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A COMMÉDIA DELL’ARTE PARTE 1.

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Apresentação em tema: "A COMMÉDIA DELL’ARTE PARTE 1."— Transcrição da apresentação:

1 A COMMÉDIA DELL’ARTE PARTE 1

2 O que é a Commédia Dell’arte?
Gênero teatral ( entre o século XVI e o XVIII) Marcado pela organização profissional dos artistas Centrado na figura do ator Simboliza a retomada do profissionalismo Marcado pela tradição cômica popular Pela especialização em tipos dramáticos definidos Pelo forte caráter improvisacional Pela mistura de dialetos em cena

3 A commédia Dell’arte é um gênero centrado no desempenho do ator
Origens do termo Commédia Dell’arte: a) Teatro por ofício b) Arte no sentido de “habilidade especial”, um teatro virtuoso, de múltiplos talentos A commédia Dell’arte é um gênero centrado no desempenho do ator

4 O ator de Commédia Dell’arte
Se especializava em uma categoria de personagem Em função do tipo, organizava todo o seu treinamento O ator constrói um repertório a serviço do papel O desempenho solicitava a articulação de diversas habilidades: Cantar, dançar, declamar poesia, lutar, fazer acrobacia, malabarismo, tocar algum instrumento, contar piada, saber falar mais de um dialeto etc.

5 As Companhias Possuíam um caráter empresarial, com contrato e tudo
Cada ator acrescenta como “capital” seus conhecimentos e habilidades O chefe da companhia era ator, “diretor” e dramaturgo da peça. Os grupos eram regidos por regulamentos O número de participantes interferia na construção do enredo e dizia respeito ao perfil das personagens Uma media de 12 atores A cada saída de atores o repertório tinha que ser revisto

6 O enredo Um casal que quer ficar junto Os pais não permitem
Os servos ajudam Mas acontece diversas trapalhadas durante o processo A peça é dividida é núcleos: Núcleo dos velhos (ou patrões), núcleo dos servos e núcleo dos enamorados.

7 Personagens tipos Arlequim (fala bergamazo) Briguela (fala bergamazo)
Esmeraldina (fala bergamazo) Núcleo dos servos, que exigia grande preparo corporal e sensibilidade para o cômico.. Os servos são espertos, ingênuos, esfomeados e atrapalhados.

8 Personagens tipos Pantaleão (fala veneziano)
Pai ranzinza da enamorada ou marido traído de uma esposa mais jovem. Avarento, libidinoso e facilmente enganado. Doutor (fala bolonhês) Faz dupla com o Pantaleão. Pode ser o pai do enamorado ou da enamorada. É pedante é quer se passar por culto.

9 Personagens tipos Os enamorados (falavam toscano)
Representado por jovens eruditos. Seus números são líricos e envolvem o uso de músicas e poesias. Os atores possuíam domínio linguístico e abusavam de figuras de linguagem, citavam versos e trechos de livros Capitão (fala com sotaque espanhol) Soldado fanfarrão, sedutor, que finge bravura. É uma espécie de enamorado cômico

10 Estrutura das peças de Commédia Dell’ arte
A peça se baseia num scenário ou canováccio (num roteiro básico) Todo o restante era improvisado pelos atores A história sempre girava em torno da mesma galeria de personagem e um enredo parecido Os atores usavam máscaras e figurinos (menos os enamorados) de acordo com a tradição do papel Participação de mulheres Aprendizagem por tradição (de pai para filho)

11 PARTE 2

12 PARTE 2

13 A relação com a personagem
Obedecia a uma tradição Cada personagem possui personalidade e comportamentos típicos Cada tipo possui um dialeto específico

14 A dramaturgia Nasce do ofício de representar
E é resultado da articulação do repertório dos atores e da construção de um enredo Papéis organizados em duplas O espetáculo não é centrado no texto Uso de roteiros

15 As máscaras Meias máscaras
O aspecto da máscara comunica com a tradição relativa a cada papel Os enamorados não usavam máscaras Provocam a identificação imediata das personagens Envolve um treinamento da expressividade com o uso da máscara

16 Alguns termos Lazzi – números cômicos autônomos dentro da intriga. Muitas vezes funcionava como ligação Canovvacci – Roteiro, enredo Zanni– servo

17 Razões para o esgotamento

18 PONTOS DE REFLEXÃO LUGAR DA IMPROVISAÇÃO
A IMPROVISAÇÃO A PARTIR DE UM REPERTORIO IMPROVISAÇÃO COMO FRUTO DE TREINAMENTO A HERANÇA CARNAVALESCA ARLEQUIM E O DIABO A espeialização como estratégia de produção de espetáculos


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