Componentes do Sistema Nervoso Central

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Advertisements

Curso: Técnico de Contabilidade
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO SN CENTRAL SN PERIFÉRICO Encéfalo
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO Células do Tec. Nervoso Morfologia do Neurônio
TIPOS DE CÉLULAS DIVISÕES
Transmissão do impulso nervoso em neurônios mielínicos
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
DIENCÉFALO E TELENCÉFALO
O Sistema Nervoso Autônomo
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Edilene , Carol e Ana Laura
MEDULA ESPINHAL Parte do sistema nervoso central (SNC)
SISTEMA NERVOSO.
Prof. Regis Romero.
SISTEMA NERVOSO – CAP.14 8ª SÉRIE
Centro de comando corporal
Ciências A coordenação nervosa– cap. 07 (8ª série)
SISTEMA NERVOSO.
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Periférico
Sistema Nervoso.
Edilene , Janaina e Ana Laura
CÉREBRO Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso humano.
Sistema Neuro-hormonal
Sistema Nervoso Prof. Juliano Dande
Sistema Nervoso e a fisiologia dos órgãos dos sentidos
Sistema Nervoso.
Anatomia Humana Profa Camila
SISTEMA NERVOSO Com a denominação de sistema nervoso compreendemos o conjunto de órgãos que transmitem a todo o organismo os impulsos necessários aos movimentos.
SISTEMA NERVOSO Prof. Víctor Pessoa.
Neurônios e células da glia
Sistema nervoso.
CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL SISTEMA NEVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO
SISTEMA NERVOSO.
FUNÇÃO SENSITIVA FUNÇÃO INTEGRADORA FUNÇÃO MOTORA
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 3º bimestre - 8º ano
Sistema Nervoso.
BIOLOGIA I.
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
30/7/2015Professor Marcello1 Sistema Nervoso. 30/7/2015Professor Marcello2 1.Sistema nervoso central. encéfalo medula espinhal.
SNC – morfologia interna e externa
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
PROFESSORA: ROSANA MORAES
O Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Aula Tema: Sistema Nervoso.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
REVISÃO 8º ANO SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Células NEURÔNIOS IMPULSO NERVOSO SALTATÓRIO FORMADA PELOS OLIGODENTRÓCITOS – SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) FORMADA.
Sistema Nervoso Profª Ana Gardênia 2. Sistema Nervoso Profª Ana Gardênia 2.
Sistema Nervoso BALA 2011.
Sistema Nervoso – parte 1
Sistema Nervoso Marcus Ferrassoli.
Transcrição da apresentação:

Componentes do Sistema Nervoso Central CÉREBRO TRONCO ENCEFÁLICO (BULBO, MESENCÉFALO E PONTE) MEDULA ESPINHAL CEREBELO MENINGES (PIA-MÁTER, DURA-MÁTER E ARACNÓIDE) LÍQUIDO CEFALORRAQUIDIANO (CEREBROSPINAL)

MENINGES

(LOCALIZAM-SE ABAIXO DO CÉREBRO) TÁLAMO E HIPOTÁLAMO (LOCALIZAM-SE ABAIXO DO CÉREBRO) TÁLAMO – Constituído de duas massas ovóides de substância cinzenta encaixadas na base do cérebro. Responsável pelo direcionamento das mensagens sensoriais, com exceção das sensações olfativas, direcionando-as para áreas apropriadas do córtex cerebral. Regula o estado de consciência, alerta e atenção. HIPOTÁLAMO – Tamanho de um grão de ervilha, localiza-se sob o tálamo. Atua na homeostase corporal. Atua na temperatura corporal, apetite, equilíbrio hídrico e comportamento sexual. E também ativa glândulas produtoras de hormônios.

MESENCÉFALO, PONTE, CEREBELO e BULBO Localizado após o tálamo e o hipotálamo. Atua na recepção e coordenação de informações sobre o grau de contração muscular e postura corporal. PONTE Constituída de fibras nervosas que ligam o córtex ao cerebelo. CEREBELO Atual no equilíbrio corporal. BULBO (MEDULA OBLONGA OU BULBO RAQUIDIANO) Constitui a parte dilatada localizada na base do tronco encefálico. Responsável pelos ritmos cardíaco e respiratório.

OS LOBOS CEREBRAIS FRONTAL porção anterior – controla músculos esqueléticos do lado oposto do corpo , pensamento, fala e olfato. PARIETAIS Localizados nas laterais – Sensações provenientes da pele, dos músculos, juntas e dos tendões. TEMPORAIS Regiões laterais inferiores da cabeça – Audição. OCCIPITAL Parte posterior da cabeça – Visão.

Retransmite informações nervosas ao encéfalo; MEDULA ESPINHAL Cordão cilíndrico de 41 cm de comprimento e de 1,0 a 1,7 cm de diâmetro ligado ao bulbo raquidiano e alojado na coluna vertebral; Revestida por três meninges, com fino canal interno preenchido por líquido cefalorraquidiano, que também preenche o espaço entre as duas meninges mais internas; Retransmite informações nervosas ao encéfalo; Atua no ato reflexo;

Sistema Nervoso Periférico (SNP) Conecta o sistema nervoso central às diversas partes do corpo Constituído basicamente por nervos e por gânglios nervosos SOMÁTICO – Nervos raquidianos e cranianos AUTÔNOMO – Simpático e parassimpático

O SNP Autônomo Simpático estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. Já o SNP Autônomo Parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial.

O hormônio secretado pelos neurônios do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina, razão pela qual esses neurônios são chamados colinérgicos. Os neurônios do sistema nervoso simpático secretam principalmente noradrenalina, razão por que a maioria deles é chamada neurônios adrenérgicos. As fibras adrenérgicas ligam o sistema nervoso central à glândula supra-renal, promovendo aumento da secreção de adrenalina, hormônio que produz a resposta de "luta ou fuga" em situações de stress. A acetilcolina e a noradrenalina têm a capacidade de excitar alguns órgãos e inibir outros, de maneira antagônica.