Introdução à História, Pré-História e Primeiros Estados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA
Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
REVISÃO.
Evolução.
A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo.
A Antiguidade Oriental
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
Nas vias do tempo, a trajetória humana
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
A PRÉ-HISTÓRIA E PALESTINA
A origem: Do universo e do homem.
A Pré-História: os primórdios da evolução humana
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
Como Viviam As Primeiras Sociedades Humanas
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
Pré-história e mesopotâmia
PRÉ HISTÓRIA.
Página 28 do livro: História das cavernas ao terceiro milênio.
Pré-História e História
ARQUEOLOGIA.
O Neolítico A idade da pedra polida
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
O TEMPO NA HISTÓRIA Aulas Introdutórias.
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História do Brasil
Pré-História.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
HISTÓRIA Prof. Antonio Ive
Descrever as características de cada período da pré-história.
Periodização da História
Colégio da Polícia Militar.
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
Introdução à História Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012.
Pré-História Geral.
Professora Taiane História
A Origem do ser humano.
Da Pré-História à História
História – Pré-história
Pré-História Supervisora: Maria Helena
História Contemporânea Séc. V d.C.
ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES
A Pré-História.
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.
História Geral.
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
HISTÓRIA Capítulo 1: O nascimento das civilizações Prof.: Ítalo Gomes.
Revisão dos conteúdos do 6º Ano / História
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
A PRÉ-HISTÓRIA.
SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL.
As Primeiras Sociedades Humanas
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA.
Do surgimento do homem à invenção da escrita
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO A PRÉ– HISTÓRIA
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
Tema: A arte nos períodos Paleolítico, Neolítico
História E.E.B PROF.GRACINDA AUGUSTA MACHADO. Para início de conversa...
Conteúdos: Sondagem Revisão dos conteúdos do 6º Ano / História
Unidade 1 A História antes da Escrita
Periodização da História
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
Pré-História Prof. Alan. A Pré-História faz parte da História? Sim. Porém, se entende como Pré- História o período em que não havia escrita. A escrita.
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
Transcrição da apresentação:

Introdução à História, Pré-História e Primeiros Estados

O que estuda a História? A História estuda todo traço e vestígio de tudo o que o homem/humanidade, fez ou pensou desde o seu primeiro aparecimento sobre a Terra.” ROBISON, James Harvey, citado em BURK, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo, Unesp, 1992.

INTRODUÇÃO A HISTÓRIA PRÉ-HISTÓRIA AULA 20 – CMBPREVESTHISTÓRIA – 2010 LIVRO 1 PROF VICENTE INTRODUÇÃO A HISTÓRIA PRÉ-HISTÓRIA

Periodização da História Denomina-se de periodização da História à divisão, para fins didáticos, da História em épocas, períodos ou idades. A necessidade desses "cortes" (ou "recortes") é tão antiga quanto a da escrita da História, cada época ou cultura tendo usado uma diferente metodologia. Embora qualquer articulação no processo histórico seja artificial (e passível de críticas), essa prática torna-se indispensável para que o conhecimento histórico se torne inteligível. Desse modo, pode haver tantas divisões quantos pontos-de-vista - culturais, etnográficos e ideológicos. Não há como definir um padrão único ou consensual. Posteriormente,Políbio, um dos primeiros historiadores a encarar a História como uma sequência lógica de causas e efeitos, por outras razões, optou por uma teoria de rígida sucessão das instituições políticas. O cristianismo trouxe uma concepção de devir histórico linear, uniforme, que, estendendo-se da Criação até aoJuízo Final , foi adaptada em uma forma secular pelo moderno pensamento histórico. Cada época passou a ter um caráter único, individual, quer de acordo, por exemplo, com o modelo dos seis dias bíblicos da Criação, quer com o das quatro monarquias universais (o Império Babilônico, o Medo-Persa, Grécia e Roma). Ao final do séculoXIX, quando da afirmação da História enquanto ciência,afirmou-se no mundo ocidental uma divisão baseada em grandes marcos ou eventos, que se denomina de "periodização clássica":

Pré-História A chamada Pré-história inicia-se com o surgimento do Homem na Terra e dura até cerca de 4.000 a.C., com o surgimento da escrita no Crescente Fértil, mais precisamente na Mesopotâmia. Caracteriza-se, grosso modo, pelo nomadismo e actividades de caça e de re-colecção. Surge a agricultura e a pecuária, os quais levaram os homens pré-históricos ao sedentarismo e a criação das primeiras cidades. Foram feitas grandes descobertas sem as quais hoje seria muito difícil viver: - No Período Paleolítico ou Idade Da Pedra Lascada: tivemos a descoberta do fogo; - No Período Neolítico ou Idade Da Pedra Polida, ocorreu a revolução agrícola: domesticaram-se animais, e começou-se a praticar a domesticação de espécies vegetais; - Na Idade dos Metais: fundição dos metais e utilização deste no fabrico de instrumentos. Idade Antiga A Antiguidade compreende-se de cerca de 4.000 a.C. Até 476d.C., quando ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação aoPróximo Ocidente, onde floresceram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes doEgito, Palestina,mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma. Idade Média A Idade Média é limitada entre o ano de 476 d.C. até1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda doImpério Romano do Oriente. É estudada com relação às três cultura em confronto em torno da bacia do mar Mediterranêo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.

Imagem da Idade Média Idade Moderna A chamada Idade Moderna é considerada de 1453 até 1789, quando da eclosão daRevolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento.Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.

Idade Contemporânea A chamada Idade Conteporânea compreende-se de 1789 até aos dias atuais. Envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial. Imagem representa o homem no espaço e seu avanço tecnológico na idade contemporânea.

Idade Antiga________________4.000 a .C até 476d.C Ou seja, podemos classificar a periodização da história geral em:   Idade Antiga________________4.000 a .C até 476d.C Idade Média________________476d.C até 1453 Idade Moderna______________1453 até 1789 Idade Contemporânea________1789 até os dias atuais.

A “evolução” de nossa espécie:

???

EVOLUÇÃO HUMANA Não existe consenso em relação á árvore genealógica da espécie humana. O que sabemos: Origem africana. Não-linear. Espécies conviveram juntas → Ex.: Erectus, Neanderthal, Heidelbergensis.

Nossa pequena “Eva” O mundo no qual Lucy vive é um mundo velho: existe há cerca de 4 milhões de anos. Em 1974 uma equipa de historiadores franceses e norte-americanos, especialistas em Pré-História, encontrou 52 ossos pertencentes ao esqueleto de uma rapariga e baptizaram-na de Lucy em referência a uma canção dos Beatles. Lucy é ainda mais próxima do chimpanzé do que do homem atual. Trata-se de uma fêmea com cerca de 20 anos, 1.20m de altura e um peso aproximado de trinta quilos. A cabeça é pequena, o cérebro, está pouco desenvolvido e o rosto projeta-se para a frente como o dos macacos. Lucy é bípede e isso torna-a o primeiro ser que mais se assemelha ao Homem.

Australopithecus x Homo sapiens sapiens

PRÉ - HISTÓRIA Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.C.? Você é pré-histórico? Você já chamou alguém de pré-histórico? Pré-História Não! Os pré-históricos tinham outras formas de expressão e existem vários documentos que nos possibilitam descobrir sobre este período

Paleolítico Mesolítico Pré-História Idade dos Metais Neolítico

A vida na Pré-história

Paleolítico Mais extenso período da História da humanidade; As baixas temperaturas da Terra obrigavam o homem do Paleolítico a viver sob a proteção das cavernas; O fogo foi a mais importante descoberta do período; Os pequenos bandos eram nômades; Produziam ferramentas utilizando a pedra lascada; Iniciaram a arte rupestre;

A arte rupestre “O homem Paleolítico deixou-nos belíssimas representações nas paredes das cavernas e objetos decorados com fino senso artístico. O cuidado com os mortos, já comum entre os homens de Neanderthal, é enriquecido com símbolos, isto é, sinais com significado, que remetem a uma vida futura. [...] ele recorre a sinais que não atendem apenas as necessidades básicas, como os animais. O homem inventa sinais, sons e gestos de um valor simbólico porque remetem a algum significado. Esses sinais podem ir além das necessidades de sobrevivência (arte, religião). O elevado nível cultural desse homem já moderno explica seu sucesso e sua difusão por todo o planeta, com uma ampla variedade de expressões, mas sempre um único ímpeto criativo.” (FACCHINI, Fiorenzo, o homem. São Paulo, Moderna, 1997. p. 36. coleção Origem e Evolução)

VESTÍGIOS DE ATIVIDADE ARTÍSTICA E RELIGIOSA ARTE RUPESTRE - Vestígios semelhantes a este foram encontrados em cavernas e rochas espalhadas em todos os continentes.

Pintura Rupestre encontrada em sítios arqueológicos do Brasil

PRIMEIRAS ESCULTURAS As “Vênus”: Estatuetas paleolíticas e neolíticas. Sempre figuras femininas. De mais ou menos 35 até 9 mil a.C. De 4-25 cm. Modelos de beleza?

Neolítico Período da pedra polida (20 a 15 mil a.c) Grupos de caçadores e coletores Crenças religiosas

Uma Revolução nos Campos Vida em bandos maiores; Descoberta da agricultura e da domesticação dos animais; Sedentarismo; Produção de ferramentas de pedras polidas; Produção mais elaborada da cerâmica; Início da divisão do trabalho.

Das aldeias pré-históricas aos primeiros Estados

Idade dos metais Descobrimento do uso dos metais; Surgimento da escrita; Início das primeiras civilizações na região do Crescente fértil.

Crescente Fértil Nome que se dá à faixa de terra que se estende desde o vale do Rio Nilo, no Egito, até a Mesopotâmia, cortada pelos rios Tigre e Eufrades e correspondente a território do Iraque e da Síria.

CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS Os primeiros estados surgiram à margem de grandes rios.

AS PRIMEIRAS CIDADES Reconstituição da Aldeia de Dimini Ruínas de Jericó na Palestina: uma das mais antigas cidades do mundo. Aldeia neolítica de Dimini na Grécia

Ruínas de UR cidade sumeriana

O SURGIMENTOS DOS PRIMEIROS IMPÉRIOS Formação das primeiras cidades-estados → teocracias. Cidades-estados Sumerianas (Ur, Lagash e Nippur, etc.) Mohenjo Daro e Harappa na Índia. Cidades Estados dos Maias: Teotihuacan, Chichen Itza, etc. Os primeiros Estados chineses: Qin, Jin e Han Oriental, etc. O Alto e o Baixo Egito → Primeiro o Império, depois a cidade → questão geográfica.

O DOMÍNIO DOS METAIS

O DOMÍNIO DOS METAIS Primeiros indícios de metalurgia → 6 mil a.C. na Europa (Sérvia). O início do uso dos metais está muito mais associado à guerra do que outras atividade. Primeiro machado de cobre → mais ou menos 5500 a.C. Primeiros metais utilizados → cobre, prata, estanho e ferro de meteoritos. Idade do Bronze → cobre + estanho → 3500 a.C. → avanço da metalurgia. Idade do Ferro → ferro/aço → Hititas → técnicas avançadas de metalurgia → 1200 a.C.

Porque o surgimento da escrita define o início da História? HIEROGLÍFICA CUNEIFORME