Pictorialismo Prof. Ms. Déborah Rodrigues Borges.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
TRANSFORMAR AS PRÁTICAS PARA CONHECÊ-LAS: PESQUISA-AÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Autor: Gilles Monceau Hoje em dia pesquisa-ação e pesquisa-intervenção.
Colégio Dom Bosco Aula 01/02
Escola: Reynaldo Massi Profª: Vania
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Gravura É a linguagem artística que permite múltiplas reproduções a partir de uma matriz. Cada reprodução é assinada, datada e numerada; não se trata.
APARÊNCIA... JÁ PAROU PARA PENSAR COMO NOS VEMOS?
Arquitetura Outra maneira de manifestarmos algo em 3 dimensões é através da arquitetura. Essa expressão artística está presente em nosso cotidiano,
O QUE SABER.
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
Design e Criação de Personagens
DIÁLOGO DE INTRODUÇÃO DA OFICINA
A VIDA EM CORES Centenário do Autochrome Lumière 1904 – 2004 LYON presta homenagens, de 25 de junho a 5 de novembro de 2004 a dois de seus mais ilustre.
.: POP ARTE Surge na Inglaterra no fim da década de 50
6º ano 1º Volume.
A ESCOLA DE PINTURA A Gueda's Produtions apresentam... Formatado por:
Página 21.
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO.
Percepção do Espaço Pela Criança
Understanding Cartoons
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
LEITURA DE IMAGENS.
Leitura de Imagem Descrever: o que você vê na imagem
Impressionismo.
Referencias Curriculares Nacionais
Comunicação & Expressão
Rembrandt (vídeo – Slides)
Como ler uma imagem: fotografia e arte
Fotos artísticas que revelam uma grande imaginação.
Componente Curricular
Os Elementos da máquina Fotográfica
Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora
Impressionismo.
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
Como fazer a leitura de obra de arte?
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
LUZ.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS V
Irving Penn Trabalho realizado por: Cármen Monteiro 1º ano de fotografia;
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
ARTE EM SUPORTES NÃO CONVENCIONAIS.
“DESIGNS” EM 3D (clique para avançar).
SIMETRIA CALEIDOSCÓPIO
ESTÁ A FÍSICA ENVOLVIDA NA ARTE ? Projeto de Ensino de Física envolvendo as linguagens da Ciência e da Arte desenvolvido no PPGFCET da UTFPR. Artista.
Cinema História do Cinema.
Geraldo de Barros: jogo de dados + sobras
PIET MONDRIAM holandês - modernista
A ESCOLA DE PINTURA.
Pintura Pós-impressionista
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
POESIA SEM PALAVRAS!... Apenas contemple o dia em que DEUS derrubou a caixa de tintas sobre o nosso Mundo e o deixou tão colorido assim, bem assim, assim…
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Luz.
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
À descoberta do ambiente natural Aspectos físicos do meio local FICHA SUMATIVA NOMEDATA 1 – Escreve uma legenda para cada desenho. ● O céu está limpo.
ALL STAR & MONET.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
1º A ORIGEM DA FOTOGRAFIA; 2º PRINCIPAIS NOMES DO DESENVOLVIMENTO DA FOTOGRAFIA ; 3º A SUA EVOLUÇAO ATE AOS DIAS DE HOJE ; 4º PROCESSOS FOTOGRAFICOS;
Progressão automática. Progressão automática.
IMPRESSIONISMO.
Transcrição da apresentação:

Pictorialismo Prof. Ms. Déborah Rodrigues Borges

Pictorialismo: a relação da fotografia com as artes O movimento pictorialista eclodiu na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos a partir da década de 1890, congregando os fotógrafos que ambicionavam produzir aquilo que consideravam como fotografia artística, capaz de conferir aos seus praticantes o mesmo prestígio e respeito grangeado pelos praticantes dos processos artísticos convencionais. O problema é que essa ânsia de reconhecimento levou muitos dos adeptos do pictorialismo a simplesmente tentar imitar a aparência e o acabamento de pinturas, gravuras e desenhos ao invés de tentarem explorar os novos campos estéticos oferecidos pela fotografia. Por esta razão, este movimento, que perdurou basicamente até a década de 1920, foi estigmatizado durante muito tempo, mas, felizmente, assistimos hoje a uma releitura desapaixonada do pictorialismo que certamente muito contribuirá para a correta avaliação e contextualização histórica de suas contribuições.

Picorialismo: técnicas Seleção de temas: Nas fotografias de paisagens, preferiam-se os dias nublados, de chuva, de neblina e todos os agentes atmosféricos que não permitiam que as imagens fossem nítidas. Nos retratos, elegiam-se principalmente as figuras femininas, e também se busca construir imagens enevoadas; Alegorias: utilizam-se modelos para imitar as representações alegóricas da pintura; Outra técnica utilizada consiste em utilizar filtros e outros dispositivos que impediam de se ver claramente a imagem. Os artistas também recorriam à utilização de jogos de luz e sombra. Também se atuava na fase de revelação e ampliação das cópias fotográficas, efetuando retoques com tintas e pincéis, por exemplo. Alguns fotógrafos recorriam, ainda, à fotomontagem . Recortavam e remontavam negativos, faziam exposições duplas...

Robert Demachy.

Robert Demachy.

Chapeuzinho Vermelho. Henry Peach Robinson, 1858.

Fading Away. Henry Peach Robinson.

Dois modos de vida. Oscar Rejlander.