A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito"— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito
Cultura e Conflito

2 Cultura Tylor entende a cultura como “um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.”

3 Cultura e diferença; Família e cultura; Função da família; A família brasileira; Cultura, tradição e gênero; Diversidade, etnocentrismo e condição humana; Cultura e sincretismo;

4 Identidade Individual e Coletiva
 Batista (2005) comenta que a construção da identidade ou identidades vai se moldando quando um determinado grupo se apropria de seus valores e manifestações, perpetuando-os na sua história, passando de geração a geração, aonde a ligação entre memória e identidade é tão profunda que o imaginário histórico-cultural se alimenta destes para se auto-sustentar e se reconhecer como expressão particular de um determinado povo.

5 Cultura e responsabilidade social
A evolução da palavra cultura dá testemunho de numerosas reações, importantes e continuadas, a essas alterações de vida social, econômica e política, podendo ser encarada, em si mesma, como um especial tipo de roteiro, que permite explorar a natureza dessas alterações. (WILLIAMS, 1969, p.18) Ao inserir a cultura nos procedimentos de ações da responsabilidade social, vemos o poder transformador da cultura e seus usos como fator de reversão de baixos indicadores sociais.

6 Diálogos entre Cultura e Educação
É fundamental que a escola - um equipamento de enorme impacto na vida das crianças e dos jovens - construa uma ponte entre o conhecimento estabelecido, o patrimônio cultural da humanidade e aquele conhecimento cultural que está ali presente, circulando na localidade. Espera-se que a escola consiga articular esse patrimônio com a cultura das pessoas que a frequentam.

7 Papel da Cultura na Educação Brasileira
No Brasil, o debate sobre as relações entre cultura popular e escola pública surge entre as décadas de 50 e 60, a partir do método Paulo Freire e de outros movimentos de educação popular, aparecendo o que se denominou educação popular. Educação esta que valoriza, sobretudo a cultura popular e que estaria, inicialmente, destinada ao povo, aos oprimidos, referindo-se nesta perspectiva à valorização desta cultura como meio de lutar contra a discriminação dos seus produtores e reforçar os grupos sociais que tem sua participação restrita na sociedade pela classe dominante, ou elite, cuja cultura seria, teoricamente, a erudita.

8 http://www.antropologia.com.br/divu/colab/d12- rhonorio.pdf
PAPEL-DA-EDUCACAO-NA- CULTURA/pagina1.html BATISTA, Cláudio Magalhães. Memória e identidade: Aspectos relevantes para o turismo cultural. Caderno Virtual de Turismo. Vol. 5 n Disponível em:  cle=96&mode=pdf  


Carregar ppt "Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google