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Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.

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1 Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono dos estudos: –Conteúdos textuais. –Não atrai atenção ou interesse. –Falta de opção de escolha.

2 Motivação  O processo de tutoria deve estar contido em um ambiente que, mais do que produzir e disponibilizar material para estudar: –Permitir uma perfeita interação; –Orientação e avaliação do aprendiz; –Facilitar e auxiliar o processo ensino aprendizagem. –Ambiente completo e interativo.

3 Ambiente  Funções básicas de tutoria:  - Capturar e identificar o nível de conhecimento do aprendiz sobre uma determinada área de conhecimento;  - Identificar e estabelecer o nível do curso que o aprendiz deverá estudar;  - Assessorar sobre os conteúdos e os enfoques sobre os quais o aprendiz deverá estudar e quais deverão ser apresentados na sessão tutorial seguinte;  - Clarear as dúvidas, corrigir e ampliar a compreensão e informação do aprendiz;  - Identificar o que o aprendiz realizou, demonstrando o seu avanço;  - Realizar uma função avaliativa formativa permanente, comprovando os avanços do aprendiz e suas dificuldades durante o processo de aprendizagem.

4 Ambiente  Opções de Estudos:  Área de estudos textuais, onde são disponibilizados os textos bibliográficos.  Uma área de exercícios  Material contextualizado preparado pelo professor.  Uma área de Link´s a outros conteúdos na rede.  E de aulas simuladas..

5 Ambiente  Professor prepara a aula em forma de apresentações.  Explica cada item do assunto, grava e disponibiliza a aula.  Cada item explicado possui um link para acessar outra aula com maior detalhamento.  Cada link acessa a outros itens com link´s até o nível mais detalhado do assunto.  Caso não tenha entendido uma explicação, o aprendiz poderá clicar no link e acessar “outra aula” e, por outros link´s, acessar “outras aulas” até o nível mais detalhado do assunto.

6 Arquitetura  SMIL  O SMIL é uma linguagem ainda muito pouco explorada, foi desenvolvido e lançado em 1998 pelo W3C (http://www.w3.org e possibilita a sincronização de recursos multimídia. http://www.w3.org  È limitado a poucas tags e aproveita a tecnologia streaming, que envia os arquivos aos poucos para o cliente, dando a sensação de continuidade e não exige o download prévio do arquivo todo.  Não é uma animação propriamente dita, mas permite que diferentes arquivos (de áudio, Flash, imagens, vídeo, texto etc.) sejam coordenados simultaneamente na tela.  A RealNetworks, por meio do RealPlayer, oferece suporte não somente aos seus arquivos de vídeo e áudio, mas também ao SMIL.  O SMIL é visualizado em diversos players, o mais comum é o RealPlayer, mas existem outros como por exemplo: Grins, QuickTime, Soja, etc..

7 Arquitetura  MOO  MOO é um sistema de acesso multi-usuário, programável, interativo, para criação de ambientes em realidade virtual baseada em texto, visando jogos, conferências, bate- papo on-line e outras atividades que requerem comunicação em tempo real.

8 Arquitetura  MUD.  Multi-User Dimension é um ambiente de realidade virtual totalmente baseado em texto e permite que vários usuários simultâneos estejam conectados através do serviço telnet ou outra forma de rede.

9 Arquitetura  SERVLETS  Servlets são módulos que ampliam a funcionalidade de servidores baseados em requisições/respostas.  Uma Servlet, por exemplo, pode receber dados em um formulário HTML por meio de uma requisição HTTP, processar os dados, atualizar a base de dados e gerar alguma resposta dinamicamente para o cliente que fez a requisição, etc

10  WEB SERVER APACHE TOMCAT  É um Web Container (ou Servlet Container), ou seja, é um servidor onde são instaladas Servlets para tratar as requisições que o servidor receber.  O Tomcat é de domínio público, desenvolvido no National Center for Supercomputing Applications da Universidade de Illinois.O Web Server Apache Tomcat pode ser obtido noe site http://jakarta.apache.org http://jakarta.apache.org

11 Arquitetura  J2EE  A plataforma JAVA 2 Enterprise Edition (J2EE) é um conjunto de especificações coordenadas e um guia de práticas que juntos permitem o desenvolvimento, instalação, execução e gerenciamento de aplicações n-camadas no servidor.

12  SERVIDOR DE BANCO DE DADOS MYSQL  MySQL é um dos mais rápidos Servidores de SQL hoje no mercado.  É desenvolvido pela T.c.X. DataKonsultAB.  Este programa está disponível para download em sua versão original em www.mysql.com, em inglês, e também em www.mysql.com.br para sua versão brasileira  Além de oferecer vários recursos não existentes em outros servidores, o MySQL tem a vantagem de ser totalmente gratuito para uso tanto comercial, quanto privado, em conformidade com a licença pública GPL.

13 Conclusão  A maior facilidade de estudo e o aumento da aprendizagem se caracterizará pela possibilidade de escolha da forma pela qual o aprendiz poderá estudar.  Ele será conduzido a escolher sua forma ideal de estudar para facilitar a superação de suas dificuldades.  Adequar suas necessidades, habilidades, interesses e gostos. –Estudar ou por meio de leitura em textos, –ou por exercícios, –ou material preparado pelo professor, –ou por pesquisas em link´s, –ou assistindo as aulas disponibilizadas.


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