A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012."— Transcrição da apresentação:

1 Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012

2 Objetivos a. Conceituar processos culturais.
b. Exemplificar diferentes processos culturais. c. Conceituar Ideologia e Cultura. d. Analisar o universo da Internet. e. Analisar a inclusão digital.

3 Processos Culturais Os processos culturais abrangem as práticas humanas de transmissão da cultura e suas manifestações na sociedade humana. A noção de processo decorre do fato de a cultura ser dinâmica e de estar ligada às transformações da sociedade na História.

4 Tipos de Processos Culturais
1) a aculturação 2) a socialização 3) a educação 4) a assimilação 5) a competição 6) o conflito

5 Aculturação A aculturação como processo ocorre quando um grupo exerce uma forte influência sobre o outro e isto gera uma substituição de valores culturais por outros que são impostos ou oferecidos. Exemplo clássico de aculturação é o que ocorreu com os índios americanos. Outro exemplo de aculturação é a entrada da música e dos costumes alimentares norte-americanos. Exemplos: bebidas, comidas, expressões idiomáticas, gostos, festas, etc.

6 Socialização Socialização se diferencia da aculturação pois se refere a educação inicial das pessoas, quando elas assimilam os primeiros conhecimentos e valores que irão determinar diversos aspectos de sua vida. Exemplo: a nacionalidade, língua, religião e costumes. Em geral a socialização se faz na família, comunidade e igreja.

7 Educação Educação se refere a um processo mais restrito. Refere-se ao aprendizado de coisas específicas como conhecimentos, tecnologias e profissões. Em geral a educação se faz nas escolas e instituições do Estado. Na pedagogia o termo educação é mais abrangente pois não diferencia socialização de educação.

8 Assimilação É um processo onde há a integração completa dos elementos culturais, não havendo qualquer tipo de conflito. No sincretismo existe assimilação. Exemplos: introdução de bebidas, comidas e músicas que rapidamente caíram no gosto popular. Outro exemplo é a convivência tranquila de diferentes elementos culturais dentro de uma religião.

9 Competição Dois ou mais traços culturais podem competir um com outro. Nesta competição um dos traços se sobrepõem ao outro. Exemplo: competição entre religiões afro-brasileiras e evangélicas no Brasil

10 Conflito O conflito existe em um processo cultural quando um traço cultural se contrapõem fortemente ao outro, podendo levar a um conflito social. Exemplo: a introdução da religião cristã no meio indígena provocou desajustes como a perda de influencia dos pajés, alterando o equilíbrio social anteriormente existente.

11 A Internet A Internet ou Web é uma rede de relações eletrônicas que processa com grande rapidez informações, imagens e aspectos culturais. A Internet está se tornando o principal veículo de transmissão cultural entre pessoas e nações. Surgida inicialmente com objetivos militares durante a Guerra Fria, tornou-se um instrumento de divulgação científica, social e comercial. A integração da Internet com a telefonia celular ampliou mais ainda a importância da Rede Mundial

12 Inclusão Digital A inclusão digital se refere a participação dos indivíduos no acesso a rede de informações da Internet. A inclusão digital está se tornando, cada vez mais. Um elemento fundamental nas relações sociais e culturais.

13 Material de uso gratuito.
Acesse essa aula pelo sigaweb/CMBH ou peça pelo


Carregar ppt "Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google