Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
INDIVIDUALIDADE E INDIVIDUALISMO
2
Desde sempre o homem vem buscando compreender suas diferenças de indivíduo para indivíduo, de origem, de nacionalidade, de grupo social, de classe social... Para garantir a possibilidade da convivência social, apesar das diferenças, criaram-se as INSTITUIÇÕES SOCIAIS.
3
INSTITUIÇÃO SOCIAIL: É um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que tem grande valor social. São os modos de pensar, sentir e agir que a pessoa encontra preestabelecidos e cuja mudança se faz muito lentamente e com dificuldade.
4
Segundo estudiosos, forças socializadoras agiram sobre os seres humanos e, como consequência, surgiram as instituições para satisfazê-las, para regulá-las e controlá-las. As forças são: a fome, o amor, a vaidade, o medo, sexo, gratificação pessoal, temor em relação ao sobrenatural; que correspondem aos impulsos de autopreservação.
5
As principais instituições são:
A instituição familiar (socialização); A instituição educativa (assistemática e sistemática); A instituição financeira (trocas de bens e serviços); A instituição religiosa (relativa à crença); A instituição política (Estado, organização do poder).
6
CULTURA Cultura é tudo que o homem produz, quer no sentido material (utensílios, objetos, vestimentas, habitação, técnicas, etc.), quer no sentido espiritual ou imaterial (filosofia, ciências, artes, letras, crenças). A cultura pode ser vista como a vida de um povo e a herança social que o indivíduo acaba por adquirir na convivência com seu grupo social.
7
Características da Cultura:
Contínua: ela se mantém ao longo do tempo, onde as novas gerações se aproveitam das conquistas dos antepassados. Cumulativa: inclui novos traços e vai agregando mais conquistas e realizações das gerações que se sucedem. Inclusiva: abrange toda a vida humana que é por ela condicionada.
8
A cultura é, inclusive, um conjunto de valores e ideias que os indivíduos manifestam a respeito dos fatos, dos fenômenos, das coisas. Valores são princípios organizadores da sociedade e, por isso, estão comprometidos com o longo prazo. Objetivos são metas de curto prazo que devem ser alcançadas visando o melhor para toda a sociedade.
9
Diversidade Cultural A percepção de diversidade cultural se ampliou no período das Grandes Navegações, quando novos territórios foram sendo dominados e os europeus adotaram uma postura baseada no Etnocentrismo (visão de que a “nossa” cultura é superior e melhor que a de outros povos). Este deu origem a várias formas de intolerância observadas no mundo.
10
Diversidade cultural no Brasil
Cultura europeia; Cultura indígena; Cultura africana. Aculturação: ocorreram modificações em todas as culturas, pois umas iam assimilando costumes das outras, seja por imposição, ou por livre escolha. Tudo fora da Europa era visto como primitivo e atrasado.
11
O Mito da Democracia Racial no Brasil
Preconceito velado: preconceito racial dá lugar ao preconceito social. Muitos estudiosos abordaram a questão do conformismo no Brasil: o brasileiro se conforma muito fácil com qualquer situação. Para uns, isso é sinônimo de baixa escolaridade; para outros, existe o “Tripé do Atraso”: a economia extrativista; o regime escravocrata; e o culto à pobreza (Igreja).
12
Segundo Raymundo Faoro (Os Donos do Poder), a inércia da sociedade brasileira é explicada pelo fato de haver uma tendência de o brasileiro tratar as questões da esfera pública como se estivesse no ambiente privado (essa ideia vem da força da autoridade centralizadora dos governantes).
13
A CONTRACULTURA Contracultura é um conjunto de fenômenos sociais que surgiu a partir de meados da década de 1960, contestando a visão de mundo racional e bitolante que prevalecia na sociedade ocidental contemporânea. Manifestou-se através do pensamento oriental, das experiência com drogas, do misticismo, da liberação dos costumes e da música.
14
Mudanças nos EUA: jovens questionam o conservadorismo da sociedade diante de tantas transformações no pós-guerra. A cultura jovem passou a ser assimilada pela indústria cultural (consumo padronizado). Os jovens se posicionam contra o consumismo, a industrialização indiscriminada, o preconceito racial, as guerras, etc. É a negação da cultura vigente (hippies).
15
Manifestações: Festivais de músicas (woodstock);
Comunidades alternativas; Liberação sexual; Consumo de drogas; Passeatas pela paz; Críticas à racionalidade científica. Beat generation, rock’in roll, lutas raciais, corrida armamentista, Guerra do Vietnã.
16
MAIO DE 1968 Iniciado na França, espalhou-se para outros países: EUA, Inglaterra, Brasil, Tchecoslováquia (Praga), Polônia, China, Japão, dentre outros. Reuniu de estudantes a trabalhadores... O movimento foi mais capaz de contestar do que vencer, de imaginar do que transformar, de se expressar do que organizar.
17
No Brasil: Crise política e econômica.
Movimentos sociais (CGT, UNE – CPC -, intelectuais e artistas). Cinema Novo: “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. “Para não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré: hino das passeatas contra a Ditadura Militar.
18
AI-5. Tropicalismo. Jovem Guarda. Para o nosso próximo encontro o assunto é INDÚSTRIA CULTURAL e OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.