REBITES. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA 1: INTRODUÇÃO Universidade Federal de Goiás
Advertisements

Aula 8 Técnicas de Manutenção Falhas em uniões por Parafusos e Rebites
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO
Sejam bem vindos! MÓDULO 2 - Escavação, Fundação e Desmonte de Rochas CAMPANHA EDUCACIONAL DE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE.
Aula 11 – Corrosão.

A Importância do uso do EPI NR 6 - Equipamento de Proteção Individual 1. Aplicação Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo.
Elementos de fixação e de apoio Curso Técnico de Mecânica Automotiva Elementos de máquinas Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Usinagem Prof. Me. Eng. Gianpaulo Medeiros Aula 2 Curso técnico em Mecânica - Usinagem Classificação dos processos de Usinagem.
UNIDADE III PILARES.
Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.
R ECOBRIMENTO M ETÁLICO Unifemm – Engenharia Metalúrgica 7°A 1.
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
Sistemas CAx e Programação CNC Lista de Exercicios – 1º Bimestre Março/2015.
PERDAS DE CARGAS EM TUBULAÇÕES Francisco Denilo Juliana Lorenzo Mauricio Sodré Uoston Tavares Viviane Basílio.
Cálculo III Professor Michell Thompson. Objetivos da Disciplina: Estudar integrais de funções de duas e três variáveis, aplicações e interpretações na.
1.ª Lei da Termodinâmica Adaptado da Porto Editora por Marília Peres.
UNDB – ENGENHARIA CIVIL INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Esgoto e ventilação sanitária INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO Dimensionamento.
estão em baixa Resolução Caso deseje baixar (Download)
Análise de Estruturas.
MÃOS & DEDOS.
Base de pilares - Placas de Base - Tipos de bases
Introdução Classificação dos processos de fabricação.
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
Desenho Mecânico I Sistema de Cotas
Exercícios 6.3 Um corpo-de-prova de alumínio que possui um seção retangular de 10 mm x 12,7 mm é puxado em tração com uma força de N produzindo.
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
TERMFORMAGEM O processo de transformação plástica através da termoformagem consiste em aquecer chapas de plástico de diversos tipos de materiais e espessuras;
Ventilador USB Portátil
Conformação Mecânica.
Instalação Hidrossanitária
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
MARTELETE PNEUMÁTICO.
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
Panquequeira a Gás Dupla + Brindes
Defeitos nos pavimentos das rodoviárias
calibradores e blocos padrão Professora Fernanda maura
Panquequeira a Gás Simples + Brindes
PRODUTO FINAL Grupo 4 Andréia Claudio Mandacaru Fabio Biondi
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
DILATAÇÃO TÉRMICA AULA Nº 2 – 1º/2017
Steel Frame.
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
Forjamento.
Aluno: Sérgio Luiz Manenti
1 Treinamento, Conscientização e Prevenção FERRAMENTAS ELÉTRICAS PORTÁTEIS CUIDADOS COM FERRAMENTAS ELÉTRICAS PORTÁTEIS 1) Procure sempre ler os manuais.
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Procedimentos de Segurança
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
Tecnologia dos Materiais II
Capítulo 1: Tensão.
Curso de Projeto e Cálculo de Estruturas metálicas
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
Desde 2003 a empresa vem atuando no mercado com a colocação de gesso
MATERIAIS DAS FERRAMENTAS DE USINAGEM Componentes: Hugo Brian de C. Cortez Fabricio Fragoso Santos Wilton Nunes Gomes da Silva.
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Nildimar Gonçalves Madeira Licenciado em Ciências Agrícolas, UFRRJ, 1986 Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, UNEC,
Processo de Conformação e Usinagem Engº Esp. Prof. Christian Eduardo Moreira de Souza Universidade Paulista UNIP – Araçatuba - SP.
ELEMENTOS DE FIXAÇÃO. Sumário: Introdução Tipos ELEMENTOS DE FIXAÇÃO Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças. Qualquer construção, por.
PARAFUSOS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
PORCAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
ARRUELAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
MOLAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
ELEMENTOS DE MÁQUINAS II e SISTEMAS MECÂNICOS II
P . O . P PRocedimento Operacional Padrão
Automação da Produção Comando Numérico CAD/CAM
Calor e Termodinâmica Professor: Manoel Inácio 1º Semestre 2018.
Corte e dobra de aço Equipamentos
OS PERIGOS DO ESMERILHAMENTO Os principais riscos nas operações de corte e desbaste por riscos de abrasão: * Rompimento de disco; * Choque elétrico; *
Transcrição da apresentação:

REBITES

Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação

REBITES Rebites são elementos de fixação permanente, compostos de um corpo em forma cilíndrica e de uma cabeça que pode ter vários formatos. Os rebites são fabricados com os seguintes materiais: - Aço;- Alumínio;- Cobre;- Latão. Aplicações do Rebite: - Estruturas metálicas de reservatórios;- Caldeiras;- Máquinas;- Navios;- Aviões, etc.

TIPOS DE REBITE E SUAS PROPORÇÕES

REBITES ESPECIAIS REBITE DE REPUXO (REBITE POP)

Para adquirir o rebite adequado ao trabalho que se deseja fazer, é necessário indicar suas especificações: - Material do rebite - Tipo de cabeça - Diâmetro do corpo - Comprimento útil Para saber qual é o comprimento útil (L), devemos saber qual a sobra necessária (Z) para formar a outra cabeça do rebite. Exemplo de especificação de um rebite: Rebite de aço, cabeça redonda,  1/8” x 3/4 ESPECIFICAÇÃO DE REBITES

PROCESSOS DE REBITAGEM A rebitagem pode ser manual ou mecânica. 3- Dar forma à outra cabeça do rebite (rebitar). 1- Furar as peças a serem rebitadas; 2- Inserir o rebite no furo;

REBITAGEM MANUAL Feita à mão com pancadas de martelo. 1- Comprimir as duas peças a serem unidas usando o contra-estampo e o repuxador. 2- Bolear a outra cabeça do rebite com o martelo de bola. 3- Dar acabamento na outra cabeça usando contra-estampo e estampo.

REBITAGEM MECÂNICA Feita com martelo pneumático ou rebitadeiras pneumáticas e hidráulicas

Rebitagem a Quente O rebite é aquecido depois é dado a forma na cabeça, podendo ser manual ou mecânica. Indicada para rebites com diâmetro > 1/4”. Rebitagem a Frio É dado a forma à cabeça sem usar fonte de calor. Indicada para rebites com diâmetro  1/4” se for manual e diâmetro  3/8” se for mecânica.

FERRAMENTAS PARA REBITAGEM Estampo Contra-estampo Repuxador

TIPOS DE REBITAGEM Rebitagem de Recobrimento As chapas são apenas sobrepostas e rebitadas. Esse tipo destina-se somente a suportar esforços e é empregado na fabricação de vigas e de estruturas metálicas.

Rebitagem de Recobrimento Simples As chapas se justapõem e sobre elas estende-se uma outra chapa para cobri-las. É destinada a suportar esforços e permitir fechamento ou vedação. É empregada na construção de caldeiras a vapor e recipientes de ar comprimido.

Rebitagem de Recobrimento Duplo Usada unicamente para uma perfeita vedação. As chapas são justapostas e envolvidas por duas outras chapas que as recobrem dos dois lados. É empregada na construção de chaminés e recipientes de gás para iluminação.

CÁLCULOS DE REBITAGEM Cálculo do Diâmetro do Rebite d = 1,5 · < S onde: d = diâmetro do rebite < S = menor espessura 1,5 = constante Cálculo do Diâmetro do Furo dF = d · 1,06 onde: dF = diâmetro do furo d = diâmetro do rebite 1,06 = constante

Cálculo do Comprimento Útil do Rebite 1- Para rebites de cabeça redonda e cilíndrica L = 1,5 · d + S L = d + S 2- Para rebites de cabeça escareada Onde: L = comprimento útil do rebite 1,5 = constante d = diâmetro do rebite S = soma das espessuras das chapas Onde: L = comprimento útil do rebite d = diâmetro do rebite S = soma das espessuras das chapas

DEFEITOS DE REBITAGEM Furos Fora do EixoChapas Mal Encostadas Diâmetro do Furo Muito GrandeAquecimento Excessivo

Rebite Curto Rebitagem Descentralizada Mal Uso das Ferramentas

ELIMINAÇÃO DOS DEFEITOS Com Talhadeira Com Esmerilhadora Com Lima Em chapas finas que não podem sofrer deformações Com Broca

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA - Use óculos de segurança; - Use protetor auricular durante todo o trabalho; - Escreva com giz a palavra “quente” na peça onde houver rebites aquecidos; - Verifique se todas as ferramentas estão em ordem antes de iniciar o trabalho; - Tome cuidado quando executar rebitagem à máquina, é preciso saber operá-la corretamente.