A Ciência na Formação do Engenheiro Formação ou Informação? 1o. Colóquio sobre Epistemologia e Educação em Engenharia – PUC-Rio – Junho 2005 A Ciência na Formação do Engenheiro Formação ou Informação? ... ou Deformação! Prof. Mauro Speranza Neto, D.Sc., PUC-Rio Departamento de Engenharia Mecânica Coordenador de Graduação – Engenharia de Controle e Automação
Minha História PUC – Graduação (81) e Mestrado (84) em Eng. Mecânica Doutorado (95) em Eng. Elétrica 11 anos professor IME – 85/96 15 anos professor PUC – 91/05 7 anos coordenador de graduação ECA – 99/05 1 avaliação das condições de ensino MEC – 03 3 anos coordenador de elaboração e correção Provão Eng. Mec. – 01/02/03 9 anos coordenador dos Projetos PUC-Rio SAE – 96/05 Áreas de atuação: Modelagem, Simulação e Controle de Sistemas Dinâmicos Dinâmica de Veículos e Reconstituição de Acidentes “... um generalista em especialidades”
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Engenhar = inventar, idear, engendrar Engenharia = Conceitos físicos + Ferramentas matemáticas e da informática Engenheiro = Engenharia + bom senso + intuição Engenharia de bom nível = Engenheiro + experiência Engenharia de alto nível = Engenharia de bom nível + pesquisa A curiosidade do engenheiro (Física + Matemática Engenheiro) Aprender com o que existe (“... na Engenharia nada se cria, todo se copia ...”) Aprender a aprender Desenvolver o próprio conhecimento A História da Engenharia A Engenharia da História
As Ciências e a Engenharia Física Matemática Engenharia Informática
= + O ensino básico de Engenharia A ingenuidade física A arrogância matemática + A displicência ou o descaso da engenharia = Deformação na Formação
O ensino básico de Engenharia Interação entre a Física, a Matemática e as Engenharias Integração entre as disciplinas básicas Introduções às Engenharias Introduções aos Projetos Projetos Motivacionais e Vocacionais Profissionais de Ensino
O ensino profissional de Engenharia Profissionais de Engenharia Profissionais de Ensino de Engenharia Integração de conhecimentos Visão sistêmica dos problemas de Engenharia Projetos, Projetos, Projetos, Projetos ... Projeto I, Projeto II, Projeto III, ... Mini Baja, AeroDesign, Guerra de Robôs, Fórmula SAE ...
PARA PENSAR ... Provar teoremas para quê? O que forma um engenheiro: provar teoremas ou decorar as provas dos teoremas? Um engenheiro precisa conhecer e saber aplicar os teoremas na medida do necessário. Exemplos acadêmicos por quê? Exemplos não acadêmicos como? É possível e preciso aprender através de projetos. Isso é engenharia! Sujar as mãos na medida do necessário. Isso é engenharia! Modelagem e simulação. Isso também é engenharia (não é só física e matemática, é interpretação e análise, bom senso, intuição) Professores de Engenharia Engenheiros! Dedicação ao Ensino de Engenharia!
“Ensino de Engenharia. a fronteira final “Ensino de Engenharia... a fronteira final. Estas são as “viagens” de um pretenso professor-engenheiro-pesquisador... em sua missão dos próximos anos a fim de explorar novas turmas, novos alunos e novas metodologias... indo audaciosamente aonde jamais pensou em estar!” Após Gene Roddenberry, Jornadas nas Estrelas Em memória do Prof. Carlos Térsio Correa da Silva – 1943/2004 Um professor de engenharia de verdade Um verdadeiro engenheiro com formação científica “Um especialista em generalidades ...” Obrigado!