Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabrielly Serrao Alterado mais de 9 anos atrás
1
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel VIP, 6 - 8 Junho 2005 Maputo O papel das patentes e das marcas no crescimento da economia nacional
2
Criações de aplicação industrial patentes de invenção Modelos de Utilidade Desenhos Industriais
3
Invenção: A ideia que permite encontrar na prática a solução de um problema particular no domínio da técnica. A invenção pode ser um produto ou um processo, ou pode ainda consistir, simultaneamente, num produto e num processo Patente: O título concedido para a protecção de uma invenção
4
Modelo de utilidade
5
Patente de invenção Produção electrónica de alumínio de elevada pureza usando ânodos inertes
6
Modelo de Utilidade
7
Desenho Industrial
8
Sinais distintivos do comércio Recompensas Denominações de origem Indicações geográficas Logotipos Nomes de estabelecimentos Insígnias Marcas
9
O sinal distintivo manifestamente visível e ou audível, susceptível de representação gráfica, permitindo distinguir produtos ou serviços de uma empresa, dos produtos e serviços de outras empresas, composto nomeadamente por palavras, incluindo nomes de pessoas, desenhos, letras, números, sons, cheiro, forma do produto ou da respectiva embalagem; Marca
10
Marcas
11
Logotipos
12
Logotipos (2)
13
Insígnias de Estabelecimento
14
MarcaValor (Biliões U$D) Empresa proprietáriaNacionalidade COCA COLA 67.3Coca-Cola CompanyEUA MICROSOFT 61.3Microsoft Corp.EUA IBM 53.7International Business Machines Corp. EUA GE 44.1General Electric CompanyEUA INTEL 33.4Intel Corp.EUA DISNEY 27.0 Disney Corp. EUA MACDONALD’S 25.0McDonald's Corp.EUA NOKIA 24.0Nokia Corp.FINLÂNDIA TOYOTA 22.6 ToyotaJAPÃO Marcas com um valor superior a 1 bilião de dólares (2003) Nível Mundial
15
SimboloMarca Valor ( Biliões de Euros ) Louis Vuiton 8.09 L’Oreal 5.20 BNP PARIBAS 4.72 CHANEL 3.98 DANONE 3.76 CARREFOUR 3.74 Marcas com um valor superior a 1 bilião de Euros (2003) França
16
SimboloMarca Valor ( milhões de Euros ) TMN 1.088 Millennium BCP 865 Banco Espirito Santo 764 BPI 550 EDP 415 CONTINRNTE 263 Marcas com um valor superior a 1 milhão de Euros (2003) Portugal
17
MarcaValor ( milhões de dólares ) ITAÚ 1.200 BRADESCO 828 NATURA 536 BB 520 SKOL 512 PETROBRAS 485 Marcas com um valor superior a 1 milhão de Euros (2003) Brasil
18
A Importância das marcas e patentes no crescimento económico Permitir a projecção dos próprios produtos interna e internacionalmente Encorajar e favorecer a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico Favorecer a transferência de tecnologia Encorajar, valorizar e proteger as criações humanas Atrair o investimento estrangeiro
19
A Importância das Marcas e Patentes no crescimento Económico Melhorar as condições de vida das populações (descoberta de soluções para os problemas das populações) Ex: descoberta de novos medicamentos, soluções para os problemas na agricultura, etc Garantir os consumidores sobre a origem e a qualidade dos produtos Permitir o bom funcionamento do mercado
20
Universidade da Flórida Marca Patente
21
Instituto da Propriedade Industrial Rua Consiglieri Pedroso 165 C.P. 1072 Maputo - Moçambique www.ipi.gov.mz (Estará activo em breve) Telefone: + 258 1 354900 Fax: + 258 1 354944 Email: ipi@ipi.gov.mz
22
Muito Obrigado!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.