A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel VIP, 6 - 8 Junho 2005 Maputo O papel das patentes e das.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel VIP, 6 - 8 Junho 2005 Maputo O papel das patentes e das."— Transcrição da apresentação:

1 Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel VIP, 6 - 8 Junho 2005 Maputo O papel das patentes e das marcas no crescimento da economia nacional

2  Criações de aplicação industrial patentes de invenção Modelos de Utilidade Desenhos Industriais

3 Invenção: A ideia que permite encontrar na prática a solução de um problema particular no domínio da técnica. A invenção pode ser um produto ou um processo, ou pode ainda consistir, simultaneamente, num produto e num processo Patente: O título concedido para a protecção de uma invenção

4 Modelo de utilidade

5 Patente de invenção Produção electrónica de alumínio de elevada pureza usando ânodos inertes

6 Modelo de Utilidade

7 Desenho Industrial

8  Sinais distintivos do comércio Recompensas Denominações de origem Indicações geográficas Logotipos Nomes de estabelecimentos Insígnias Marcas

9 O sinal distintivo manifestamente visível e ou audível, susceptível de representação gráfica, permitindo distinguir produtos ou serviços de uma empresa, dos produtos e serviços de outras empresas, composto nomeadamente por palavras, incluindo nomes de pessoas, desenhos, letras, números, sons, cheiro, forma do produto ou da respectiva embalagem; Marca

10 Marcas

11 Logotipos

12 Logotipos (2)

13 Insígnias de Estabelecimento

14 MarcaValor (Biliões U$D) Empresa proprietáriaNacionalidade COCA COLA 67.3Coca-Cola CompanyEUA MICROSOFT 61.3Microsoft Corp.EUA IBM 53.7International Business Machines Corp. EUA GE 44.1General Electric CompanyEUA INTEL 33.4Intel Corp.EUA DISNEY 27.0 Disney Corp. EUA MACDONALD’S 25.0McDonald's Corp.EUA NOKIA 24.0Nokia Corp.FINLÂNDIA TOYOTA 22.6 ToyotaJAPÃO Marcas com um valor superior a 1 bilião de dólares (2003) Nível Mundial

15 SimboloMarca Valor ( Biliões de Euros ) Louis Vuiton 8.09 L’Oreal 5.20 BNP PARIBAS 4.72 CHANEL 3.98 DANONE 3.76 CARREFOUR 3.74 Marcas com um valor superior a 1 bilião de Euros (2003) França

16 SimboloMarca Valor ( milhões de Euros ) TMN 1.088 Millennium BCP 865 Banco Espirito Santo 764 BPI 550 EDP 415 CONTINRNTE 263 Marcas com um valor superior a 1 milhão de Euros (2003) Portugal

17 MarcaValor ( milhões de dólares ) ITAÚ 1.200 BRADESCO 828 NATURA 536 BB 520 SKOL 512 PETROBRAS 485 Marcas com um valor superior a 1 milhão de Euros (2003) Brasil

18 A Importância das marcas e patentes no crescimento económico  Permitir a projecção dos próprios produtos interna e internacionalmente  Encorajar e favorecer a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico  Favorecer a transferência de tecnologia  Encorajar, valorizar e proteger as criações humanas  Atrair o investimento estrangeiro

19 A Importância das Marcas e Patentes no crescimento Económico  Melhorar as condições de vida das populações (descoberta de soluções para os problemas das populações) Ex: descoberta de novos medicamentos, soluções para os problemas na agricultura, etc  Garantir os consumidores sobre a origem e a qualidade dos produtos  Permitir o bom funcionamento do mercado

20 Universidade da Flórida  Marca  Patente

21 Instituto da Propriedade Industrial Rua Consiglieri Pedroso 165 C.P. 1072 Maputo - Moçambique www.ipi.gov.mz (Estará activo em breve) Telefone: + 258 1 354900 Fax: + 258 1 354944 Email: ipi@ipi.gov.mz

22 Muito Obrigado!


Carregar ppt "Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel VIP, 6 - 8 Junho 2005 Maputo O papel das patentes e das."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google