Complemento Nominal e Adjunto Adnominal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Termos da Oração Profa. Shirlene Xavier.
Termos Integrantes da Oração
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
TERMOS RELACIONADOS AO NOME
Adjunto adnominal, aposto, complemento nominal e vocativo
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Período Composto por subordinação
Frase - Oração - Período
AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome
Sintaxe de Regência Nominal.
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
COMPLEMENTO NOMINAL.
Revisão – termos da oração
Língua Portuguesa Complemento Nominal Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ADJUNTO ADNOMINAL Adjunto adnominal é o termo que caracteriza e/ou define o nome sem intermediação de um verbo. As classes de palavras que podem desempenhar.
COMPLEMENTO NOMINAL Complemento nominal, em análise sintática, é um termo integrante, referente a substantivo, adjetivo e advérbio, que completa o sentido.
Oficina de Pontuação Ensino Propulsor
TRANSITIVIDADE VERBAL
Gramática da Sapatilha
Complemento Nominal e Adjunto Adnominal
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
RELAÇÃO MORFOSSINTÁTICA
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Prof. Francisco Platão Savioli
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO Prof.: Jeswesley Mendes.
Sintaxe.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Tipos de Predicado.
Adjunto Adnominal Definição: termo que modifica o sentido do substantivo, qualificando-o, especificando-o, determinando-o ou indeterminando-o.
Termos Associados ao Nome
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
COMPLEMENTOS NOMINAIS 8º ANO 3º trimestre Profª Andréa
Análise Sintática Parte 2.
Adjunto Adnominal X Complemento Nominal
Professora: Vilma Paixão
Profª Adriana Paula Chaves
OS TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
Concordância Nominal.
ADJUNTO ADNOMINAL E PREDICATIVO
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Tipos de predicado.
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
COMPLEMENTO NOMINAL.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Pré-vestibular Quilombo Ilha
PREDICADO VERBAL, NOMINAL E VERBO-NOMINAL
Termos integrantes Dá-se o nome de termos integrantes da oração às palavras que completam o sentido de adjetivos, substantivos, verbos e advérbios.
DIFERENÇA ENTRE COMPLEMENTO NOMINAL X ADJUNTO ADNOMINAL REGRA BÁSICA:
TERMOS RELACIONADOS AO NOME PROFª.: ALINE BERNAR MATÉRIA: GRAMÁTICA.
Diferenças entre complemento nominal e adjunto adnominal
TERMOS RELACIONADOS AO VERBO Profª.: Aline Bernar Matéria: Gramática.
Tipos de predicado “O predicado verbal, que exprime um fato, um acontecimento, ou uma ação, tem por núcleo um verbo, acompanhado ou não, de outros elementos".
Resumo Assuntos estudados
Sintaxe – Parte II Material complementar
PERÍODO COMPOSTO REVISÃO DE CONTEÚDO Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva.
A DJUNTO A DNOMINAL X C OMPLEMENTO N OMINAL. D IFERENÇAS 1ª - o complemento nominal se liga a substantivos abstratos, a adjetivos e a advérbios; o adjunto.
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
Principais diferenças entre complemento nominal e adjunto adnominal
SINTAXE Importância da gramática LER E ESCREVER
Transcrição da apresentação:

Complemento Nominal e Adjunto Adnominal Profa Célia Trindade de Araújo e Silva

Complemento Nominal  Quanto à relação: vem sempre associado a um nome de significação transitiva que pode ser um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio.  Quanto à forma: liga-se ao nome sempre por meio de uma preposição.  Quanto ao valor: indica o alvo sobre o qual recai a ação do nome.

Adjunto Adnominal  Quanto à relação: vem sempre associado a um nome que seja núcleo de um termo. Quanto à forma: liga-se ao nome – com ou sem preposição – sem a mediação de verbo. Entre um adjunto adnominal e o nome a que ele se refere não se interpõe nenhum outro termo, com exceção de outro adjunto adnominal.  Quanto ao valor: é um atributo (qualificador-caraceterizador) do nome ao qual se refere.

Complemento Nominal ou Adjunto Adnominal? O adjunto adnominal pode ligar-se ao nome por meio de uma preposição e isto pode gerar confusão com o complemento nominal. Para diferenciar o complemento nominal do adjunto adnominal observe os seguintes dados:  Quando o complemento nominal vem associado a adjetivos ou advérbios, não pode ser confundido com o adjunto adnominal, já que este nunca vem associado a essas duas classes. Ex1.: Sua resposta foi ofensiva ao povo. adjetivo Complemento nominal

Ex2: Agiu contrariamente ao pensamento. advérbio Complemento nominal Quando um termo da oração vem associado a um substantivo de significação transitiva, pode, em princípio, ser adjunto adnominal ou complemento nominal. Para distinguir um do outro, monte o seguinte raciocínio: Se esse termo estiver funcionando como o alvo, o destino da ação nominal, classifica-se como complemento nominal; caso contrário, será adjunto adnominal.

Ex1 : A resposta ao público foi insatisfatória. Complemento nominal substantivo alvo da resposta de significação transitiva Ex2 : A resposta do professor foi insatisfatória. Adjunto adnominal Substantivo Não é o alvo, mas o agente da resposta de significação transitiva

Resumindo  Se o termo em estudo for o agente da ação  adjunto adnominal  Se o termo em estudo for paciente/ alvo da ação  complemento nominal Ex.: A acusação do vereador foi considerada uma ofensa ao prefeito. nome indicador de ação nome indicador de ação  “do vereador”: adjunto adnominal (indica o agente; ele acusou).  “ao prefeito”: complemento nominal ( indica o paciente; ele foi ofendido) Se o nome é adjetivo ou advérbio, o termo em estudo funciona sempre como complemento nominal. Ex1.: Seu amigo está descontente com nossa atitude. advérbio Complemento nominal

Ex2: A fazenda ficava bem longe da cidade. advérbio Complemento nominal Observação: O adjunto adnominal nunca se refere a adjetivo, nem a advérbio. Se o nome é um substantivo concreto, o termo em estudo atua sempre como adjunto adnominal. Ex.: As casas de nossa rua tinham quintais com canteiros e árvores. Substantivo concreto Substantivo concreto Adjunto adnominal Adjunto adnominal Observação: O complemento nominal nunca se refere a substantivo concreto.

Se o termo em estudo exprime ideia de posse, ele é sempre adjunto adnominal. Ex1.: O medo dos médicos é que a epidemia se espalhe. Adjunto adnominal Indica posse: medo que os médicos têm. Ex2.: Ele se angustiava com as preocupações do filho. Adjunto adnominal (Exprime posse)

Bibliografia Ferreira, Mauro Aprender e praticar gramática / Mauro Ferreira – Ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2003. Savioli, Francisco Platão Gramática em 44 lições / Francisco Platão Savioli – São Paulo: Editora Ática, 1994.