Eduardo Kinder Almentero Herbet de Souza Cunha

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1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
Transcrição da apresentação:

Eduardo Kinder Almentero Herbet de Souza Cunha IstarJADE Eduardo Kinder Almentero Herbet de Souza Cunha

Agenda IStarJADE - Infraestrutura para implementação de agentes a partir de modelos i* SMA em um ambiente distribuído, desenvolvido com a utilização do IStarJADE 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

Motivação Especificar o SMA utilizando modelagem i* e implementar apenas os comportamentos básicos dos agentes. Nossa motivação para elaboração deste trabalho foi permitir a especificação de um SMA utilizando apenas modelagem i*, deixando a tarefa de implementação apenas para os comportamentos básicos dos agentes 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

IStarJADE Tecnologias envolvidas na infraestrutura 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

Framework i* O framework i* (i-estrela) modela contextos organizacionais baseado nos relacionamentos de dependência entre os atores. É usado para obter um melhor entendimento dos relacionamentos. Possibilita a compreensão das razões internas dos atores Auxilia na escolha de alternativas durante a etapa de modelagem do software. Possibilita a compreensão das razões internas dos atores, uma vez que as mesmas são expressas explicitamente, 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

IstarML Padrão para representação textual de diagramas i* Desenvolvido para abordar todas as características dos modelos Compatível com XML 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

JADE JADE simplifica a implementação de sistemas multi-agent através de um middle-ware. Está de acordo com as especificações FIPA. Facilita a distribuição da plataforma através de diversas máquinas. 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

IStarJADE Customizações IStarJADE Comportamentos Execução Código Diagramas i* 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

IStarJADE Customizações IStarJADE Comportamentos Execução Diagramas i* 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

Diagrama de classes IStarJADE Temos a classe ator que é especializada em Agente, Papel e Position. Os elementos do diagrama podem ser Recurso, Tarefa, Meta flexivel ou Meta. 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

Diagrama de classes IStarJADE 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

Dinâmica Istar Actors Loader iStarML Jade Agent IstarAgent[] Cria Carrega Jade Agent IstarAgent[] Cria Istar JadeAgents Setup() Executa 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

Mapeamento entre JADE e i* A figura acima apresenta o mapeamento entre os principais elementos de i* em JADE/Java. A classe IstarJADEAgent é uma especialização da classe JADE.core.Agent e implementa a interface IAgent (que representa agentes em i*). 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

IStarJadeAgent Setup Registra serviços, correspondentes ao elementos de dependência, no DF (JADE) Cria FSMBehaviour Cria comportamentos 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

FSMBehaviour Reset State Initial State Active State Final State Inicia novo ciclo de execução Final de um ciclo de execução Initial State Active State Condição de ativação estabelecida Condição de parada: sucesso ou fracasso Monitora Condição de ativação Final State 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

Mapeamento de links A figura acima apresenta o mapeamento dos links entre elementos (ielementLink) e os comportamentos que são instanciados automaticamente nos agentes (IStarJADEAgent). Os links means-end (que representam a seleção de alternativas – “ou” lógico) são mapeados para comportamentos MeansEndUniqueBehaviour. Estes comportamentos determinam a alternativa a ser escolhida. Uma vez escolhida a alternativa, o comportamento correspondente ao elemento é instanciado. Os links decomposition (que representam decomposição de tarefas - “e” lógico) são mapeados em comportamentos SequentialTaskBehaviour. Estes últimos determinam que todos os comportamentos dos subelementos devem ser executados. 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

Elemento básico Os comportamentos vão sendo adicionados aos agentes recursivamente até que se chegue a um elemento básico (nó folha no modelo SR). Os elementos básicos devem possuir uma classe que implemente a interface IBasicElement, que possui o método getBehaviour(): JADE.core.Behaviour. A classe destes elementos e adicionada aos respectivos agentes via Java Reflection. A Figura 6 a seguir mostra o mapeamento uma tarefa básica (elemento básico) e a classe abstrata BasicTask. 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

Diagrama SR - Bolsa 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

XML - Bolsa Exemplo 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

Trabalho em andamento Implantação do SMA utilizando grid do DI Incorporar tratamento de SoftGoals Melhorar controle da execução (tratamento de exceções e fluxos alternativos) 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

Perguntas? 01/04/2017 @LES/PUC-Rio