O TEATRO evelyn@cdb.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHO OU DIVERSÃO?.
Advertisements

Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
CURSO DE TEATRO - LICENCIATURA Beckett e o Teatro do Absurdo
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
O ESPAÇO MÁGICO.
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
Comédia Dell’Arte.
Vestido de Noiva Nelson Rodrigues
ARTES CÊNICAS.
A Pele do Lobo Artur Azevedo
Teatro no Brasil.
TEATRO DRAMÁTICO.
TEATRO DO ABSURDO.
1 QUEM FAZ. 2 Um grande número de profissionais se encontra envolvido com este serviço: Responsável pela área de Lazer e/ou Cultura no DR Coordenador.
O QUE SABER.
DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I
LINGUAGEM CÊNICA.
HISTÓRIA DO TEATRO COLÉGIO ALUB.
Literatura Ariano Suassuna
GÊNERO DRAMÁTICO.
TEXTO TEATRAL Profª Natália Tiezzi.
LITERATURA DE CORDEL
Professsora: Aíla Rodrigues
TEATRO.
A origem do teatro.
O TEXTO DRAMÁTICO.
Arte e representação.
Noite na Taverna Álvares de Azevedo (1831 – 1852)
TEATRO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Introdução aos gêneros literários
O teatro brasileiro no século XIX
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.
Origem do Teatro Português
MOSTRA CULTURAL 2011.
Cap. IV Gênero dramático
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Teatro épico “Felizmente Há Luar!”.
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Literatura popular: Cordel
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Breve História do Teatro
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
Teatro no Brasil.
ESCOLA E.B 2,3 PROF. AMARO ARANTES A n d r e i a F e r r e i r a n º 2 A s h l e y B a r b o s a n º 5 C a t a r i n a M a r q u e s n º 9 7ºC Prof. Filomena.
Comédia Dell’Arte.
Peter Brook.
Gêneros Teatrais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Gil Vicente Notas sobre a vida e obra.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Características Texto Teatral
Martins Pena.
OS ENSAIOS  .
FIGURINO CENÁRIO tv e cinema
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
TEATRO.
“Meus pais me ataram a um colarinho, me educaram no costume de ser servido e ensinaram a arte de ordenar”.
A COMMÉDIA DELL’ARTE PARTE 1.
Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
Ensino Fundamental, 8º Ano
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
MÉTODOS E ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA
PROPOSTA DE ATIVIDADE Utilizar o teatro como meio de ação social e ensino da sociologia na Escola Estadual Anísio Teixeira foi um desafio. Até então para.
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta.
SÉCULO ÁUREO ESPANHOL Corral espanhol 4/28/2017 1:07 PM
Transcrição da apresentação:

O TEATRO evelyn@cdb.br

O Nascimento do teatro Foi com os gregos, no final do século VI a. C., que o teatro assumiu a uma forma parecida com a que conhecemos hoje, com divisão de cenas, personagens, conflito e localização. Antes ele já era praticado por egípcios, indianos e chineses. Curiosidade: Apenas os homens podiam praticar e faziam tanto papeis femininos quanto masculinos.

O gênero dramático Os textos escritos para o teatro pertencem ao gênero dramático. Nele, o autor usa o diálogo entre as personagens para desenvolver o enredo da peça. Na Grécia eram classificados em comédia e tragédia. Comédia: Texto cômico, caracterizado pela leveza do tema. Sua principal função era criticar os costumes socias pelo riso e deboche dos vícios humanos, como a avareza, a falta de caráter ou a necessidade de tirar vantagens das situações. Tragédia: Texto trágico, o conflito dramático era centrado em um problema difícil solução, em que o sofrimento decorrente de ações erradas perturbava as personagens. Elas só se livravam pela punição ou morte.

Para se montar uma peça é necessário: Divisão de cenas: facilita os ensaios da peça e indica as mudanças de cenário e entrada de personagens. Rubricas: são frases entre parênteses;indicam as ações/emoções das personagens. Personagens: são as condutoras da história. Conflito: a partir dele se cria o enredo da peça teatral, é sua trama central. Localização: indica onde e quando a história está situada.

PROFISSIONAIS Diretos/encenador: responsável pela direção do espetáculo, orienta os atores e os demais profissionais que trabalham. Dramaturgo: escreve a peça. Cenógrafo: cria os cenários utilizados na peça. Figurinista: desenha os figurinos e coordena o trabalho das costureiras. Maquiador: responsável pela caracterização dos atores (físicas e psicológicas). Sonoplasta: escolhe as músicas e os sons do espetáculo. Ex: porta se abrindo. Iluminador: Cria o projeto de luz do espetáluco, ajudando a estabelecer o clima emocional da cena.

Teatro realista – Brasil Ariano Suassuna e o Movimento Armorial Ariano Suassuna nasceu em João Pessoa – PA em 1927. Em 1942, mudou-se para o Recife – PE e entrou em contato com várias tradições da cultura popular. Em 1970, dirigiu o Movimento Armorial, formado por artistas e escritores nordestinos. O objetivo do movimento era valorizar a cultura popular do Nordeste brasileiro e divulgar expressões artísticas como a literatura de cordel, a xilogravura, os espetáculos populares e o mamulengo (teatro de bonecos). Curiosidade: A palavra armorial refere-se a brasões, bandeira típicas de um país ou de um povo. Vídeo: Auto da Compadecida - http://www.youtube.com/watch?v=SsPgkmDqbd4

Método realista - Constantin Stanislavski O russo Constantin Stanislavski foi um dos fundadores do Teatro de Arte de Moscou (1898). Sistematizou um método de intrepretação teatral baseado no realismo e no processo psicológico das personagens. Para ele, o ator deveria partir da biografia da personagem, se seu comportamento e das circustâncias da ação para criar uma interpretação o mais realista possível. Por meio da memória emotiva, o ator deveria lembrar de uma experiência pessoal próxima e a partir dela, desencadear a emoção semelhante na personagem.

Surrealismo e o Teatro O alemão Bertolt Brecht (1898-1956) foi um dos dramaturgos que mais influenciaram a produção teatral do século XX, inclusive brasileira, ao abandonar a tradição cênica realista. O movimento surrealista inspirou alguns dramaturgos, merecendo destaque Samuel Beckett (1906-1989) e o romeno Eugène Ionesco (1912-1994) a criar peças nas quais o realismo das situações fosse abolido e a linguagem se desconstruísse por meio de diálogos ilógicos e personagens estranhas. Esse movimento recebeu o nome de teatro do absurdo. Ex: texto da pag. 19 Vídeo: A Cantora Careca - http://www.youtube.com/watch?v=8gcCUaNod9k

Fonte: Texto - Sistema Uno Vídeos – Youtube Imagens - Google