CONSOLIDAÇÃO DA HEGEMONIA NORTE-AMERICANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Advertisements

Revolução Americana.
Independência dos Estados Unidos
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
Independência dos eua e séc xix
Primeira Guerra Mundial. Antecedentes final de séc. XIX e início séc. XX: Imperialismo europeu e desenvolvimento capitalista europeu causando rivalidades.
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
Conflitos árabe-israelenses na palestina 2009: Premier israelense, Benjamin Netanyahu (à esq.), em aperto de mão com o presidente da Autoridade Nacional.
INDEPENDÊNCIA DOS EUA Aula 61 – Capítulo 28. INDEPENDÊNCIA DOS EUA 2ª Metade do séc. XVIII => fim do Antigo Regime Independência dos EUA – 1776 Revolução.
América do Norte José Victor Gay-Lussac. Canadá e suas cidades É um país bilíngue (inglês e francês); Um dos países mais desenvolvidos do mundo. O setor.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (DO NORTE) Prof. 2º Ten Edival Ref: Livro Coleção Marechal Trompowsky - A Crise do Antigo Regime e a Consolidação do Capitalismo.
EUA – EXPANSÃO TERRITORIAL E ASPECTOS ECONÔMICOS.
A afirmação da Europa.
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Formação Econômica do brasil
Industrialização.
Geografando Mato Grosso: A história e a Geografia de Mato Grosso em sala de aula LEPEGA/CAGEO/UFMT/CUA Aula inaugural.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS L'ORGANISATION DES NATIONS UNIES
Aulas Multimídias – Santa Cecília
INDEPENDÊNCIA DOS EUA.
Industrializações Tardias
Do período pré-revolucionário até outubro 1924
O Processo de independência do Brasil
Nova Ordem Mundial.
História Econômica Geral
A GEOGRAFIA POLÍTICA Friedrich Ratzel – contexto histórico ( ) - Influência do darwinismo – ciências da natureza - Influência cultural: EUA. Antropogeografia.
A Independência dos EUA
INDEPENDÊNCIA DOS EUA 1776.
A Revolução Russa Prof. – Márcio Gurgel.
FORMAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
História Sociedade & Cidadania Alfredo Boulos Jr.
Independência das 13 Colônias Inglesas na América
Processos de independência na América Espanhola
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
  Comércio Proibido desde 1 de janeiro de 1808  Conflito Civil  Compromisso do Missouri – 1820  Conflitos entre Norte e Sul  Abraham Lincoln Escravidão.
Colonização Inglesa. Colonização Inglesa Início do processo – Guerra dos Sete Anos = França X Inglaterra Inglaterra vence, mas para se.
Apogeu e declínio da influência europeia
INDEPENDENCIA DOS EUA 18/06/2018
A INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS INGLESAS NA AMÉRICA
Prof: Rafael Dall’Agnol
Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos.
CONFLITOS MUNDIAIS Prof.André T. Neto.
8º Ano.
As transformações políticas, económicas, sociais e culturais do após guerra O Tratado de Versalhes, o novo mapa político da Europa e a criação da SDN.
PROVÍNCIAS UNIDAS DA HOLANDA
Estado, Nação e Governo Nação: Estado: Governo:
IMPERIALISMO COLONIALISMO.
Independências na América: uma discussão conceitual
GUERRA FRIA.
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
Estados Unidos Séc XIX.
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
Revolução americana - da independência à construção do império
Colonização Inglesa Início do processo – Guerra dos Sete Anos = França X Inglaterra Inglaterra vence, mas para se ressarcir de seus prejuízos.
A INDEPENDÊNCIA DOS EUA
EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS
História Sociedade & Cidadania Alfredo Boulos Jr.
Independência da América Espanhola
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Iluminismo Ideologia a ser seguida, como forma Racionalismo
Preparatório EsPCEx História Geral
Preparatório EsPCEx História Geral
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
Colonização Inglesa. Colonização Inglesa Produtos Tropicais e Matérias primas A colonização do Sul Pacto colonial Colônia EUA Metrópole Inglaterra.
Transcrição da apresentação:

CONSOLIDAÇÃO DA HEGEMONIA NORTE-AMERICANA A colonização inglesa na América do Norte O processo de independência dos EUA: causas e conseqüências A expansão territorial dos EUA A Guerra da Secessão: A evolução dos EUA após a guerra civil A projeção dos EUA no mundo atual

PROJEÇÃO DOS EUA NO MUNDO ATUAL FATORES FAVORÁVEIS AO CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO PODER DOS EUA: Espaço Geográfico com suas características e fisiografia favoráveis. População: imigração, sociedade cosmopolita e igualdade de oportunidades. Recursos naturais e sua apropriação adequada e oportuna. Preparação deliberada e seleção natural dos recursos humanos. Preparação e seleção de lideranças. Formação de elites comprometidas com a Nação Produtividade em todos os setores obtida através da livre iniciativa e concorrência. Instalação e expansão de uma infraestrutura econômica, social, política e militar compatível com os interesses do país. Consolidação de um quadro político-institucional coerente com as aspirações e objetivos do povo americano. Desenvolvimento técnico e tecnológico permanente. Manutenção e desenvolvimento de Forças Armadas adequadas às necessidades impostas pela defesa dos interesses americanos em qualquer parte do mundo.

O processo de independência das Colônias e a formação dos Estados Unidos da América 1 - A “Guerra dos Sete Anos” e suas conseqüências na América do Norte. 2 - As leis restritivas e a taxação indevida praticadas pela metrópole. 3 - Os fatores de coesão das Colônias: interesses comuns e oposição ao arbítrio da metrópole. 4 - Fracasso das gestões junto ao Parlamento inglês e incidentes militares. 5 - Os Congressos de Filadélfia em 1774 e 1776: O ensaio da organização democrática americana. A preparação para a união federada. O povo como fonte de poder. A representatividade dos Congressos. As Forças Armadas como o povo em armas. A proclamação da independência pelo Congresso em 1776. 6 - A Guerra da Independência 7 - As relações com a Europa, o apoio francês e a vitória de Yorktown. 8 - O armistício e a consolidação da independência. 9 - Discussão e adoção da Constituição dos EUA (1787/1788)

A Guerra da Independência: Período de 1775 a 1778: A guerra se inicia com, o ataque a Fort Concord (arsenal inglês) Os patriotas tomam os Fortes de Ticonderoga e São Lourenço. O Segundo Congresso Continental proclama a Independência em 1776. George Washington assume o comando do Exército Revolucionário. Vitórias de Princeton, Trenton e Saratoga. Período de 1778 a 1783: A França declara guerra à Inglaterra e apoia a Revolução americana. Os franceses conquistam a Martinica e San Cristoban nas Caraíbas. Washington derrota os ingleses em Yorktown em 1781. A Inglaterra pede o armistício. Em 1781 as Colônias celebram um acordo denominado ARTIGOS DA CONFEDERAÇÃO, dando autoridade limitada ao Congresso Continental, cabendo a ação aos governos dos Estados.

A consolidação da Independência : O armistício é pedido em 1783 e O Tratado de Paz é assinado em Versalhes em 1787. A Inglaterra reconheceu a independência de cada uma das 13 colônias. Ficou estabelecido que os Estados Unidos da América se estenderiam do Atlântico, para Oeste, até o Mississipi, e dos Grandes Lagos, para o Sul, até o paralelo de 31°. A FLORIDA voltou ao domínio da Espanha. A França e a Holanda recuperaram algumas possessões nas ANTILHAS.

A Constituição: Em 1787 os Estados foram convidados a enviarem representantes a uma Conferência que se reuniria em Filadélfia para reformar os ARTIGOS DA CONFEDERAÇÃO. A Convenção Constitucional de Filadélfia elaborou a Constituição dos EUA em 1787. Em 1788 a Constituição já estava ratificada por nove Estados. George Washington foi eleito, por unanimidade, o primeiro Presidente dos EUA em 1789 O significado da Constituição para os EUA: As raízes do texto constitucional: os ATOS DA CONFEDERAÇÃO. As raízes da unidade nacional. A afirmação e a atuação das lideranças “nacionais”. As inspirações análogas e antagônicas do texto constitucional e as tendências que prevaleceram. (União x Federação) A organização dos poderes da União. As primeiras Emendas à Constituição. A influência da Constituição na evolução dos EUA.

A expansão territorial Dos núcleos iniciais até a ocupação e exploração econômica das 13 Colônias. A fixação da fronteira oeste no Rio Mississipi e a ocupação a Oeste dos Apalaches A política fundiária As ocupações, compras e incorporação de territórios a Oeste do Mississipi A expansão territorial decorrente das guerras com a Inglaterra, com o México e com a Espanha A doutrina do “destino manifesto” e a expansão até o Pacífico e além-mar. 1 -Território comprado à França em 1803 2 -Florida - território anexado em 1812-1819 3 -Washington, Oregon e Idaho - território cedido pela Inglaterra em 1846 4 -Território cedido pelo México em 1848 5 -Território comprado ao México em 1853 6 -Alaska - comprado à Rússia em 1867 7 -Anexação do Texas - 1845-1848 8 -Zona do Canal do Panamá 9 - HAWAI 10- PORTO RICO 3 1 4 7 5 2 6 8

Expansão territorial

A expansão territorial As atividades econômicas na expansão territorial. As características da sociedade americana no período mais intenso da expansão territorial. A escravidão do negro nos EUA. Os aspectos econômicos,sociais,políticos e militares da expansão territorial dos EUA. A secessão dos Estados do Sul

A Guerra da Secessão nos EUA (1861-1865) O Teatro de Operações e os Estados envolvidos

A Guerra da Secessão nos EUA (1861-1865) As características dos Estados do Norte industrial, do Sul agrícola e do Centro e Oeste como provedores dos Estados do Norte. Os fatores de coesão e de desagregação presentes na época.

As conseqüências do conflito: Intervenção nos Estados do Sul, desmandos administrativos e corrupção. Agravamento da segregação racial e sua permanência no cenário dos EUA até 1965. Predomínio da vocação urbana e industrial dos EUA. Reorganização das Forças Armadas, em particular do Exército. A nova Nação americana depois de 1865.

Recursos naturais e recursos humanos Infra-estrutura instalada A ECONOMIA AMERICANA Recursos naturais e recursos humanos Infra-estrutura instalada Capacidade econômica, financeira e gerencial Capacidade técnica e tecnológica Base legal e institucional consolidada Exportadora de capital

A SOCIEDADE AMERICANA Elevado nível de bem-estar para a maioria da população Igualdade de oportunidades e justiça Liberdade

A POLÍTICA AMERICANA INTERNA Instituições consolidadas Democracia EXTERNA Defesa intransigente dos interesses nacionais em qualquer parte do mundo Uso do poder político e militar para pressão, dissuasão e intervenção nos assuntos mundiais, regionais ou locais que interfiram com seus objetivos.