GEOGRAFIA – QUE MUNDO É ESSE?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS ESTRELAS OS PLANETAS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
Advertisements

Os Astros.
O sol O Sol é uma estrela, como todas as outras que vemos no céu à noite. A diferença é a distância. As outras estão a anos-luz de distância, ao passo.
O Sistema Solar.
Físico-Química Estrelas Sistema Solar Segredos dos planetas Galáxias
O sistema solar.
O Universo e o Sistema Solar
Planetas, Satélites, Cometas e Asteróides.
Sistema Solar.
Sistema Solar.
Os astros.
SISTEMA SOLAR.
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Planetas Gasosos Denise Daniel Isabela P. Bruno Matheus
Sistema Solar Adaptação: Fernanda Gonçalves.
Asteróides Um asteróide é um corpo menor do sistema solar, geralmente da ordem de algumas centenas de quilômetros apenas. É também chamado de planetóide.
Abertura do Setor de Astronomia - CDCC
AS ESTRELAS OS PLANETAS
Ciências . Aula 01 Astronomia.
O SISTEMA SOLAR Prof. Leonardo Gama.
Colégio Manuel Bernardes
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Os astros Prof. Marcelo.
Os corpos celestes do Universo
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
REVISÃO P1- 6º Ano Ta feliz? Viva a GEOGRAFIA!.
Sistema Solar.
Constituição do Sistema Solar
O Sistema Solar teve origem há cerca de 4600 milhões de anos.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Os Astros O Sistema Solar.
PROFESSOR OSMAR WILLANS
Noções de Astronomia Universo: constituído por tudo o que existe: tempo e espaço, matéria e energia Dúvidas: Qual é o tamanho do Universo? Ele é finito.
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Sistema Solar.
Trabalho de Física.
Profa. Gabriela Soares Traversi
OS PLANETAS.
Realizado por Paula Carolina e Diana Marques
O Espaço.
O Sistema Solar 8-abr-17.
Encare as perguntas e descubra se você conhece bem o Sistema Solar.
Professora: Marise Rabelo
O SISTEMA SOLAR.
O SISTEMA SOLAR.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
Sistema Solar.
Astronomia e Astrofísica
O que existe no Sistema Solar
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
As Leis de Kepler Lei de Newton Gravitação Universal
Sistema Solar A Terra, a Lua e o Sol fazem parte do Sistema Solar.
Vamos viajar pelo Espaço!!!
Sistema Solar.
DESCOBRINDO O CÉU.
Bem Vindos à Astromania !
O Sistema Solar Formado pelo Sol, os planetas, asteróides e cometas.
O Universo e o Sistema Solar
LEIS DE KEPLER.
Aula de ciências 6º ano 1º bimestre
Sistema Solar 6º Ano.
Sistema Solar Nome 1 Nome 2.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO – OS ASTROS
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
O SOL. O SOL OS PLANETAS MERCÚRIO Próximo ao Sol. Não apresenta atmosfera. Temperatura 400°C a – 100°C VÊNUS Atmosfera densa com gás carbônico. Presença.
Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano
Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA – QUE MUNDO É ESSE?

O Sistema Solar atual é formado pelo Sol, os nove planetas conhecidos, um anel de asteróides entre Marte e Júpiter e outro chamado Cinturão de Kuiper, localizado depois da órbita de Netuno. Sem falar nos cometas. O novo Sistema Solar (gravura fora de escala). E quanto à Terra? Bem, afinal alguém descobriu que fazíamos parte da família do Sol. Isso foi por volta do ano 500 antes de Cristo. Hoje, é irresistível brincar com a idéia de que enquanto o Brasil fazia 500 anos, a Terra, cujo dia também se comemora em 22 de abril, "completava 2.500 anos". Feliz aniversário! http://www.zenite.nu/

JOSÉ ROBERTO V. COSTA Astronomia no Zênite Zoológico espacial JOSÉ ROBERTO V. COSTA Astronomia no Zênite Estrelas, planetas rochosos e gasosos, planetas anões, satélites, cometas e asteróides... Quais as diferenças entre todos eles? Chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas e saber quem é quem neste verdadeiro zoológico espacial. Então, sem mais demora, vamos logo a classificação desses “bichos”!  O Sol é uma estrela – uma estrela anã. Existem estrelas de volumes, massas e cores variadas. Mas há algo em comum a todas elas. As estrelas são constituídas, em sua maior parte, de hidrogênio e o hélio. Esses gases estão na forma de plasma, o quarto estado da matéria. Toda estrela é um corpo celeste feito de plasma que se mantém coeso devido a força gravitacional de sua enorme massa. Estrelas não são habitáveis, mas somente graças a elas a vida pode surgir em algum planeta ao redor.

Planetas não emitem luz e radiação como as estrelas    Planetas não emitem luz e radiação como as estrelas. Mas além disso, para que um corpo celeste ser chamado de planeta ele deve: 1) estar em órbita ao redor do Sol, 2) ter uma forma arredondada e 3) ser um objeto de dimensão predominante entre os demais que estiverem em órbitas vizinhas. O resultado prático dessa definição é que o Sistema Solar fica com oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, que foi descoberto em 1930, possui características físicas e orbitais que só recentemente foram melhor compreendidas pelos astrônomos. Por isso ele passa a integrar uma nova classe de objetos, a dos planetas anões. Pela definição, o Sistema Solar tem três planetas anões: Plutão, Ceres e Éris. Esses astros não se encaixam no item 3 da definição de planeta, apresentada acima.

   Os satélites naturais (também chamados luas) são corpos celestes que circulam em torno de um planeta. Satélites não estão em órbita de uma estrela, mas podem ser arredondados ou não. As luas de Marte, por exemplo, são irregulares. A Lua é um satélite da Terra. O centro de gravidade do sistema Terra-Lua fica abaixo da superfície terrestre (embora distante do centro da Terra). No caso dos satélites de Júpiter, o centro de gravidade fica bem mais perto do centro desse planeta. Os satélites são sempre menos massivos (e menores) que os planetas em torno dos quais orbitam. Porém, isoladamente, um satélite pode ser maior que um planeta. É o caso, por exemplo, de uma das luas de Saturno, Titã – maior que o planeta Mercúrio.

Alguns satélites do Sistema Solar Nome do satélite Planeta a que pertence Diâmetro aproximado Período orbital Ganimedes Júpiter 5.260 km 7 dias Titã Saturno 5.150 km 16 dias Tritão Netuno 2.710 km 6 dias Miranda Urano 2.400 km 1,4 dias Deimos Marte 23 km 1,3 dias Leda 10 km 241 dias Para efeito de comparação, a Lua tem 3.476 km de diâmetro e leva 27 dias para completar uma volta em torno da Terra (revolução).

   Asteróides são corpos rochosos que estão em órbita do Sol, mas são pequenos e têm formas irregulares. Às vezes são chamados de planetóides. Os asteróides são feitos do material remanescente da formação do Sistema Solar. Os que estão situados logo após a órbita de Marte, no chamado Cinturão Principal, são provavelmente restos de matéria que nunca conseguiu se agregar para formar um planeta, devido a influência gravitacional de Júpiter. Asteróide vem do grego aster, estrela, e oide, sufixo que indica semelhança. Isso se deveu as primeiras observações desses objetos, no século XIX. Na prática não existe tal similaridade. Estima-se que existam mais de 400 mil asteróides com diâmetro superior a 1 km. Foram catalogados pouco mais de 3 mil. Há um segundo cinturão de Asteróides depois da órbita de Netuno, chamado Cinturão de Kuiper, mas esses objetos devem ter algumas características distintas daqueles do Cinturão Principal.

Cometas famosos e suas passagens pela Terra    Cometas são ainda menores que asteróides e também são lembranças da época da formação do Sistema Solar. Verdadeiros fósseis espaciais, os cometas, no entanto, se desgastam a cada passagem, ao exibir suas caudas que nada mais são que material de seu próprio núcleo, uma “bola de gelo suja” de dióxido de carbono, metano, amônia, água e alguns minerais. Nunca confunda cometas com meteoros, que são as populares “estrelas cadentes”. Embora também venham do espaço, meteoros são um fenômeno atmosférico. Eles riscam um céu com velocidade, todas as noites, sendo visíveis no máximo por alguns segundos. Cometas são corpos celestes que giram em torno do Sol como os planetas e asteróides, exibindo uma ou mais caudas quando se aproximam do astro-rei. Cometas são visíveis no céu por semanas ou meses. Eles não “passam voando”. Cometas famosos e suas passagens pela Terra * Data do periélio, ou seja, sua menor distância ao Sol. Cometas famosos e suas passagens pela Terra Nome Última passagem* Período orbital Halley 09/fev/1986 76,1 anos Encke 19/abr/2007 3,3 anos Hale-Bopp 31/mar/1997 4.000 anos Borrelly 14/set/2001 6,86 anos

Próximos passos: 1-Vamos observar as aulas com animação no programa Ensino Fundamental 3 em 1, na área de trabalho do seu computador na sala de informática. Boa aula! 2- Responda em dupla as atividades no UNO páginas 4 e 5. Bom trabalho! Professora Marluci