CIDADE BARROCA. A transição do período renascentista para o barroco é caracterizado pelo aumento da importância das cidades, principalmente das capitais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Advertisements

Parque de Versalhes.
Como Paris se parecia na idade média?
MOSTRA CIENTÍFICA CAU-FAG
Todo aquele que viaja a París não pode passar sem reservar um dia para dedicar-se a admirar a grandeza, majestuosidade e beleza do Palácio de.
Mercure Paris Monty Opéra O Mercure Paris Monty Opéra encontra-se localizado numa calma rua do centro de Paris, próximo das Folies Bergères e próximo.
A evolução urbana, humana e residencial !. Bairro Cidade Jardim Reserva do Parque Reserva Jardim Hospital Sarah Rio Parque aquático Maria Lenk Praia da.
O BARROCO ARQUITECTURA.
O Palácio-Convento de Mafra
HISTÓRIA DA ARTE Arte Barroca.
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 6 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
PROPOSTO POR REVEUSE Estação de metro em Nápoles, Itália.
HISTÓRIA DA ARTE, ARQ. E URB. III CIDADES BARROCAS séculos XVI e XVII Mestranda: Anne E. R. Soto Professora: Gladys Neves da Silva Semestre: 2008/1.
Apresentação de Maria Jesus Sousa (Juca) A Água na Arte Pintura e Música clássica.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
Monarquias Significado monarquia Monarquia é o nome dado ao regime político comandado por um monarca (rei, imperador, príncipe, etc.) que exerce de modo.
No ano passado um grupo de canais de televisão, diários, revistas e rádios Russos proposeram um inquérito oficial para que o público votasse nas sete.
TOMÉ DE SOUZA Tomé de Souza desembarcou no Brasil há 460 anos, com a missão de pôr ordem na colônia. Tomé de Souza desembarcou no Brasil há 460 anos, com.
INSTRUÇÃO DE PROJETO GEOMÉTRICO GEOMETRIA DE VIAS URBANAS – IP3.
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
Renascimento Principalmente o teocentrismo (Deus no centro de tudo)
Teóricos do Absolutismo e Mercantilismo
Paper de Aula – 0,5 ponto Brunelleschi observou que, com um único ponto de vista fixo, linhas paralelas parecem convergir em um único ponto de distância.
CUBISMO.
VEGETAÇÃO URBANA “é aquela que permite que o espaço construído se integre com o jardim e o parque , principalmente nas regiões de clima tropicais e subtropicais.
Arte Gótica História Medieval.
REFORMA URBANA DO RIO DE JANEIRO
A Antiguidade Oriental
Módulo 29 – Crises dos séculos XIV e XV
Módulo e Padrão Educação Visual 7º ano.
Primitivo/Primitivismo, Art Nègre, Imagens do Inconsciente, Art Brut
“Ciência da Sociedade” (Comte)
MONARQUIAS ABSOLUTISTAS
Poluição Visual.
ESTADO MODERNO: o ABSOLUTISMO NA FRANÇA
ESTADO MODERNO.
RENASCIMENTO CULTURAL
As etapas do Capitalismo
BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
Portugal: país urbano e concelhio

DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
História de Campina Grande-PB
Pierre Bourdieu ( ).
Paisagens 6º Ano.
A arte do Renascimento.
PARIS - FRANÇA SuelySlides.
Como Paris se parecia na idade média?
A Arte Gótica.
As revoluções liberais da Europa no século XIX
Revoluções e Estados liberais conservadores
Portugal: Urbanismo cristão e urbanismo muçulmano; As minorias étnico-religiosas.
1143 – Um novo Reino, um novo Estado
O País Urbano e Concelhio
Absolutismo e mercantilismo
O nascimento do mundo burguês
Movimentos de Vanguarda do século XX
Absolutismo Monárquico
O REI CONCENTRA PODER NAS SUAS MÃOS
O nascimento do mundo burguês
A música na pré-história
NÃO É ANTIRELIGIOSO MUITO MENOS ATEÍSTA
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
O Absolutismo Monárquico
DIFERENTES Formas de estado NA HISTÓRIA: absolutismo e liberalismo
A época dos Grandes Mestres
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
A Europa vivia um período de seguidas Crises durante a Idade Média séc.XIV: Cruzadas, Peste negra, fome, Guerra dos Cem anos ).
Transcrição da apresentação:

CIDADE BARROCA

A transição do período renascentista para o barroco é caracterizado pelo aumento da importância das cidades, principalmente das capitais de Estados e aquelas ligadas ao grande comércio, com destaque para as portuárias. Essas cidades passam a ser também, as capitais políticas e fontes do poder econômico do Estado barroco.

Características do urbanismo barroco: o traçado não apresenta diferenças significativas em relação às cidades clássicas; É herdeiro dos estudos teóricos do renascimento onde os esquemas se baseavam na pura harmonia geométrica; desejava-se criar uma cidade como obra de arte de imediata percepção visual, usando como instrumento a perspectiva. Os principais fundamentos do urbanismo barroco são: a linha reta, a perspectiva monumental, o programa e a uniformidade.

As praças apresentavam evidente rigor formal Place Dauphine, Paris Place des Vosges, Paris

O quarteirão é delimitado por vias e se subdivide em lotes e edificações para a organização geométrica do espaço urbano.

Na França, a cidade barroca foi a expressão da monarquia absolutista revelada, sobretudo, em Versailles. O palácio foi construído para a corte de Luís XIV, a partir de 1669, por Le Vau e Mansart, completado pelos jardins projetados por Le Notre.

Em Versailles, o projetista ordena um canal em forma de cruz a partir do eixo de simetria do palácio. Esta faixa de água guia o olho desde o terraço central da edificação até o ponto de fuga nas colinas ao fundo, resultando em um controle rigoroso do ambiente natural e artificial

Galeria dos espelhos Capela Real Ópera

Quarto da Rainha

Quarto do Rei