Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apoio Integrado e Coletivo MS
Advertisements

A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde
1 Seminário Nacional de Atenção Básica em Saúde José Marcos de Oliveira*
SAÚDE E DESENVOLVIMENTO CRESCIMENTO, TRANSFORMAÇÃO E EQÜIDADE
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Saúde e Prevenção nas Escolas
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE SOCIAL
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
SUS PATRIMÔNIO SOCIAL CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
III Encontro Nacional de Tuberculose
Políticas Sociais em Saúde Pública
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Senado Federal de Novembro de 2008 Brasília - DF
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Políticas Públicas Municipais
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Ministério da Cultura.
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
Auditoria no Sistema Único de Saúde Brasil
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Panorama da Saúde no Brasil
A Incorporação da Regulação e Auditoria da Atenção em Saúde
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
Secretaria de Gestão Participativa DIÁLOGO PÚBLICO O TCU EM CONVERSA COM O CIDADÃO CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA IDENTIFICANDO BOAS PRÁTICAS E OPORTUNIDADES.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
REFORMA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Sistema Único de Saúde - SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP Oficina de Formação em Gestão Participativa e Controle Social 20 anos de SUS: Avanços, Desafios e Possibilidades sob a ótica da Gestão Participativa e Controle Social Osvaldo Bonetti PARANÁ 01/10/2009 1

APOIO:

RESGATE HISTÓRICO DO SUS - Movimento da Reforma Sanitária; - 8ª Conferência Nacional de Saúde; - Constituição Federal 1988; -Leis Orgânicas da Saúde 8.080/90 e 8.142/90 - Pacto Pela Saúde - ParticipaSUS 3

SUS e o ideário da Reforma Sanitária a) Os direitos sociais e a cidadania b) O conceito ampliado de saúde c) Seguridade social – proteção social: previdência, assistência social e atenção à saúde d) Participação social e o aprimoramento da democracia: SAUDE É DEMOCRACIA E DEMOCRACIA É SAÚDE

8ª Conferência Nacional de Saúde 1986 Participação popular – paridade e amplo processo de mobilização Conceito ampliado de saúde saúde no Sistema de Seguridade Social, junto à Previdência e Assistência Social, Constituição Federal de 1988- artigo 196 - instituiu a saúde como direito de todos e dever do Estado.

Sistema Único de Saúde 8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE (1986) BASES PARA A REFORMULAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE SAÚDE

Sistema Único de Saúde MAIOR POLÍTICA DE INCLUSÃO SOCIAL DO PLANETA SISTEMA SOLIDÁRIO E DEMOCRÁTICO MAIOR POLÍTICA DE REDISTRIBUIÇÃO DE RENDA DO BRASIL

Sistema Único de Saúde Universalização do atendimento e equidade no acesso com extensão de cobertura de ações e dos serviços; Gestão democrática e participativa do sistema de saúde; Garantia de resolutividade por parte dos serviços de saúde; Unificação do Sistema de Saúde, sua hierarquização e descentralização para estados e municípios, com comando único em cada esfera de governo; Integralidade das ações de saúde.

Sistema de Saúde Brasileiro Público: acesso universal/controle social SUS Desembolso direto: acesso mediante pagamento direto do beneficiário ao prestador Saúde Suplementar: acesso aos beneficiários de planos e seguros privados de saúde

O Sistema Único de Saúde: Avanços

SUS constitui exemplo único de Pacto Federativo, no qual ações são acordadas em instâncias formais com a participação das três esferas de governo, havendo uma prática já disseminada de participação popular/controle social, sendo modelo para outras políticas sociais: assistência social, cultura, segurança pública, etc.

Projeto Social mais solidário no âmbito dos países em desenvolvimento/desenvolvidos: 70% da população brasileira dependem somente do SUS: Internações: mais de 11,3 milhões/ano; Partos: mais de 2 milhões/ano; Transplantes: 19 mil/ano e Cirurgias cardíacas: 215 mil/ano; Procedimentos de radio e quimioterapia: 9 milhões/ano; Programas de excelência internacional: Programa Nacional de Imunizações - PNI (130 milhões de vacinas/ano), Programa de AIDS e Controle do Tabagismo.

Saúde como frente de expansão estratégica para a economia e para a política social: gera 8% do PIB, incorporando todos setores estratégicos do futuro (microeletrônica, biotecnologia, química fina, nanotecnologia, equipamentos). setor mais importante do gasto nacional com C&T (25% do total). responde por 10% dos postos formais de trabalho qualificado. emprega mais de 9 milhões de brasileiros em atividades de maior qualificação. base de um modelo de desenvolvimento que alia crescimento, inovação, eqüidade e inclusão social

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA ParticipaSUS - Integração e interação de suas ações (auditoria, ouvidoria, monitoramento e avaliação da gestão) com o controle social, entendidas como medidas para o aprimoramento da gestão do SUS nas três esferas de governo Gestão Participativa Monitoramento e Avaliação da gestão do SUS ParticipaSUS Ouvidoria Auditoria

MISSÃO DA SECRETARIA Implementar a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa (ParticipaSUS) no âmbito do Sistema Único de Saúde, contribuindo para o fortalecimento da participação popular e do controle social, a qualificação da gestão, das ações e dos serviços, para a melhoria das condições de vida e saúde da população. 15

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA PACTO pela Saúde Plano Plurianual PPA 2008 -2011 Plano de Saúde PNGEP (PT 3027) Plano de Ação Coerência entre os processos Integração Mais Saúde

de Apoio à Gestão Participativa Departamento de Apoio à Gestão Participativa Coordenação Geral de Apoio à Educação Popular e à Mobilização Social; Coordenação Geral de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social. Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS Departamento de Ouvidoria Geral do SUS: MMM Coordenação Geral de Pesquisa e Processamento de Demandas Coordenação Geral do Sistema Nacional de Ouvidoria Coordenação Geral do Sistema de Monitoramento e Avaliação; Coordenação Geral de Informação Estratégica para a Gestão. Departamento Nacional de Auditoria do SUS MMM Coordenação de Sistemas de Informação; Coordenação Geral de Auditoria; Coordenação Geral de Desenvolvimento, Normatização e Cooperação Técnica; Coordenação Geral de Infra-estrutura e Logística

ParticipaSUS: PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Reafirmação dos pressupostos da Reforma Sanitária quanto ao direito à saúde; Afirmação do protagonismo da população na luta por saúde, a partir da ampliação de espaços públicos de debates e construção de saberes; Valorização dos mecanismos de participação popular e de controle social, especialmente os Conselhos e as Conferências de Saúde;

ParticipaSUS: PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Promoção da inclusão social de populações específicas, visando a eqüidade Integração e interação das ações de auditoria, ouvidoria, monitoramento e avaliação com o controle social Ampliação dos espaços de ausculta da sociedade em relação ao SUS;

DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA PARTICIPASUS

■ Sensibilização dos gestores das três esferas de governo para a importância da Gestão Estratégica e Participativa como instrumento de fortalecimento da gestão e de democratização do SUS. ■ Implementação do Pacto em Defesa do SUS pelas 3 esferas de gestão, garantindo a repolitização e mobilização social em defesa do SUS. ■ Regulamentação da EC 29. 21

■ Inserção do SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade ■ Consolidar o Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS - SNO; ■ Consolidar o Sistema Nacional de Auditoria - SNA; ■ Construir e implementar o SARG-SUS; 22

■ Concluir o Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde - PID nos seus três componentes: - Equipamentos; - Conectividade; - Educação Permanente. 23

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA   POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA SUS PATRIMÔNIO SOCIAL CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE http://www.conselho.saude.gov.br 24

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA Osvaldo.bonetti@saude.gov.br SGEP/MS sgep.gabinete@saude.gov.br Tel. (61) 3315 3616 3315.3704 25