CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 4ª AULA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
Advertisements

“A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Há Muitas Moradas na Casa do Pai (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
DA CRIAÇÃO Formação dos Mundos DA CRIAÇÃO.
COSMOLOGIA MATERIAL E ESPIRITUAL AULA 4.
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 2ª AULA
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 3ª AULA
AMOR À VIDA AMOR À VIDA INSTITUIÇÃO BENEFICENTE "A LUZ DIVINA"
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Módulo III - DEUS Objetivo Geral
Programa II Roteiro 17.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
Departamento de Orientação Mediúnica Todos somos médiuns?
CAPÍTULO III - DA CRIAÇÃO
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
AULA 3 VT 1 A CRIAÇÃO DO HOMEM.
ORIGENS ORIGENS ORIGENS ORIGENS MÓDULO 3 ORIGENS ORIGENS.
Federação Espírita Brasileira Lei de Destruição e Lei de Conservação
DEUS existe?. DEUS existe? O que nos dá a certeza da existência de DEUS?
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
A CRIAÇÃO DO UNIVERSO Damião - Agosto/1999.
OS DIFERENTES MUNDOS HABITADOS
A necessidade de nascer de novo
A ERA DO HOMEM ESPIRITUAL E A NOVA RAÇA NA NOVA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA.
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 7ª AULA
Terra - escola dos Espíritos
PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS. PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
veio morar no meio de nós
Princípio Vital L.E cap 4 Perg. 60 A 75 Ler: L.E. 540, 592, 597, 607.
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 5ª AULA
01/21.
Reino de Deus se não nascer de novo
Os Espíritos e Sua Morada
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
“Há muitas moradas na casa de meu Pai” Capítulo III itens 1 a 7
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
LIVRO DOS ESPIRITOS CAPITULO 4
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
Há muitas moradas na casa de Meu Pai
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
Grupo Espírita Allan Kardec
Evangelho Segundo o Espiritismo
OS DIFERENTES MUNDOS HABITADOS
15 DE FEVEREIRO UMBERTO FABBRI 26 DE FEVEREIRO ROSANA CARDOSO.
4. OCUPAÇÃO DOS ESPÍRITOS JUNTO AOS ENCARNADOS
ABORTAMENTO.
Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
DESENCARNAÇÃO A vida futura
VT 1 A CRIAÇÃO.
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:
Centro Espírita Allan kardec
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
CICLO II 18 de Julho PM Quarta Marisa Libório
FORMAÇÃO MEDIÚNICA I CURSO PROGRAMA DE ESTUDO SISTEMATIZADO DO CEFAK
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
FAMÍLIA E REENCARNAÇÃO
A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA
Deus e a Criação do Universo
Livro dos Espíritos, parte terceira, Capítulo ix
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
ESE, Capítulo III – 13 a 15. “(..) o nosso globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso. Ele progride, fisicamente, pela transformação.
Transcrição da apresentação:

CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 4ª AULA COMUNHÃO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES - 2013

LIVRO PRIMEIRO As Causas Primárias CAPÍTULO 3 – CRIAÇÃO Abrangendo as Questões: 37 a 59 Formação dos mundos; Povoamento da terra.Adão; Diversidade das raças humanas; Pluralidade dos mundos; Considerações e concordâncias bíblicas referentes à criação

COMENTÁRIOS FEITOS PELOS ALUNOS DA QUARTA- FEIRA . Sentimento de pequenez Reflexão sobre pequenos valores Somos importantes no Universo Estamos em evolução Gratidão pela encarnação Sentimento de imensidão Paralelo entre evolução hominal e infinito Incapacidade de conhecimento Fazemos parte do universo\troca de energia

Formação dos mundos Entende-se por Universo os astros e os mundos visíveis ou não, que se movem no espaço e tudo o que eles contém: seres animados e inanimados, assim como os espaços e os fluidos que os cercam.

Na Questão 38, Kardec pergunta: Como criou Deus o Universo? Os Espíritos respondem:“Pela sua Vontade”. Sendo que os mundos se formam pela condensação da matéria disseminada no Espaço e só o Criador sabe o número de séculos que dura a formação dos mundos”.

“Ninho gerador de toda massa incomensurável, o Fluido Universal era energia a princípio difusa, que após concentrar-se, foi-se fragmentando aos poucos em miríades de núcleos menores a agigantar-se e expandir-se em nuvens de partículas, que através dos milênios foram se transformando progressivamente em matéria, processo esse que se mantém até nossos dias a revelar a grandeza de Deus”.

“A condensação dessa matéria espalhada no espaço infinito é que pontilhou-o de sóis, mundos, estrelas, astros, asteróides e cometas, com infinita variedade de massas, luminosidade e propriedades. As forças de atração entre os corpos celestes mantém o equilíbrio de modo à posição de cada um deles permanecer estável em relação aos demais”.

“Os cometas em suas órbitas aparentemente conflitantes com a clássica disciplina cósmica, são um começo de condensação da matéria, mundos em via de formação. Cada corpo celeste tem a sua parte de influência, mas ela é restrita a certos aspectos físicos de equilíbrio de forças” Mundos já completamente formados desaparecem, desintegram-se e sua matéria espalha-se novamente no espaço.” Deus renova os mundos como renova os seres vivos ( LE, perg.41)

Na Questão 44, Kardec pergunta Donde vieram para a Terra os seres vivos? “A Terra lhes continha os germens, que aguardavam momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se congregaram, desde que cessou a atuação da força que os mantinha afastados e formaram os germens de todos os seres vivos. Estes germens permaneceram em estado latente de inércia, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propício ao surto de cada espécie. Os seres de cada uma destas se reuniram, então, e se multiplicaram.” Esses elementos orgânicos“Achavam-se, por assim dizer, em estado de fluido no Espaço, no meio dos Espíritos, ou em outros planetas, à espera da criação da Terra para começarem existência nova em novo globo.”

Na Questão 46, Kardec pergunta: Ainda há seres que nasçam espontaneamente? “Sim, mas o gérmen primitivo já existia em estado latente”.

Na Questão 49, Kardec pergunta: por que não mais se formam espontaneamente homens, como na origem dos tempos? “O princípio das coisas está nos segredos de Deus. Entretanto, pode dizer-se que os homens, uma vez espalhados pela Terra, absorveram em si mesmos os elementos necessários à sua própria formação, para os transmitir segundo as leis da reprodução.

Povoamento da terra.Adão; Diversidade das raças humanas; Na Questão 50, Kardec pergunta:A espécie humana começou por um único homem? “Não; aquele a quem chamais Adão não foi o primeiro, nem o único a povoar a Terra.”

“Do clima, da vida e dos costumes. Na Questão 52, Kardec pergunta:Donde provêm as diferenças físicas e morais que distinguem as raças humanas na Terra? “Do clima, da vida e dos costumes. Dá-se aí o que se dá com dois filhos de uma mesma mãe que, educados longe um do outro e de modos diferentes, em nada se assemelharão, quanto ao moral.”

Pluralidade dos mundos Seria absurdo supor-se que, entre tantos bilhões de galáxias, cada uma delas contendo bilhões de estrelas, em torno das quais hão de girar outros tantos planetas, somente a Terra gozasse o privilégio da vida.

Na Questão 57, Kardec pergunta:Não sendo uma só para todos a constituição física dos mundos, seguir-se-á tenham organizações diferentes os seres que os habitam? “Sem dúvida, do mesmo modo que no vosso os peixes são feitos para viver na água e os pássaros no ar.”

Considerações e concordâncias bíblicas referentes à criação A Bíblia não está errada; a conclusão a tirar-se é que os homens se equivocaram ao interpretá-la, uma vez que se está sujeito ao erro quando se toma ao pé da letra expressões de uma linguagem freqüentemente figurada

A casa do Pai é o universo. EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO: ITENS 1 A 5; 8 a 19 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI A casa do Pai é o universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, oferecendo aos espíritos desencarnados estações apropriadas ao seu adiantamento e dos quais, a Terra, nosso insignificante planeta, faz parte.

PODEMOS CLASSIFICAR ESSAS DIFERENTES MORADAS COMO: MUNDOS PRIMITIVOS MUNDOS DE EXPIAÇÕES E PROVAS MUNDOS DE REGENERAÇÃO MUNDOS FELIZES MUNDOS CELESTES OU DIVINOS

NADA FICA ESTACIONÁRIO NA NATUREZA O progresso é uma das leis da natureza. Todos os seres da Criação, animados e inanimados estão submetidos a ela, pela bondade de Deus, que deseja que tudo se engrandeça e prospere.

TERRA – PASSARÁ A MUNDO REGENERADOR A Terra, seguindo essa lei, esteve material e moralmente num estado inferior ao de hoje e, atingirá, sob esses dois aspectos, um grau mais avançado. Ela chegou a um de seus períodos de transformação, e vai passar de mundo expiatório a mundo regenerador.

O Power Point foi montado tendo-se como base: O LIVRO DOS ESPÍRITOS – ALLAN KARDEC - TRADUÇÃO J.HERCULANO PIRES – EDITORA LAKE – CAPITULO III – PG. 65 A 69 4ª AULA - LIVRO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 1º ANO (Elaborado pela F.E.E.S.P.) EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAPÍTULO III - ITENS 1 A 5; 8 A 19 JESUS E O EVANGELHO À LUZ DA PSICOLOGIA PROFUNDA – PG. 33- JOANNA DE ANGELIS/ DIVALDO

SUGESTÕES DE LEITURA OS EXILADOS DA CAPELA – Edgard Armond A CAMINHO DA LUZ – Chico Xavier /Emmanuel O SISTEMA DE CAPELA – João Berbel/ Galileu Galilei/ Karran A GÊNESE – CAP.9 –ITENS 12 A 14 E CAP.18 EXILADOS DO AMOR – Sandra Carneiro/ Lucius JORNADA DOS ANJOS -Sandra Carneiro/ Lucius (sugerido pela aluna do Curso)