Divisão Regional da Europa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Advertisements

As regiões geoeconômicas do Brasil
Indústria - II Prof.: Nobre.
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
TRANSPORTES; MATÉRIA-PRIMA; ENERGIA; MÃO-DE-OBRA; MERCADO CONSUMIDOR.
ATIVIDADE INDUSTRIAL.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Regiões alemãs Noroeste: principal área industrial do país, com as cidades de Colônia, Bonn, Essen, Düsseldorf e Dortmund ao longo rio Reno. Esse.
Regiões do Brasil.
As origens do mundo atual
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
PÁGINA 44 – CAPÍTULO 4 ORIENTAL OCIDENTAL.
AULA DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 2009
REVISÃO 6ª série P1 3º trimestre
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
REGIÃO SUDESTE.
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
E.U.A ECONOMIA NORTE-AMERICANA PIB: US$ 15 trilhões (dados: FMI para 2011) PIB per capita: US$ Os EUA tornaram-se a maior economia do mundo.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
CANADÁ.
Economia Européia.
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
Professora Carol/Geografia
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
UT 11 INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES DESENVOLVIDOS
Economia dos Estados Unidos da América
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
A ECONOMIA AFRICANA Prof.ª Vivian Q. Pretti -Geografia-
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
A ECONOMIA URBANA.
Região Sudeste Cap. 34.
Europa: aspectos físicos
Geografia GERAL e geopolítica
EUROPA.
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
O processo de Industrialização do Brasil
Produção Econômica da América Latina – parte II
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
Geografia – Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Japão e Tigres asiáticos
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
A MAIOR ECONOMIA DO PAÍS
INDÚSTIA E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
A atividade industrial consiste no processo de transformação de matérias-primas ou semi-acabados em produtos industrializados.
CANADÁ.
Formação do Território Brasileiro
INDÚSTRIA NO BRASIL.
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Características da indústria em Portugal
ECONOMIA EUROPEIA: SETOR DE SERVIÇOS E A INDÚSTRIA
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Geo Geral – Prof. Bruno Rangel
E UROPA. A LGUMAS R EGIONALIZAÇÕES DA E UROPA 1ª) Europa Setentrional Países que fazem parte da Europa Setentrional: Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca.
Europa: espaço agropecuária
Geografia Rede SESI de Educação.
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
EUA 8º Ano.
Transcrição da apresentação:

Divisão Regional da Europa Europa Ocidental Europa Setentrional Europa Central Europa Meridional Europa Oriental

Nível de Desenvolvimento Diferenciado O continente como um todo apresenta elevado nível de desenvolvimento econômico e tecnológico e contrastes entre os diferentes países e regiões, em consequência de suas características históricas, políticas e econômicas.

Reino Unido

O espaço produtivo do Reino Unido convive a tradição industrial, representada pelos setores de base, e os setores modernos.

Os Setores Tradicionais Grandes Indústrias Têxteis – em virtude do reduzido custo da mão-de-obra dos países asiáticos, a indústria tem transferido suas plantas para esses países. Siderúrgica - obteve êxito em razão da grande quantidade de carvão e minério de ferro. Indústria de Transformação – com o sucesso da indústria da siderurgia de base, a indústria eletromecânica, da construção naval, automobilística puderam destacar na economia do país.

Setores Modernos Atualmente, as regiões metropolitanas de Londres e Birmighan concentram a maior parte da atividade industrial. Indústria Petroquímica – é a base da produção de plásticos, fibras sintéticas, produtos químicos e fertilizantes. Indústria Eletroeletrônica – beneficiou principalmente os setores automotivo, aeronáutico e de telecomunicações. Indústria Alimentícia – o Reino Unido é um grande transformador de produtos agrícolas em alimentos para o consumidor final (soja e cereais).

Presidente eleito – Maio 2012 François Hollande França Presidente eleito – Maio 2012 François Hollande

A extensão territorial e as características físicas do território francês, com diferentes tipos de clima e relevo, contribuem para a diversidade de suas atividades econômicas. Agricultura - a França tem a maior quantidade de área agricultáveis da Europa. O país sempre supriu as necessidades de sua população e produz excedentes para exportar para os demais países europeus. Beterraba (açúcar), trigo, pecuária intensiva, garante o abastecimento interno.

Indústria – A França possui modernas indústrias: têxtil, químico e de máquinas.

Energia – é um dos problemas da economia francesa, a falta de recursos naturais para a produção de energia, o que obriga o país a importar parte do carvão necessário às indústrias, assim como toda a demanda de petróleo. A França é o país da Europa Ocidental com o maior número de usinas nucleares, o que lhe permite exportar energia elétrica para os países vizinhos.

Energia Nuclear – Causas que justificam a utilização desta fonte de energia: Domínio da tecnologia; ausência de fontes hídricas. implicações dessa opção de consumo : Altos custos de operação e manutenção; risco de acidentes nucleares, lixo atômico .

Turismo – outra importante atividade econômica francesa é o turismo Turismo – outra importante atividade econômica francesa é o turismo. Atualmente, sua economia é baseada no setor de serviços, impulsionado pela atividade turística. Paris e o litoral do mediterrâneo, são alguns dos centros mais requintados da Europa.

Alemanha

O setor industrial alemão é o mais desenvolvido, em especial o siderúrgico, graças: A Abundância de Carvão Mineral –além de suprir a demanda de suas indústrias, serve também para a geração de energia termelétrica.

Densa Rede Hidrográfica – que favorece o escoamento da produção para os demais países europeus, sendo o Reno o principal rio do país.

Agricultura – a produção agrícola alemã é deficitária em produtos hortifrutigranjeiros. O governo passou a incentivar a indústria e as exportações. Os recursos obtidos pelas exportações foram investidos na infraestrutura de transportes o que favoreceu a importação de alimentos e matéria-prima em geral. Espanha e Itália – são os principais fornecedores de frutas e verduras para o mercado alemão.

Com o incentivo do governo, a Alemanha se transformou no primeiro produtor europeu de máquinas de todos os tipos, desde a mais simples as mais modernas. As indústrias químicas, farmacêuticas, eletromecânica representam os setores mais modernos da indústria alemã.

Países Mediterrâneos

Do ponto de vista dos aspectos naturais (clima, relevo, solo), os países mediterrâneos são muito parecidos: Portugal, Espanha e Itália. Atividades Comuns – produção têxtil, calçadista e de revestimento cerâmico. Setor Turístico - também é muito importante

Portugal Era produtor de matérias-primas agrícolas. A industrialização do país ocorreu há pouco tempo. Somente nas últimas duas décadas, com a entrada na União Européia.

Espanha Historicamente, a indústria espanhola concentrou-se na Catalunha e nos Pais Basco – com o predomínio de dos setores têxtil, siderúrgico, metalúrgico e químico. A partir da segunda metade do século XX, Madri tornou-se um importante centro financeiro e industrial, e o fenômeno do turismo mudou a estrutura econômica das áreas litorâneas concentrando-se no setor de serviços.

Itália Foi o primeiro país mediterrâneo a alcançar um importante desenvolvimento industrial, que não ocorreu de forma homogênea no território, gerando disparidades regionais no país. A Itália pode ser dividida em três grandes regiões: Região Norte, Região Central e Região Sul.

Regiões Econômicas da Itália Regiões Norte e Nordeste – são as mais desenvolvidas, por apresentarem elevado nível de industrialização e urbanização. O Norte também possui diversas jazidas de gás natural, aproveitado pelas indústrias.

Região Central – alcançou recentemente grande dinamismo devido ao crescimento das pequenas e médias empresas dos ramos de calçados, tecidos e vestuários com o emprego de alta tecnologia. Região Sul – permanece basicamente agrícola. O desenvolvimento da indústria turística e a ajuda da econômica da União Européia tem melhorado os indicadores dessa região.

Países do Norte

Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia – estão localizados no norte da Europa e são considerados países de desenvolvimento elevado. Apresentam climas frios e polares, com formação vegetal de tundra e coníferas. As características naturais desses influenciam as atividades econômicas.

As atividades econômicas que se destacam no norte europeu são: a pesca, a indústria madeireira, e a produção de energia elétrica. Destacam-se ainda a indústria: automobilística, química, mecânica, naval, turismo, etc.

Suécia

É um país que apresenta indústrias químicas e siderúrgicas importantes e é uma das principais economias européias. Além disso é sede de grandes empresas transnacionais. Ex. Volvo, Ericsson, Scania, etc

Finlândia

A Finlândia possui 180 mil lagos A Finlândia possui 180 mil lagos. A principal atividade econômica é a exploração das Florestas de Coníferas. O reflorestamento permitiu que a indústria madeireira se desenvolvesse, com a produção de móveis, papel e celulose.

Islândia e Noruega São dois países com maior IDH do mundo. A Noruega – é o maior produtor de pescado da Europa, destacam-se também a indústria madeireira, a exploração de gás natural e petróleo . Nenhum dos dois países aderiu a União Européia.