3.Productividade Científica e tecnológica Medição de produtividade dos trabalhadores 3 dificuldades: Quem contabilizar? Inconsistência na definição de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário sobre Propriedade Intelectual para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique “O uso do sistema da Propriedade Intelectual.
Advertisements

Bases de Concorrência no Setor Agroindustrial
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
PROPRIEDADE INTELECTUAL, ÉTICA E CIDADANIA Luís Bernardo C. Cascão 2011.
GEDM, ESTAL, 31/01/2004 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 13, 31/01/2004 > Multimédia em Portugal: >
Profa. Adriana Diaféria
Atividade industrial nos paises subdesenvolvidos
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
PADRÕES DE MUDANÇA NAS TECNOLOGIAS E NOS MERCADOS
INOVAÇÃO E GESTÃO NA EMPRESA
Texto 3 “EUA: o berço do capitalismo de gestão”
GESTÃO DA INOVAÇÃO.
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
Patentes de Software: Sim ou Não?
Apresentação à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados Jorge Avila 27/06/2012.
Financiadora de Estudos e Projetos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Instituto de Economia/ UFRJ IEE Curso de Economia da Tecnologia
O ESTADO ATUAL DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE INCENTIVO À INOVAÇÃO
Propriedade Intelectual
O porquê de um plano nacional de difusão da Banda Larga.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
A passagem da Espanha para a Europa em que pode confiar.
Obesidade Infantil em Portugal
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel Rovuma, Fevereiro 2006 Maputo O papel do direitos.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Mestrado em Engenharia de Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia Protecção de Propriedade Intelectual Luís Simões Rui Pimentel Rui Teixeira 24/10/03.
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Master on Engineering and Management of Technology
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Tecnologia, Ciência e Inovação
O PARQUE DE BIOTECNOLOGIA DE PORTUGAL ESTÁ A CRIAR VALOR PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS FOMENTANDO INVESTIMENTOS E INICIATIVAS EMPRESARIAIS DE BASE CIENTÍFICA.
dos Objectivos à Concretização
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia Contributo para a Análise dos Factores Críticos de Sucesso para a Dinamização da Cooperação Inter - Empresarial.
BIOCANT PARK A NOSSA VISÃO O PARQUE DE BIOTECNOLOGIA DE PORTUGAL ESTÁ A CRIAR VALOR PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS FOMENTANDO INVESTIMENTOS E INICIATIVAS.
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
Tecnologia Cibernética e Investigativa Outros Aspectos.
An Overview of Innovation Stephen J. Kline and Nathan Rosenberg Miguel Gonçalves Casimiro Rui Pimentel Amarante dos Santos 10 October 2003 Innovation and.
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel VIP, Junho 2005 Maputo O papel das patentes e das.
Inovação que não necessita de I&D: sugestões para uma política de inovação tecnológica centrada na difusão e na procura Marketing das Organizações Políticas.
Isabel Morgado A PROTECÇÃO DAS INVENÇÕES EM A Propriedade Industrial e a Competitividade das Organizações
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
Competitividade Científica para a Era do Conhecimento Era do Conhecimento.
Transferência de Resultados da Investigaçäo Universidad de Las Palmas de Gran Canaria.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Cooperação Interindustrial e Redes de Empresas
PCTI - Andreia Rosa, Fernando Vendas e Paulo Lopes 24/10/2003 Informação Geral da Empresa: –KTOP Portugal (Nome fictício); –Empresa integrada num grupo.
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Desafios e Perspectivas Joel Weisz Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM Rio de Janeiro, 28 de maio de 2015 cognética.
Prof. Dr. Daisson José Trevisol INOVAÇÃO EM SAÚDE.
Inovação nas Organizações
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa APROPHARMA – Programa Avançado para Executivos na Indústria Farmacêutica Alguns aspectos sobre propriedade.
Parcerias com Empresas em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) Prof Dr Jeovan Figueiredo (UFMS)
A Economia do Conhecimento, o Comércio Multilateral e o Brasil Campinas, 19/12/05 CNPM - Embrapa.
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
INSTITUTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DO ESTADO DO AMAPÁ.
Interação entre Universidades e Empresas: o ponto de vista das empresas de Minas Gerais que investem em P&D PINTEC 2003 MG Survey.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de utensílios domésticos, bebedouros, filtros ou similares. Inventor: Haroldo Hellmut Kiessling.
Inovação Tecnológica & Propriedade Intelectual “Peer Production” Conhecimento Compartilhado “Commons” Conferência do Sudeste B.HTE
Perspectivas da biblioteca frente as tecnologias da informação 3º Seminário Interno da Rede SIRIUS  Fernanda Lobo Bibliotecária na Biblioteca CCS/B
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Transcrição da apresentação:

3.Productividade Científica e tecnológica Medição de produtividade dos trabalhadores 3 dificuldades: Quem contabilizar? Inconsistência na definição de categorias Falta de dados

Índices Índices incumbentes: 1.Patentes 2.Publicações e nº de citações (quantidade e qualidade do output científico) 3.Cooperação empresas inovadoras – outras empresas/universidades/institutos (difusão de conhecimento) Novos índices: 1.Nº spinoffs gerados em universidades/institutos (participação de investigadores noutras actividades económicas) 2.Utilização de redes de banda-larga (conectividade)

Patentes Tentativa de reconciliar os interesses do inventor de proteger e rentabilizar o seu investimento e da sociedade em difundir e utilizar esse novo conhecimento (Pavitt, 1997)

Patentes Discussão: -Será uma medida de output científico ou de input de mercado? (Pavitt, 1997) -Altamente dependente do tecido industrial: -1. Dimensão da empresa (exemplo da indústria automóvel) -2. Localização do centros de desenvolvimento das multinacionais -3. Outras estratégias de protecção de propriedade intelectual (secretismo) Gráfico

Produtividade científica -Medida de produtividade marginal -Estádios de desenvolvimento diferentes entre países Infância Maturidade/ estacionaridade

Dimensão Voltar turnover of top Portuguese auto firm Adapted from Veloso et. al., 2000