SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)

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Transcrição da apresentação:

SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)

SIMBOLISMO DA ÁGUA A água tem vários sentidos na vida do ser humano: 1) CAÓTICA – um poder ameaçador a vida como enchentes, tsunamis algo que estamos experimentando atualmente na catástrofe do Japão e nas diversas cheias que atingem nosso país no início do ano.

O agir criador de Deus consiste, para o Povo de Israel, a separação da terra do caos da água (Gn 1,6-10). A experiência da passagem pelo mar vermelho (Ex 15; Is 51,10);

2) EXPERIÊNCIA DE VIDA – O Povo a beira do deserto bebe e vive da água do Nilo . Água da rocha que salva o povo no deserto (Ex 17,1-7; Nm 20,1-11);

3) ÁGUA PURIFICA E VIVIFICA – O leproso em Naamã se purifica pelo banho do Jordão (2Rs 5,14). Pelo culto judaico quem se torna impuro deve se purificar por abluções (Lv 11-15; Nm 19,11-22

O BATISMO DE JOÃO – O BATISTA A relação mais clara com o batismo tem a atuação do profeta João. Falava da vinda do juízo final e por isso pregava a CONVERSÃO por meio do Batismo na água assim vemos que seu nome o Batista (aquele que Batiza) – Mt 11,11s; Mt 14,2-8; Mt 16,14; Mt 17,13; Mc 6,25; Mc 8,28; Lc 7,20.33; Lc 9,19.

Para os discípulos de Jesus e as comunidades primitivas o batismo de João era relevante porque o próprio Jesus se deixou batizar por ele no Jordão (Mc 1,9-11).

O BATISMO DE JESUS POR JOÃO Entre os historiadores quase não existem dúvidas sobre o fato histórico do batismo de Jesus por seu primo João chamado o Batista (aquele que batiza). Ele é relatado em todos os Evangelhos chamados sinóticos (Lucas, Marcos e Mateus) e também no de João – Mt 9,14; Lc 11,1; Jo 3,22-25 e Jo 4,1-3.

É óbvio que os evangelistas também infiltraram na história do batismo de Jesus sua própria compreensão do batismo cristão que era praticado nas comunidades das quais os evangelhos tiveram origem.

O batismo é sinal da salvação escatológica (escatóliga diz respeito ao fim dos tempos, ou melhor, as coisas que hão de vir); nele Deus concede seu Espírito com seu pleno amor; por meio dele surge a solidariedade entre todos os batizados.

O PRÓPRIO JESUS BATIZOU? Nos evangelhos sinóticos não aparece o Jesus humano (ao contrário do que se fala de João Batista) batizando ou dando a seus discípulos a incumbência de batizar (Mc 16,16 e Mt 28,19). Porém, no evangelho de João, Jesus batizou na Judéia mostrando uma analogia à atividade de João Batista (Jo 3,22).

A PRÁTICA DO BATISMO CRISTÃO DESDE O PRINCÍPIO É claro que os primeiros discípulos não eram batizados no nome de Jesus. Segundo o Livro de Atos (At 2,28-41), porém, há uma associação, desde o início do envio do Espírito Santo em Pentecostes, com o batismo.

Isto é comprovado em Gl 3,27 e em 1Cor 12,13 confirmando assim o relato de At 9,18. É indiscutível a relação das primeiras comunidades cristãs com o batismo. O inicio das comunidade está intrinsecamente relacionadas com o batismo.

As comunidades cristãs batizam na firme convicção de estarem agindo por ordem do Jesus ressuscitado. Essa convicção se expressa na ordem batismal pós-pascal: “Ide a todos os povos e fazei de todas as pessoas meus discípulos; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-as a observar tudo o que vos ensinei” (Mt 28,19s e Mc 16,16).

PERGUNTAS: A) Qual a importância do Batismo em nossas comunidades hoje?   B) Você lembra-se do dia do seu batismo e qual a leitura que você faz dele para sua vida cristã?

CITAÇÕS COMPLEMENTARES: NOMES BÍBLICOS DO SACRAMENTO DO BATISMO: Banho da regeneração (Tt 3,5); Entrada no Reino de Deus (Jo 3,5); Iluminação (Jo 1,9; Hb 10,32; 1Ts 5,51 e Ef 5,8). O BATISMO DE JESUS: Mt 28,19-20; Mt 3,15; Fl 2,7; Mt 3,16-17; Mc 10,38; Jo 19,34; Jo 3,5; Mc 16,15-16; Lc 12,50; 1Jo 5,6-8.

SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)