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PublicouGeovane Marques Belmonte Alterado mais de 7 anos atrás
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HISTÓRIA DA ARTE, ARQ. E URB. III CIDADES BARROCAS séculos XVI e XVII Mestranda: Anne E. R. Soto Professora: Gladys Neves da Silva Semestre: 2008/1
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Aparecimento do conceito de Estado nacional, oposto ao de cidade-estado; Provoca o desequilíbrio na distribuição da população, voltando à instauração da grande cidade como elemento político e social decisivo; Surgimento da capital = criação Barroca; Cidade Burocrática, reflexo de uma realidade superior por ela representada (Estado Nacional); A cidade barroca é herdeira dos estudos teóricos do Renascimento; Princípios: linha reta, perspectiva monumental e o programa (uniformidade).
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Le Nôtre, séc. XVII. Cidade e Parque de Versailles. Fonte: Leonardo Benévolo Le Nôtre, séc. XVII. Parque de Vaux Fonte: Leonardo Benévolo
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URBANISMO BARROCO NO BRASIL Produção artística barroca: realizações do estado absolutista + realizações da burguesia em formação; Outra referência para o Urbanismo barroco: praças e conjuntos urbanos; Conjuntos urbanos barrocos: reunidos de acordo com o desenho do conjunto, os edifícios relativamente simples dos particulares adquirem caráter monumental; Séc. XVIII: Salvador, Rio de Janeiro; Cidades de Minas: traçado adaptado ao relevo, reinterpretação dos conceitos barrocos; Referência bibliográfica: “ Notas Sobre o Urbanismo Barroco no Brasil”, de Nestor Goulart Reis.
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São Luis, MA Séc. XVII Cais das Amarras, Salvador.
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São Luis, MA Séc. XVII Diamantina, MG. Séc. XVIII
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QUESTÕES SOBRE O TEXTO: Breve Histórico do Urbanismo. Autor: Goitia Lição 7:“A Cidade Barroca” 1. Explicar as mudanças ocorridas na configuração das cidades com o surgimento do conceito de Estado Nacional. 2. Como se deu o surgimento das capitais na Europa? 3. Qual a influência da descoberta da perspectiva nas cidades barrocas?
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