Movimento Hippie.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cultura e contracultura
Advertisements

Desde pequenos um hábito se instala em nós: resolver problemas comprando coisas. Você já percebeu como essa situação é bastante.
CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,
Era uma vez uma casa nas dunas, voltada para o mar
25 de Abril de 1974.
Madre Teresa nasceu na macedónia, em Chamava-se Agnes Gonxha.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
POP ARTE.
ACULTURAÇÃO O conceito de aculturação nega o caráter dinâmico dos costumes e hábitos das sociedades. POR QUE?
O QUE É METAFÍSICA.
Serão os valores morais universais?
C.I.E.P 477 Professora Rosa da Conceição Guedes.
O que é ser rapaz no séc. XXI?
A ASSOCIAÇÃO (texto de autoria desconhecida, recebido pela Internet)
S. Valentim Andreia Daniel Nº4 6ºC.
CONTRACULTURA E MOVIMENTO HIPPIE
INDIVIDUALIDADE E INDIVIDUALISMO
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
GIOVANNA LIMA CASTELO BRANCO REGO
A DOUTRINA BÍBLICA DA ORAÇÃO
MORAL DA HISTÓRIA.
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
Sawabona Shikoba.
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
ESTÉTICA Arte e realidade
O que significa “CARALHO”?
Confesso que eu esperava:
Na década de 1960, o movimento hippie apareceu disposto a oferecer uma visão de mundo inovadora e distante dos vigentes ditames da sociedade capitalista.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
COLACIO.J SLIDES APRESENTA
Vestido Azul.
Tribos Urbanas – Ivan Ramalhadeiro – Mário Ferreira
O Pinóquio e a Branca de Neve
A moda….
Portão do Paraíso.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Carolina Teixeira Nº6 9ºG Mariana Campos Nº14 9ºG
Criação, texto e formatação Caldas Novas - Goiás setembro de 2009 Músicas: Unchanged Melody Distância Sarabanda - opus 5 -
Experiências das Três Leis de Newton
Trabalho realizado por:
Jovens tardes de domingo Claudia Vieira Garrido Ligue o Som.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Edmerson Neto Carla Vidal Cristiana Matos 10 º A
Era uma vez uma cidade de pedra. Os montes, as ruas, as calçadas, as casas, tudo era de pedra. Que estranho... Os moradores também são de pedra. Velhos,
Transformações do pensamento sociológico ocidental
Estudo para reunião de célula
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Sinais e Caminhos Cláudya Lessa Propósito: - Qual é o seu? Já parou para pensar nisso? Você nasceu, cresceu, Aprendeu muitas coisas... Viveu... Você.
Eu sou um poeta.
Você está na moda?.
Em certa esquina por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma placa com os dizeres:
Emilly Kely- 2 PPN Intercâmbio Estudantil. Perfil Pessoas entre 19 e 22 anos. Estudantes Universitários. Passaram pelo menos 3 meses em país estrangeiro.
SITUAÇÕES.
As marcas ideológicas dos textos
DISCUTINDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO SÉCULO XXI
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
Uma maneira de entender a música
Você pode ser a mudança no Brasil?
A BOA SORTE.   Dois  homens, ambos  gravemente  doentes, estavam no  mesmo quarto de hospital. Um  deles  podia sentar-se na sua cama durante uma hora,
O vestido azul Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado.
A História da juventude
O BANQUETE Platão. O que é amor? Vocês já ouviram falar em almas gêmeas? Existe uma explicação sobre almas gêmeas...Vejam...
OS NOVOS HIPPIES E SUA OPOSIÇÃO AO SISTEMA COLÉGIO GIORDANO BRUNO Rod. Raposo Tavares, , Jardim Pinheiros, São Paulo - SP Finalistas: Mariana Dolcetti.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Moda – Anos 50 - vídeo Cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias. O clima.
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Transcrição da apresentação:

Movimento Hippie

Introdução - Nesse trabalho vamos falar sobre o Movimento Hippie. Vamos abordar a sua história, seus costumes, seu modo de vida e a maneira de como se vestiam e falavam. - Esperamos que gostem desse trabalho e que fique a conhecer melhor o Movimento.

História ☮ - O movimento e cultura Hippie nasceu nos anos 60 mas teve o seu maior desenvolvimento nos anos 70, nos EUA. Foi um movimento de uma juventude rica e escolarizada que recusava as injustiças e desigualdades da sociedade americana, nomeadamente a segregação racial.

Cultura ☮ Como viviam os hippies? - O lance dessa galera era ser contra o "sistema" - a sociedade branca de classe média que pregava o apego aos bens materiais. Baseados nos princípios da não-violência e da cooperação, os hippies mais tradicionais costumavam viver em grupos. O centro do movimento foi a cidade americana de São Francisco, na Califórnia. Por lá, os hippies alugavam casarões antigos, onde moravam até 30 pessoas Eles faziam jus ao lema "sexo, drogas e rock’n roll", mas, ao contrário do que se pensa, também trabalhavam e tinham hábitos de higiene normais. A expressão "hippie" deriva da gíria americana "hip", que significa "bacana, antenado"

Bebendo dessa influência, professores e alunos de universidades da Califórnia fundaram o movimento hippie no começo dos anos 1960. Lutando contra a Guerra do Vietnã (1954-1975) e a convocação obrigatória, seus ideais pacifistas se espalharam pelo mundo ocidental e foram fundamentais no desenvolvimento da chamada contracultura - forma de expressão que combatia os valores do capitalismo.   ☮  ✌

Cultura Hippie ☮ Como se vestiam. Musica Os hippies usavam roupas velhas e naturalmente rasgadas, para ir em oposição ao consumismo, ou então roupas com cores berrantes para fazer apologia à psicodélica, além de diversos outros estilos incomuns (tais como calças boca-de-sino, camisas tingidas roupas de inspiração indiana). Também usavam túnicas, sandálias, cabelos compridos em ambos os sexos e flores no cabelo. O movimento hippie recebeu grandes influências do psicodelismo, principalmente na parte artística, a origem da palavra psicodélico vem do grego, psiké “alma” e delos “manifestação”, sendo assim a arte psicodélica seria a livre manifestação da alma. O Festival de Woodstock foi um marco da Contracultura, os artistas participantes não necessariamente eram hippies, no entanto eram as principais referências musicais dos hippies.

O Símbolo Hippie ☮  ✌  ✌ Os hippies adoptaram o símbolo da paz que foi desenvolvido na Inglaterra como logo para uma campanha contra o desarmamento nuclear, nos anos 60. Este símbolo tem o nome de Mandala (figura circular com 3 intervalos iguais).

GÍRIAS  ✌     Muitos jovens conhecem as gírias que são usadas desde o movimento hippie e nem fazem ideais do quanto antigas elas são, veja alguns exemplos: Véio – amigo Caô – conversa fiada; mentira Parada – Negócio Massa – Legal Jóia – Tudo bem Meu – pessoa, cara Corta essa! – desiste, muda (exclamação) Não dá nada – não tem problema Dar o cano – quebrar compromissos Podes crer – Acredite Cara – pessoa, usado para mulheres e homens Sacar – entender Falou – Tchau, Até Mais.

Um dos principais filmes que retratam o movimento hippie é o “Hair” lançado em 14 de março de 1979, é uma adaptação do musical encenado no Broadway com o mesmo nome. Outro filme é Carros (2006) entre outros.    ✌

Algumas Curiosidades. ✌  ✌ Os hippies partilhavam tudo, desde a comida aos companheiros. A frase que melhor resume este sentimento foi a famosa "Make Love Not War".  Numa das ações mais espetaculares (e mais ridículas) um numeroso grupo de hippies rodeou o Pentágono (sede do aparelho militar americano) e tentaram levitá-lo apenas com a "força da meditação".

Conclusão Com este trabalho ficamos a conhecer melhor a cultura hippie, a sua maneira de viver e de pensar.  Obs: essa musica que esta ouvindo chamada ‘’San Francisco” foi considerada o hino do movimento hippie americano!

Alunas: Luna Silvestri e Milena Berté Colégio Estadual Profª Leonor Castellano. 9º C