Química Verde: Química para a Sustentabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emergências em Marinas
Advertisements

Prof. José Junior Barreto TEORIA DOS DETERMINANTES
Sumário Exercícios
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
CARACTERIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE MECANISMOS DE RESILIÊNCIA A ATAQUES Alex Borges Outubro de
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Clorofluorcarbonetos
Ludwig Krippahl, 2009 Programação para as Ciências Experimentais 2008/9 Teórica 6.
Determinantes.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
Carvão Mineral.
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
Guilherme Augusto Marques Araujo
Engenharia e Segurança do Trabalho
FUNÇÃO MODULAR.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
QUÍMICA VERDE.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Calculada a solução óptima
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Impactos Ambientais – Edificações - USA
HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
TÂNIA CRISTINA PIRES Departamento de Química e Bioquímica
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
CICLO COMBINADO DE GASEIFICAÇÃO INTEGRADA IGCC Prof. Dr
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary.
Energias renováveis e não-renováveis
PRODUÇÃO MÉDIA MENSAL POR PROCURADOR DA PROCURADORIA ADMINISTRATIVA, DE JANEIRO A AGOSTO DE 2009 (C/ AUXÍLIO DE ESTAGIÁRIOS) GRÁFICO 01 40,25 41,00 31,25.
Técnicas de Remediação
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
AMONÍACO, saúde e ambiente
Biotecnologia ambiental
Síntese do amoniaco o amoniaco
RECURSOS WEB PARA O ENSINO DA QUÍMICA NUMA PERSPETIVA VERDE APLICAÇÃO NUM CONTEXTO DE UM PROJETO “CIÊNCIA VIVA” José Ricardo M. Pinto 1,2, Tânia C. M.
Transcrição da apresentação:

Química Verde: Química para a Sustentabilidade Introdução do Ensino da Química Verde, como suporte da Sustentabilidade, no Ensino Secundário Química Verde: Química para a Sustentabilidade Tânia C. M. Pires, J. Ricardo M. Pinto, Dominique Costa REQUIMTE, Departamento de Química e Bioquímica Faculdade de Ciências, Universidade do Porto

Quando surgiu a postura Química Verde? 1991 nascimento da Química Verde (QV) agência de proteção ambiental dos Estados Unidos da América (EPA – Environmental Protection Agency) A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Quando surgiu a postura Química Verde? 1991 nascimento da Química Verde (QV) Implementação surge com: Programa “Vias Sintéticas Alternativas para Prevenção de Poluição” prevenção de poluição nas atividades de síntese de compostos A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Quando surgiu a postura Química Verde? Programa “Vias Sintéticas Alternativas para Prevenção de Poluição” A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Quando surgiu a postura Química Verde? 1991 Nascimento da Química Verde (QV). 1993 Surgiu o Consórcio Universitário de Química para o Ambiente (INCA) em Itália. Área de atuação: Prevenção de poluição através da pesquisa em reações, produtos e processos mais limpos A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Quando surgiu a postura Química Verde? 1991 Nascimento da Química Verde (QV). 1993 Surgiu o Consórcio Universitário Química para o Ambiente (INCA) em Itália. 1995 Governo dos EUA instituiu o programa de atribuição de Prémios “The Presidential Green Chemistry Challenge” A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. Prémio para inovações tecnológicas a implementar na indústria para a redução da produção de resíduos na fonte, em diferentes setores da produção. Prémios similares foram instituídos em vários países, como Inglaterra, Itália, Austrália e Alemanha

Quando surgiu a postura Química Verde? 1991 Nascimento da Química Verde (QV). 1993 Surgiu o Consórcio Universitário Química para o Ambiente (INCA) em Itália. 1995 Governo dos EUA instituiu o programa de atribuição de Prémios “The Presidential Green Chemistry Challenge” A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. 1997 Foi criado o “Green Chemistry Institute”

Quando surgiu a postura Química Verde? 1991 Nascimento da Química Verde (QV). 1993 Surgiu o Consórcio Universitário Química para o Ambiente (INCA) em Itália. 1995 Governo dos EUA instituiu o programa de atribuição de Prémios “The Presidential Green Chemistry Challenge” A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. 1997 Foi criado o “Green Chemistry Institute” 1999 Foi lançada a revista “Green Chemistry”

O que é a Química Verde? A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

O que é a Química Verde? A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

O que é a Química Verde? A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

O que é a Química Verde? A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

O que é a Química Verde? Química Verde (QV) Prática da química, nomeadamente da Química Industrial, com objetivos de obter à priori proteção intencional do ambiente e da saúde da biosfera, incluindo os humanos. A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Objetivos da Química Verde e Sustentável O que é a Química Verde? Objetivos da Química Verde e Sustentável Fabricar e lançar no mercado apenas substâncias que não sejam nocivas para a saúde humana e dos restantes seres vivos, e que não deteriorem o ambiente; Usar processos de fabrico de substâncias que não dispersem poluentes nem produzam resíduos tóxicos, que acabam quase sempre por ter de ser depostos no ambiente; A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Objetivos da Química Verde e Sustentável O que é a Química Verde? Objetivos da Química Verde e Sustentável Usar preferencialmente como matérias primas substâncias provenientes de recursos naturais renováveis, de modo a poupar os recursos não renováveis; Usar preferencialmente energias renováveis; Usar como matérias primas para a produção de substâncias os resíduos formados na preparação de outros compostos. A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Objetivos da Química Verde e Sustentável O que é a Química Verde? Objetivos da Química Verde e Sustentável CRESCIMENTO ECONÓMICO PROTEÇÃO DO AMBIENTE A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. DESENVOLVIMENTO HUMANO

Os doze princípios da Química Verde Princípios da QV P11 P3 P10 P4 A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. P9 P5 P8 P6 P7

Os doze princípios da Química Verde P1 - PREVENÇÃO É melhor prevenir a formação de resíduos do que ter de tratá-los, depois de se terem criado, para eliminar as suas propriedades tóxicas. X FORMAÇÃO DE RESÍDUOS A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. Processo Químico SEM RESÍDUOS

Os doze princípios da Química Verde A economia portuguesa gerou em 2008 , cerca de 324 000 toneladas de resíduos. A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde P2 – ECONOMIA ATÓMICA Os métodos sintéticos devem ser planificados de modo a maximizar a incorporação no produto final de todas as substâncias usadas ao longo do processo. A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde P2 – ECONOMIA ATÓMICA Síntese da sulfato de tetraaminocobre(II) monoidratado A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. Síntese do óxido de etileno

Os doze princípios da Química Verde P2 – ECONOMIA ATÓMICA Síntese da sulfato de tetraaminocobre(II) monoidratado Não há incorporação de todos os átomos no produto BAIXA ECONOMIA ATÓMICA A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. Síntese do óxido de etileno Incorporação de todos os átomos no produto ELEVADA ECONOMIA ATÓMICA

Os doze princípios da Química Verde P3 – SÍNTESES MENOS PERIGOSAS Sempre que possível, os métodos sintéticos devem ser planificados de modo a usar e produzir substâncias não tóxicas (ou pouco tóxicas) para a saúde humana e a ecosfera. A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde VIA DE SÍNTESE 1 VIA DE SÍNTESE 2 Sulfato de ferro(II) + Ácido sulfúrico concentrado Ácido oxálico Sulfato de ferro(II) + Ácido ascórbico Ácido oxálico + + A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. Oxalato de ferro(II) diidratado Oxalato de ferro(II) diidratado

Os doze princípios da Química Verde VIA DE SÍNTESE 1 VIA DE SÍNTESE 2 Sulfato de ferro(II) + Ácido sulfúrico concentrado Ácido oxálico Sulfato de ferro(II) + Ácido ascórbico Ácido oxálico + + Corrosivo Sem perigos A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. Oxalato de ferro(II) diidratado Oxalato de ferro(II) diidratado

Os doze princípios da Química Verde VIA DE SÍNTESE 1 VIA DE SÍNTESE 2 X Sulfato de ferro(III) + Ácido sulfúrico concentrado Ácido oxálico Sulfato de ferro(II) + Ácido ascórbico Ácido oxálico + + Corrosivo Sem perigos A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. Oxalato de ferro(II) diidratado Oxalato de ferro(II) diidratado

Os doze princípios da Química Verde P4 – PLANIFICAÇÃO A NÍVEL MOLECULAR DE PRODUTOS MAIS SEGUROS Os produtos químicos devem ser planificados a nível molecular de modo a cumprir as funções desejadas e a minimizar a sua toxicidade. A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde Os CFC (clorofluorcarboneto) eram antigamente usados como aerossóis e gases para refrigeração. Responsáveis pela redução da camada do ozono Alternativas: hidroclorofluorocarbonetos (HCFC) hidrofluorcarbonetos (HFC) A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde P5 – SOLVENTES E OUTRAS SUBSTÂNCIAS AUXILIARES MAIS SEGURAS O uso de substâncias auxiliares (solventes, agentes para promover separações, etc) deve ser evitado sempre que possível; quando usados, esses agentes devem ser inócuos. A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde P5 – SOLVENTES E OUTRAS SUBSTÂNCIAS AUXILIARES MAIS SEGURAS O uso de substâncias auxiliares (solventes, agentes para promover separações, etc) deve ser evitado sempre que possível; quando usados, esses agentes devem ser inócuos. LIMPEZA A SECO A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. PROCESSO TRADICIONAL: utiliza tetracloroetileno cancerígeno e perigoso para o ambiente NOVO PROCESSO: utiliza CO2 líquido inócuo

Os doze princípios da Química Verde P6 – PLANIFICAÇÃO PARA CONSEGUIR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Deve-se reconhecer os impactos económicos e ambientais dos requisitos energéticos dos processos químicos e minimizá-los; quando possível, os métodos sintéticos devem ser realizados à temperatura e pressão ambientais ou próximas destas. A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde P6 – PLANIFICAÇÃO PARA CONSEGUIR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Síntese do oxalato de ferro(II) diidratado Com aquecimento Rendimento obtido 92,0 % A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. Processo mais verde Sem aquecimento Rendimento obtido 96,1 %

Os doze princípios da Química Verde P7 – USO DE MATÉRIAS RENOVÁVEIS Sempre que for técnica e economicamente praticável, devem-se usar matérias primas e recursos renováveis de preferência a não renováveis A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde P7 – USO DE MATÉRIAS RENOVÁVEIS Sempre que for técnica e economicamente praticável, devem-se usar matérias primas e recursos renováveis de preferência a não renováveis PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEIS A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. Não renovável Renovável

Os doze princípios da Química Verde P8 – REDUÇÃO DAS DERIVATIZAÇÕES Devem-se minimizar ou, se possível, evitar derivatizações porque requerem reagentes adicionais e podem produzir resíduos. No caso das reacções estudadas em contexto escolar não existem normalmente derivatizações mas sim mais do que uma etapa (uma série de operações para obtenção do produto isolado) na síntese. Também aqui são requeridos reagentes adicionais que produzem resíduos. A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde Extração do limoneno a partir de cascas de laranja Síntese da sulfato de tetraaminocobre(II) monoidratado Cascas de laranja Sulfato de cobre(II) pentaidratado Amoníaco + 1ª Etapa Óleo de laranja 2ª Etapa A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. Limoneno Sulfato de tetraaminocobre(II) monoidratado 2 Etapas 1 Etapa

Os doze princípios da Química Verde P9 - CATALISADORES Devem usar-se catalisadores inócuos sempre que possível. A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde P9 - CATALISADORES Devem usar-se catalisadores inócuos sempre que possível. Síntese da aspirina – ácido acetilsalicílico Catalisador Perigos Tempo de reacção / min Rendimento /% Sem Catalisador - Não ocorre reacção Ácido sulfúrico C 5 39 Ácido fosfórico 35 Acetato de sódio sem perigo 13 44 A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde P9 - CATALISADORES Devem usar-se catalisadores inócuos sempre que possível. Síntese da aspirina – ácido acetilsalicílico Catalisador Perigos Tempo de reacção / min Rendimento /% Sem Catalisador - Não ocorre reacção Ácido sulfúrico C 5 39 Ácido fosfórico 35 Acetato de sódio sem perigo 13 44 A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. CATALISADOR MAIS INDICADO

Os doze princípios da Química Verde P10 – PLANIFICAÇÃO PARA A DEGRADAÇÃO Os produtos químicos devem ser planificados a nível molecular de modo que no fim do seu uso não persistam no ambiente e se decomponham em produtos de degradação inócuos. A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde P10 – PLANIFICAÇÃO PARA A DEGRADAÇÃO Os produtos químicos devem ser planificados a nível molecular de modo que no fim do seu uso não persistam no ambiente e se decomponham em produtos de degradação inócuos. PLÁSTICO CONVENCIONAL tempo de degradação = 500 anos Não degradável (em tempo útil) PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL tempo de degradação = 12 a 18 meses Degradável A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde P11 – ANÁLISE PARA A PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO EM TEMPO REAL Deve-se procurar usar métodos analíticos que permitam monitorização direta dos processos de fabrico em tempo real e controlo precoce da formação de substâncias perigosas. Análises em tempo real = monitorização do progresso das reações A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. Controlar se há produção de substâncias com perigos Se sim, alterar as condições do processo

Os doze princípios da Química Verde P12 – QUÍMICA INERENTEMENTE MAIS SEGURA QUANTO À PREVENÇÃO DE ACIDENTES As substâncias usadas e as formas da sua utilização nos processos químicos de fabrico devem minimizar o potencial de ocorrência de acidentes químicos, tais como fugas, explosões e incêndios. A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros.

Os doze princípios da Química Verde P12 – QUÍMICA INERENTEMENTE MAIS SEGURA QUANTO À PREVENÇÃO DE ACIDENTES As substâncias usadas e as formas da sua utilização nos processos químicos de fabrico devem minimizar o potencial de ocorrência de acidentes químicos, tais como fugas, explosões e incêndios. AL 1.1 - Identificação de compostos de amónio em materiais de uso comum Teste A – Identificação pela formação de cloreto de amónio sólido na reacção com cloreto de hidrogénio. Teste B – Identificação pelo carácter alcalino de uma solução de amoníaco em água. A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. T+, N Teste C – Identificação por reacção com o reagente de Nessler. Teste D – Identificação pela formação do ião complexo tetraminocobre(II), de cor azul intensa. Não é necessário realizar o teste C para identificarmos o amoníaco, pois os outros testes não envolvem perigos tão elevados e permitem a identificação.

Os doze princípios da Química Verde Princípios da QV P11 P3 P10 P4 A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. P9 P5 P8 P6 P7

Os doze princípios da Química Verde Visão global P4 A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. P9 P5 P8 P6 P7

Vantagens da Química Verde TECNOLÓGICA Simplifica os processos AMBIENTAL Poupa recursos Reduz a produção de poluição A “Estrela Verde” (EV) é uma métrica holística, de natureza gráfica, que cobre todos os princípios da Química Verde (QV) aplicáveis em cada situação sob estudo, permitindo comparações visuais fáceis. Os 12 principios da QV são qualitativos e devem ser todos considerados na avaliação da verdura, uma vez que alteraçoes nas condições de execução de reações podem ter diferentes consequencias em respeito a diferentes principios – a verdura pode aumentar em relação a alguns mas piorar em relação a outros. ECONÓMICA Reduz custos (matérias primas, energia, resíduos…)