TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

ESTIMATIVAS DAS DIMENSÕES ESPACIAIS,
ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
América Latina : Quadro natural
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Autor: Orientador Instituição Local e data
Metodologia de Pesquisa
Modulo II: Ecologia de Indivíduos e Populações Ecologia de Comunidades
Metodologia Científica
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
Titulo do Trabalho Acadêmico (a): Orientador (a):
VALADARES,Carla, NOGUEIRA,Silvia Sandra
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
CARACTERIZAÇÃO DE FEIÇÕES EROSIVAS LINEARES A PARTIR DA ANÁLISE MORFOMÉTRICA: ESTUDO DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ Caroline Gonçalves Mangueira PIBIC –
A INSERÇÃO DA GEOGRAFIA INDUSTRIAL NOS GRANDES EVENTOS DA GEOGRAFIA BRASILEIRA Vivian Rodrigues de Moraes Storer Bolsista PIBIC/CNPq Orientadora: Olga.
Introdução à Geomorfologia
A PREPARAÇÃO - A tranqüilidade; - A preparação adequada do material;
Rede EcoVazão Objetivo Geral
A importância da Biodiversidade
CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS DA ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS: ORGANISMOS AQUÁTICOS, ÊNFASE EM ICTIOLOGIA Rodrigo Braga da Rocha Villa Verde Bolsista de.
1Santana, M.R.O.; 2Costa Neto, S.V.; 3Santana. L.O.
INTRODUÇÃO Através dos estudos realizados em terra firme, foi estimado que cada hectare amazônico representaria algumas toneladas de carbono retirado da.
HIDROLOGIA.
Hidrografia e Clima.

Quantitativo-Qualitativo:
3. Gestão das pescas.
ARTIGO CIENTIFICO.
Adriano Ferreira Silva Mestrando
Genética, conservação e manejo da fauna aquática da várzea Amazônica
ESTRUTURA PARA APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
BIOGEOGRAFIA.
Juarez Pezzuti – NAEA/UFPA Marcelo Crossa - IPAM George Rebêlo - INPA
Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações – Preservar as diferentes.
Desenvolvimento Sustentável em Terras Indígenas no Brasil: a experiência da Reserva Sustentável Mamirauá Genival de Oliveira dos Santos, Mayoruna COIAB.
David McGrath (UFPA) (coordenador) Tereza Ximenes (UFPA)
Maria Aparecida Salles Franco
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
NOME TITULO DO SEU TRABALHO OURINHOS – SP
Métodos e Técnicas de Pesquisa
CONCENTRAÇÕES DE CARBONO E NITROGÊNIO EM FOLHAS DE ÁRVORES EM DUAS FLORESTAS DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA BRASILEIRA, SOBRE SOLOS DE FERTILIDADE CONTRASTANTE.
Itens para avaliação do artigo
O Ciclo de Vida da Pesquisa
TÍTULO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
TEMA E PROBLEMA.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
Encontro Metodológico Mestrando: Nome Orientador: Nome
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
REVISÃO.
Instruções para Preparação do Relatório de Caracterização de Minérios
Divisão de Telecomunicações DESENVOLVIMENTO DE MODELO MATEMATICO PARA REDES DE MÉDIA TENSÃO EM APLICAÇÕES PLC (POWER LINE CARRIER) MAIO DE 2007 Diogo da.
O ARTIGO.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
DL 77/2006 – Transposição dos Anexos da DQA Este documento não tem os anexos completos. Os slides foram baseados nos Anexos da transposição da Directiva.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
Metodologia da Pesquisa
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
Geoprocessamento em Recursos Hídricos - HIP 23 - Aluno: Rafael Siqueira Souza Análise geoestatística para interpolação de chuva: integração entre dados.
AHE Santo Antônio e AHE Jirau ICTIOFAUNA E PESCA.
Geoprocessamento de Indicadores Entomológicos na Identificação de Áreas, Imóveis e Recipientes chaves no Controle do Aedes aegypti. Autor: Marcos Thadeu.
Aluna: Natália de Moraes Rudorff MODELAGEM DA DISTRIBUIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE CLOROFILA INTEGRADA NA COLUNA D’ÁGUA COM TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO Trabalho.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA ANDREIA M. S. FRANÇA

O RENDIMENTO PESQUEIRO EM SISTEMAS LACUSTRES DA AMAZÔNIA CENTRAL Análise da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Tropical e Recursos Naturais do Convênio INPA-UA, área de concentração em Biologia de Água Doce e Pesca Interior. Keid Nolan Silva Sousa Manaus – AM 2000

INTRODUÇÃO Aborda a importância da pesca para a região. breve descrição sobre o uso dos recursos pesqueiros na Amazônia ao longo do tempo; importância da implantação do porto de Manaus (anos 80); principal ponto de atividade de desembarque de águas interiores amazônicas; desde 1994 é dada continuidade à coleta de dados pesqueiros em Manaus; possibilitando uma avaliação do estado das pescarias comerciais da região. trabalhos relevantes sobre o tema discutido – parâmetros ambientais na elaboração de modelos que justificam as variações nas populações de peixes; Problema: não é claro o papel dos sistemas lacustres para os recursos pesqueiros da Amazônia; não existem trabalhos que abordam as relações que permitam prever o potencial pesqueiro dos lagos amazônicos.

OBJETIVO Determinar a existência de uma relação entre propriedades morfológicas e morfométricas de lagos da Amazônia Central e o seu respectivo rendimento pesqueiro.

MATERIAL E MÉTODOS Descrição da área de estudo Redes hidrográficas dos Rios Solimões, Purus, Madeira e Alto Amazonas; Base de dados Informações coletadas a partir da aplicação de questionários no porto de Manaus (1994-1996); armazenados no banco de dados do ACESS/97; Dados geográficos Localização dos lagos utilizados para pesca – questionários e mapas do Projeto RADAMBRASIL; Dados de pesca Objetivo de calcular um valor que estime o rendimento pesqueiro de cada lago amostrado; Dois índices – captura por unidade de esforço (número de pescador*dias pescando) e rendimento ou captura em peso (toneladas) por área total do lago (hectare);

MATERIAL E MÉTODOS Morfologia e morfometria de lagos: localização no terreno; origem/tipo do lago; forma; área total do lago; distância perpendicular do centro do lago até o rio. Modelo linear geral (GLM) os dados morfológicos e morfométricos foram incluídos num modelo de análise de covariância (ANCOVA).

Ajuste do GLM (Modelo Linear Geral) RESULTADOS Distribuição de frequências de cada categoria (fator) em relação aos objetos (lagos). Quais lagos são mais explorados? Ajuste do GLM (Modelo Linear Geral) ANCOVA demonstrou que o rendimento pesqueiro pode ser explicado pelas covariáveis, distância do rio (quilômetros) e esforço (nº pescador por dias pescando).

DISCUSSÃO Caracterizou os principais ambientes de lagos explorados durante os anos de 1994-1996; Comparou o rendimento pesqueiro (t/ha) em relação a captura por unidade de esforço (nº de pescador*dias pescando); Relacionou o rendimento pesqueiro e as propriedade morfológicas e morfométricas dos lagos.

CONCLUSÃO Diferentes formas de lagos influenciam nos níveis de rendimento pesqueiro de lagos, sendo que os lagos de várzea tem maior pressão de pesca e os lagos de terra firme maior rendimento pesqueiro.

ANÁLISE DO TRABALHO O trabalho possui um problema Modelos que preveêm capturas de peixes com base em aspectos morfológicos e morfométricos, em diferentes ambientes aquáticos tropicais principalmente para a Amazônia. Este problema é inovador Trabalhos que utilizam parâmetros ambientais na elaboração de modelos que justifiquem as variações nas populações de peixes na Amazônia. Porém, não apresenta o que quer demonstrar (HIPÓTESE)

ANÁLISE DO TRABALHO Como não apresenta uma hipótese, o trabalho não apresenta o que será refutado ou o que será ampliado “A aplicação de uma metodologia não é o mais importante o que é importante é avançar na metodologia.” Somente aplicou! Nas conclusões deixou a desejar! Conseguiu chegar no objetivo; porém não conseguiu resolver o problema. Não gerou o modelo!