Unidade V II Assunto 1 IMPÉRIO BIZANTINO: - localização;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULAS 7 E 8 ALTA IDADE MÉDIA
Advertisements

1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
O IMPÉRIO ROMANO: AS ÁGUIAS, AS LEIS E A POLÍTICA
BIZÂNCIO.
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
O IMPÉRIO BIZANTINO.
Idade Média Ocidental.
Império Bizantino O império Bizantino, inicialmente conhecido como Império Romano do Oriente ou reinado Romano do Oriente, sucedeu o Império Romano (cerca.
Império Romano do Oriente!
O IMPÉRIO BIZANTINO.
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
IMPÉRIO BIZANTINO.
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
OBJETIVOS EXPLICAR A PAX ROMANA
A Queda do Império Romano
… do Império Romano do Ocidente
O declínio do Império Romano
Características Principais Religiões a nível Mundial
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
O INÍCIO DE UM NOVO PERÍODO
Império Bizantino.
IMPERIO CAROLÍNGIO SÉCULO V AO SÉCULO IX.
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
Corpus juris civilis.
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Uma arte que expressa riqueza e poder
Alta Idade Média Em busca de uma vida melhor
Império Bizantino (335 – 1453).
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
10 A civilização bizantina Capítulo
IMPÉRIO BIZANTINO Professor Romildo Tavares.
Arte Bizantina.
A Queda do Império Romano
Conceito de Idade Média
Uma arte que expressa riqueza e poder
ALTA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Império Bizantino Império Carolíngeo.
ANTIGUIDADE: DO AUGE AO DECLÍNIO
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
IDADE MÉDIA – 476 D.C / 1453 Idade das trevas?.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade II.
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
Professor Romildo Tavares
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
ALTA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Arte Bizantina.
Império Bizantino (335 – 1453) 13/04/2017
CP1 – Liberdade Responsabilidade Democráticas
Enquanto isso, no Oriente....
IMPÉRIO BIZANTINO 14/04/2017
Profº Waldejares Oliveira
( Pax Romana ). ● IMPÉRIO ( 27 – 476 d.C.)  Alto Império  Apogeu.
OU IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE Professora Vanessa Martins
IMPÉRIO BIZANTINO Império Romano do Oriente Origens:
DECLÍNIO E QUEDA Do IMPÉRIO romano
1.1 Poderes e Crenças – Multiplicidade e Unidade
Como o Império Romano chegou ao fim?
Uma sociedade desigual
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
IMPÉRIO BIZANTINO Professor Romildo Tavares Imperatriz Teodora.
Império Bizantino Nome dado a porção oriental do Império Romano, quando este foi dividido em dois no final do século IV.
PROGRAMA I ETAPA 7º ANO Capítulo 1 – O Império Bizantino
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
A Europa do século VI ao século XI. As invasões germânicas Decadência do Império Romano -Crises económico-sociais - crises políticas -Divisão do império.
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
A crise de Roma e o Império Bizantino
Enquanto isso, no Oriente....
IDADE MÉDIA século V ao XV
Transcrição da apresentação:

Unidade V II Assunto 1 IMPÉRIO BIZANTINO: - localização; - governo de Justiniano; - principais contribuições;

Objetivos a. Localizar geograficamente o Império Bizantino. b. Explicar a importância do governo de Justiniano. c. Justificar a importância do legado cultural bizantino.

Síntese: No começo da Idade Média, na Cidade de Constantinopla - antiga capital do Império Romano do Oriente- teve início o Império Bizantino. O Império Bizantino contribuiu no campo do Direito – herdado de Roma – e, nas artes, em particular a Arquitetura.

ANTECEDENTES Com a crise do século III, o Império Romano do Ocidente começou a decair por causa das crises políticas e a deterioração socioeconômica por que passava. A separação do Império Romano se deu com Teodósio I, em 395. A este sucederam seus filhos: Honório (de 395 a 423 d.C.), no Ocidente; e Arcádio (de 395 a 408 d.C.), no Oriente. Em 476, o imperador Rômulo Augusto (Augustulo) caiu nas mãos da tribo dos hérulos, chefiados por Odoacro. A partir daí, o Império Romano Ocidental fragmentou-se em pequenos reinos bárbaros.

Localização e Povoamento: Foi na antiga Bizâncio que o Imperador romano Constantino criou, em 330, a Cidade de Nova Roma, em seguida batizada como CONSTANTINOPLA. LOCALIZAÇÃO: Às margens do Estreito de Bósforo, entre o Mar Egeu e o Mar Negro.

O GOVERNO DE JUSTINIANO (527-565): O mais famoso Imperador do Império Bizantino foi Justiniano , que subiu ao trono em 527 d.C., após a morte de seu pai, Justino I. Justiniano compartilhava a ideia de que o mundo cristão deveria ter uma só religião, uma só igreja e um só chefe. Por isso, desafiou a autoridade papal, e o líder político de Constantinopla passou a exercer a autoridade religiosa em todo Império Bizantino. Surgiu então o CESAROPAPISMO: União do poder político (como um César em Roma) com o poder religioso do Papa.

Em 532, durante uma corrida no hipódromo, teve início uma revolta social que se alastrou para outras regiões: foi a revolta de Nika, que ocasionou milhares de mortes. A rebelião, além de motivos políticos dos inimigos. Causas da revolta: Motivos políticos dos inimigos de Justiniano. Cobrança de impostos excessivos Despotismo do Imperador em relação aos funcionários reais. Reação monofisista às ações ortodoxas do Imperador.

O CÓDIGO DE JUSTINIANO Justiniano sobressaiu-se como legislador. Mandou compilar e rever as leis que se contradiziam e codificar opiniões de juristas romanos, dando origem ao CORPUS JURIS CIVILIS- que era um código harmonizado com a doutrina Cristã, conhecido como CÓDIGO JUSTINIANO. Nos séculos VII e VIII, os árabes tomaram de Bizâncio as regiões da Mesopotâmia, Palestina, Norte da África. A Cidade de Bizâncio estava enfraquecida. Causas do enfraquecimento: Querela monofisista (Crença apenas na natureza divina de Jesus Cristo).

Cristo) A iconoclastia: (Grupo herético contrário à adoração de imagens, o que gerou grande controvérsia religiosa entre 726 e 843. Em vez de estarem unidos para barrarem o inimigo externo, os bizantinos brigavam ente si. Por essa razão, várias regiões do Império preferiram viver sob o governo muçulmano, por acharem que esse as apoiava. Daí não fazerem oposição aos invasores. .

A sociedade bizantina estava assim organizada: Classe governante Clero ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA A sociedade bizantina estava assim organizada: Classe governante Clero Um aristocracia rural forte Um grupo de ricos mercadores Trabalhadores rurais e urbanos.

A economia agrária predominava sobre o artesanato e o comércio. A escravidão e a servidão não se desenvolveram como no Império Romano do Ocidente, porque a classe dos pequenos proprietários rurais era protegida pelo Estado. As cidades de Constantinopla, Alexandria, Éfeso, Antióquia, Corinto, dentre outras, transformaram-se em centros manufatureiros e comerciais.

O DESMEMBRAMENTO DO IMPÉRIO. Até 1453, o Império sofreu várias retrações e períodos de crescimento, como no início do século XI, quando chegou ao apogeu. O Império Bizantino, contudo, foi invadido por povos bárbaros: os normandos, que conquistaram parte do Império na Europa, e os turcos seldjúcidas, que se expandiram da Anatólia até Bagdá. O império caiu definitivamente nas mãos dos Turcos Otomanos em 29 de maio de 1453.

CULTURA: A formação do Império Bizantino foi múltipla: seu alicerce cultural era helenístico e romano, com fundamentos europeus e asiáticos. A mistura do exotismo oriental com a leveza das criações do Ocidente foram expressas nas obras bizantinas. O LATIM se manteve como língua oficial do Império, até o século VI, quando terminou a dinastia Justiniana. A partir daí a língua falada foi o grego.

ARTES: Arquitetura: Construção de inúmeras basílicas, em especial, a Basílica de São Marcos. Desenvolveram a TÉCNICA DE MOSAICO (pequenos pedaços de vidro, pedra, cerâmica que, dispostos lado a lado, formam um painel decorativo.

CAPITEL BIZANTINO

CAPITEL BIZANTINO

Pintura : os afrescos retratavam os santos (ícones) e passagens de sua história. Destacou-se a PINTURA MINIATURISTA (técnica que utilizava pequenos espaços para ilustração).

ESPARTA ( A CIDADE GUERREIRA)

RELIGIÃO A religião era diferente: o culto era em grego, ou no idioma do país em que estava sendo realizado, e não em latim. O Clero secular podia contrair matrimônio A população não acreditava em purgatório. O bispo de Constantinopla não reconhecia a autoridade do Papa romano. Muitas contendas houve entre o Papa e o Imperador de Constantinopla .

Essas contendas causaram o Cisma do Oriente, que dividiu o mundo cristão. A igreja católica, conhecida por Igreja Ortodoxa, falada no idioma Grego. O poder político e o poder religioso ficaram centrados no patriarca de Constantinopla. A Igreja do Ocidente, a Igreja Católica Apostólica Romana, falada em latim e sob a liderança religiosa do PAPA, COM SEDE EM ROMA.