mundial
Transcrição da apresentação:

A transição do império para a república no Brasil Profᵃ Aline Maia Disc. História

Tripé de Apoio O Império tinha alguns pilares de sustentação, que aos poucos foram ruindo, deixando de manter o regime imperial em pé. IGREJA BURGUESIA CAFEEIRA EXÉRCITO

Crise do Império - IGREJA A Constituição de 1824 outorgava ao imperador o direito de interferir na nomeação de bispos e cardeais (padroado) e de decidir quais determinações do papa poderiam ser cumpridas no Brasil (beneplácito). O imperador ainda controlava a arrecadação e administração dos dízimos da Igreja no Brasil.

Crise do Império - IGREJA Nesse contexto iniciou-se uma briga entre a Igreja e o imperador por causa da MAÇONARIA – sociedade secreta que atuava na esfera política e influenciava as decisões do imperador.

Crise do Império - IGREJA Todos os documentos do papa que condenavam a maçonaria eram vetados pelo imperador!

Crise do Império – BURGUESIA CAFEEIRA A elite agrária rompeu com o imperador por causa da abolição da escravidão.

LEIS ABOLICIONISTAS

Libertava filhos de escravos nascidos após 1871. LEI DO VENTRE LIVRE Libertava filhos de escravos nascidos após 1871.

Libertava os escravos maiores de 60 anos. LEI DOS SEXAGENÁRIOS Libertava os escravos maiores de 60 anos.

Fim do tráfico negreiro. LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓZ Fim do tráfico negreiro.

Abolição total da escravidão. LEI ÁUREA Abolição total da escravidão.

Guerra do Paraguai A Guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do Sul, entre os anos de 1864 e 1870. Nesta guerra o Paraguai lutou conta a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai. A indústria paraguaia foi destruída e a economia ficou totalmente comprometida O prejuízo financeiro para o Brasil, com os gastos de guerra, foi extremamente elevado e acabou por prejudicar a economia brasileira.

Crise do Império - EXÉRCITO Os jovens soldados passaram a culpar o imperador pelo atraso tecnológico e econômico do país. Além disso, reivindicavam maior participação na política brasileira.

O Imperador nomeia o Visconde de Ouro Preto para administrar o país. Crise do Império Em 1889 a crise do império ficou ainda mais grave com a notícia de D. Pedro II estava doente. O Imperador nomeia o Visconde de Ouro Preto para administrar o país.

Baile da Ilha Fiscal Foi a última festa do império. Promovida pelo Visconde de Ouro Preto para recepcionar os oficiais da marinha chilena e melhorar sua imagem no império.

Amanhecemos República! Na madrugada do dia 14 para o dia 15 de novembro de 1989 os militares aplicaram um GOLPE, demitindo o Visconde de Ouro Preto e tomando o poder de D. Pedro II à força.

GOLPE DE ESTADO

PARTICIPAÇÃO POPULAR A participação popular foi praticamente nula e foi somente no dia seguinte à ação dos militares que a população tomou conhecimento do acontecido.

Questionamento No dia 15 de novembro de 1889 aconteceu no Brasil uma REVOLUÇÃO ou PROCLAMAÇÃO da República?

Legião Estrangeira Francesa Exército Francês que aceita voluntários de qualquer nacionalidade cujo objetivo é manter o domínio da França em suas colônias, principalmente na África.

Conferência de Berlim Estabeleceu regras para divisão, ocupação e exploração da África entre as potências industrializadas.

Big Stick Estilo de diplomacia empregada para afirmar que os EUA deveria assumir o papel de polícia das Américas.

Utilização do Big Stick Em pelo menos duas ocasiões o big stick foi colocado em prática: Em Cuba, com a Emenda Platt e no controle do Canal do Panamá até 1999.

Domingo Sangrento Foi um massacre que aconteceu em 22 de janeiro de 1905, em São Petersburgo na Rússia, onde manifestantes pacíficos marcharam para apresentar uma petição ao czar Nicolau II e foram baleados pela Guarda Imperial.

Belle Époque X Paz Armada Ao mesmo tempo em que aconteceram avanços técnicos para melhorar a vida das pessoas, também houve criação e investimento de armas sofisticadas.

Unificação Alemã A região da Alemanha era formada por 39 estados que formavam a Confederação Alemã. Otto Bismarck unificou a Alemanha, desenvolveu a região e entrou na corrida impelialista.

Unificação Italiana A região da Itália era fragmentada em reinos. NORTE: Industrial SUL: Agrário O Conde de Cavour foi responsável pelo processo de unificação do Norte da Itália. Giuseppe Garibaldi formou um exército de voluntários (Mil Camisas Vermelhas) e unificou o Sul. Assim, NORTE E SUL foram unificados Cavour conseguiu tomar Roma da Igreja e transformou-a em capital da Itália. Para a Igreja, restou o território do Vaticano.

Neocolonialismo Ficou marcado pela disputa de mercados consumidores para produtos industrializados e de investimentos de capitais para novos projetos, além da busca de matérias-primas.

BOA SORTE!!!