Vestígios Arqueológicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA
Advertisements

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
A identidade do homem americano
O Renascimento Movimento artístico que é comumente aplicado a civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e Sugere que a partir do século.
Revisão para a Prova O surgimento das cidades
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
como viviam os indios em
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
E. E. Braz Sinigáglia Batayporã / ms 2009.
E.E. Braz Sinigáglia Bataiporã-MS.
A ocupação da América e do Brasil
QUEM ERAM OS PALEOÍNDIOS DA AMÉRICA
Os primeiros habitantes da América
FILOGENIA HUMANA A PRIMEIRA DESCOBERTA DA AMÉRICA
Pré-História brasileira
Homem americano. Várias hipóteses foram desenvolvidas para explicar a colonização humana nas Américas.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
ARQUEOLOGIA.
PINTURAS RUPESTRES BRASIL E MUNDO.
O SURGIMENTO DAS CIDADES
Pré-História do Brasil
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012 A Expansão Marítima Europeia.
Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.
Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012.
3 A identidade do homem americano Capítulo
Colégio da Polícia Militar.
Indivíduo, Cultura e Identidade
Pré-História “Antes da escrita”:.
Pré-História da América
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
Introdução à História Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Pré-História Supervisora: Maria Helena
HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
Introdução ao estudo da História
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.
Pré – História Brasileira
Professor Edley
Revisão dos conteúdos do 6º Ano / História
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
O POVOAMENTO NO BRASIL Cenário do Brasil encontrado pelos primeiros povoadores: Clima seco e frio. Vegetação rasteira, cerrado e caatinga, na sua maioria.
A América e o mundo Grupo 5; Cap. 8
OS POVOADORES DO ATUAL TERRITÓRIO BRASILEIRO
Primeiros habitantes do RS
DIVISÃO TEMPORAL DA HISTÓRIA
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
PRÉ-CABRALINOS E PRÉ-COLOMBIANOS
Mata Atlântica.
OS PRIMEIROS POVOADORES DA AMÉRICA
Parque Nacional da Serra da Capivara
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Etapa 2 – A devastação da Mata Atlântica
Arqueologia Brasileira
Região Nordeste/Região Sudeste
Gente da Terra: Guarani Professora Hilda Beatriz Dmitruk.
Conteúdos: Sondagem Revisão dos conteúdos do 6º Ano / História
Arte Pré-Histórica Brasileira
O POVOAMENTO DA AMÉRICA
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Pré-História Brasileira Prof. Alan. Questionamentos: Como datar a Pré-História Brasileira? Podemos usar a teoria da origem da Escrita como marco de divisão?
Continente Ilha Um pouco de história: Civilizações Pré-Cabralinas Florianópolis Os habitantes da região de Florianópolis na época da chegada dos exploradores.
Você sabe quem foram os nossos antepassados? Quem eram os habitantes de Itaboraí antes da chegada dos Portugueses? Você sabe o que eles comiam, como viviam.
HISTÓRIA DA ARTE BRASIL
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
Transcrição da apresentação:

Vestígios Arqueológicos Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012

OBJETIVOS ESPECÍFICOS A SEREM ATINGIDOS: ASSUNTO 1: História - UD I - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA – 1º BIMESTRE OBJETIVOS ESPECÍFICOS A SEREM ATINGIDOS:     a. Descrever os vestígios arqueológicos encontrados no Brasil. b.Inferir a importância dos achados para a compreensão do nosso passado. c. Destacar a importância da preservação das fontes que possibilitam a compreensão do passado histórico.

1. O que é arqueologia? A Arqueologia pode ser definida como a ciência que estuda o passado humano a partir dos vestígios e restos materiais deixados pelos povos que habitaram a Terra.

2. A arqueologia Brasileira. Para realizar seu trabalho, o arqueólogo procura identificar e escavar sítios arqueológicos, onde documenta e coleta objetos que pertenceram ao cotidiano de uma determinada sociedade. Em seguida, inicia a fase de estudos e trabalhos em laboratório, onde procura relacionar os objetos coletados a sociedade que os produziu e ao seu modo de vida.

Ao arqueólogo não cabe apenas investigar as pirâmides do Egito ou os monumentos clássicos gregos e romanos. A Arqueologia está se diversificando cada vez mais e, no Brasil, é possível encontrar pesquisadores em atividade na Mata Atlântica, nas dunas do Nordeste ou em meio à floresta Amazônica. A Arqueologia atua também junto a sociedades atuais (como grupos indígenas, negros ou caiçaras), buscando compreender, através da observação do presente, a maneira como os vestígios materiais podem informar sobre o comportamento e os padrões culturais de sociedades. Assim, estudos vêm sendo desenvolvidos no subsolo de grandes cidades, nas sedes de antigas fazendas, em quilombos, campos de batalha, navios naufragados e fortes.

3. Origem dos índios brasileiros Os índios iniciaram a ocupação do Brasil. Os primeiros índios brasileiros são denominados “Paleo-índios”. Estes índios chegaram ao Brasil através de migrações vindas da Ásia e Oceania que chegaram na América através do Estreito de Béring ou embarcações pelo Oceânico Pacífico. No caso do Brasil, este povoamento está comprovado desde 32.000 anos a.C. em São Raimundo Nonato (PI) e 11.500 a.C em Lagoa Santa (MG).

Desta época temos os fósseis de “Luzia” e o “Homem de Lagoa Santa”, ambos encontrados em Minas Gerais, na região próxima a Lagoa Santa. Em São Raimundo Nonato outros vestígios mais antigos foram encontrados.

Pintura Rupestre na Serra da Capivara e São Raimundo Nonato, Piauí. Reprodução do rosto de “Luzia” a partir dos fósseis encontrados. Pedra do Ingá na Paraíba, com várias inscrições.

3. Os Sambaquis Os sambaquis são depósito de conchas e restos deixados por sociedades indígenas a longo de rios, lagos e do litoral. Possuem, alem de conchas usadas na alimentação, cacos de cerâmica, ossadas, anzóis, pontas-de-flecha e outros objetos utilizados pelos índios.

Sambaqui no litoral de São Paulo (Cananeia)

4. Principais grupos indígenas brasileiros Com o crescimento das civilizações indígenas formaram-se os grupos mais característicos do Brasil. Cada um deles com diferentes tribos: a) Tupi-guaranis – o mais numeroso e habitavam as ares do litoral, tendo algumas tribos a parte sul do Brasil e parte da Amazônia. As principais tribos eram dos Tupiniquins, dos Tupinambás, dos Tamoios, dos Temininós, dos Carijós, dos Potiguares. b) Tapuias – habitavam as áreas mais do interior e tinham como tribos os Aimorés, os Goitacás, os Botocudos, os Cariris, os Timbiras, entre outras. c) Arawak – habitam a Amazônia e se dividem em Panos, Muras entre outros. d) Karibs – também habitam parte da Amazônia. Waimiris-Atroaris, Kalapalos e Cuicuros são exemplos de tribos deste grupo

Peça esta aula pelo e-mail: edmundoleo@ig.com.br Fim Peça esta aula pelo e-mail: edmundoleo@ig.com.br ou pelo Sigaweb/CMBH. Este material é de uso gratuito e de distribuição somente para alunos do CMBH.