Selenium Componentes: Fábio Gomes Claver Pari Eni Conde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mini-curso desenvolvendo aplicações com Zend Framework
Advertisements

JBanana.
ARQUITETURA EM CAMADAS
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
Web Application Interface Grupo ECFJ Edson e Jorge.
Iniciando na plataforma Eclipse
FACULDADE DOS GUARARAPES
Alex de Magalhães Machado
SELENIUM.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo I- Introdução a Plataforma NetBeans Prof. Ismael H F Santos.
Professor Ismael H F Santos –
Introdução a Linguagem JAVA
WAMP5 2.0 "Um pacotão completo e gratuito que inclui Apache, PHP5, MySQL database, PHPmyadmin e SQLitemanager!" O WAMP5 (que significa Windows, Apache,
GERENCIAMENTO DE REDES
Prof.: Carlos Hairon R. Gonçalves
Selenium CONFIGURAÇÃO DE TESTE.
WebWork e JSP Keven andrade
Tecnologias para Internet
EL e JSTL Prof. Danton Cavalcanti Franco Junior
7 - Criação de Páginas Web
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
André Roeck Chaiene Oliveira Henrique dos Santos Lucas Wolff
Introdução ao Desenvolvimento Web
DBUnit Framework Componentes: Fábio Gomes Claver Pari Eni Conde
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Programação Orientada a objetos II
A autoria - II.
Victor Moura Cortez.  Sistemas de grande porte  Feedback com testes manuais é demorado  Consome recursos humanos por muito tempo  Automatizar testes.
Soluções de CTI • CRM • Contact Center • Call Center
Ferramentas para Automatização de testes
Conceitos de J2EE para a WEB
ASP (Active Server Pages)
Prof. Alexandre Monteiro Recife
Professor: Márcio Amador
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 02 1º Semestre UNIJUÍ.
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
Aplicações Web com Orientação a Objetos
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 04 Prof. Gustavo Linhares 28/10/2009 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 01 Prof. Gustavo Linhares
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO WEB
Prof.°: João Henrique Disciplina: SOR II
Padrões de Interação com o Usuário
Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos
Automação de Testes de Software
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
PHP – Aula01 Ferramentas -Web.
SQLite Banco de Dados II.
Profª Angela Tissi Tracierra. É uma arquitetura de rede, onde existem dois módulos básicos na rede: o Servidor e os Clientes.
Para configuração do acesso remoto às bases de dados e e-books UFMA carregue o navegador Mozila Firefox e clique em Ferramentas na barra de tarefas.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
Automação de Testes: Ferramentas e Aplicação com Integração Contínua, Tipos e Exemplos Rogério dos Reis Brito
Academia de Ensino Superior - Prof. André Morais Desenvolvimento de Aplicações Web na plataforma Microsoft Programando eventos.
Programação para Internet
Karine Alessandra Córdova
Aula 1 - Fundamentos Web Servidor Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros.
Academia de Ensino Superior Prof. André Morais Desenvolvimento de Aplicações Web na plataforma Microsoft Desenhando a página.
Rodrigo Cristiano Silva Introdução A HTML 5 foi idealizada por um grupo de “freethinkers” que estavam cansados do padrão oficial da.
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
1 AJAX em aplicações Rails Lívia Monnerat Castro
JavaScript Introdução ao JavaScript 1. Objetivos Introdução Sintaxe Básica Arquivo (script) externo Script no HEAD da página Script no BODY da página.
Web Application Rafael Muniz e Marcus Vinícius Plugins MAVEN 04/04/2009 Revisão 12/04/2009.
1 Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :38 Prof. João Ricardo Anrêo O TAG - que será usado dentro dos tags, e servirá apenas.
Teste de Unidade. Originalmente esse termo é definido como um teste capaz de analisar uma unidade de trabalho, que a IEEE define como: “Atividade capaz.
CAPÍTULO 1- Apresentação.  A Elipse Software é uma empresa genuinamente brasileira, com foco na produção de software de supervisão para automação industrial,
Transcrição da apresentação:

Selenium Componentes: Fábio Gomes Claver Pari Eni Conde SENAC – Curso de Pós-graduação em Engenharia de Software com J2EE Módulo: Web Application Interface - Turma 2 Prof. Ismael Selenium Componentes: Fábio Gomes Claver Pari Eni Conde

Selenium é uma ferramenta para testar aplicações web pelo browser de forma automatizada. se refere ao teste de aceitação, que envolve rodar testes num sistema finalizado. Os testes rodam diretamente num browser, exatamente como o usuário faria.

Para que serve o Selenium? - Para testar o código, em uma aplicação web. - Especificamente testar a camada de apresentação, o resultado final. - Para testar os custom tags (por exemplo erro.tag ou Select.tag). Testar a compatibilidade entre diferentes browsers de forma automatizada. - Testar se a página renderizada tem o resultado desejado.

O Selenium atende basicamente a duas tarefas : Testar as funcionalidades da aplicação web. Testar a compatibilidade entre browser e plataformas diferentes

Componentes do Selenium: Dois componentes são importante para gerar e rodar testes com Selenium: Selenium RC Selenium IDE

Componentes do Selenium: Selenium RC ( Remote Control) É uma ferramenta de teste que permite escrever aplicações web automatizadas em qualquer linguagem de programação, em qualquer website HTTP, utilizando qualquer browser habilitado para JavaScript. O Selenium RC possui duas partes: Um servidor que automaticamente inicia e emula browsers, e age como um proxy HTTP para requisições web a partir dele. Uma biblioteca de clientes para escolha da linguagem preferida.

Componentes do Selenium: Arquitetura simplificada do Selenium RC

Componentes do Selenium: Selenium RC ( Remote Control) é ideal para testar interfaces web complexas baseadas em AJAX sob sistemas de integração continuas. Também é uma ótima solução para usuários de Selenium Core ou de Selenium IDE que desejam escrever testes em uma linguagem de programação mais expressiva que o formato de tabela Selenese HTML habitualmente utilizada com o Selenium Core.

Componentes do Selenium: O servidor Selenium RC também engloba o Selenium Core, e automaticamente carrega este no browser. O Selenium Core é um framework DHTML de execução de teste. Ele é um engine para o Selenium RC e Selenium IDE (modo driven), mas pode também ser enviado para o servidor da aplicação desejada.

Componentes do Selenium: Selenium RC ( Remote Control) Selenium IDE É um ambiente de desenvolvimento integrado para testes do Selenium. É implementado como uma extensão (plug-in) do Firefox - Mozilla, e permite gravar, editar e corrigir testes. Inclui o Selenium Core, permitindo de modo fácil e rápido gravar e rever testes no ambiente real em que rodará. Selenium IDE não é somente uma ferramenta de gravação, é um IDE completo

Selenium IDE Características: Fácil gravação e revisão; Seleção de campo inteligente utilizando nomes de identificação ou caminhos conforme necessário; Opção de autocompletar para todos os comandos comuns do Selenium; testes “walk throught”; correção e ajuste de pontos de interrupção; gravação de teste como HTML, Ruby Scripts, ou qualquer outro formato; suporte para arquivos Selenium de extensão js.

Componentes do Selenium: Integração com JUnit Vamos criar um teste de funcionalidade com Selenium e JUnit. Precisamos: - uma aplicação web - o selenium server - o selenium test client com junit Objetivo é testar um combo box numa página jsp. Vamos deixar o selenium abrir um browser, chamar a página e testar a combo box.

Componentes do Selenium: A página do aplicação web Aqui tem uma página ( index.jsp) simples para testar a opção selecionada num combo box: <html> <head>       <title>Selenium e JUnit HowTo</title> </head> <body> Size: <select name=”size”>       <option id=”x-large”>X-Large</option>       <option id=”large”>Large</option>       <option id=”medium” selected>Medium</option>       <option id=”small”>Small</option>       <option id=”tiny”>Tiny</option> </select> </body> </html>