Matemática Prof.: Ten Ademir.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSUNTO 10: Potenciação de números inteiros
Advertisements

Operações com intervalos
1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA
Agrupamento de Escolas drª Laura Ayres
Portfólio de matemática.
Fatorial de um número natural
Funções logarítmicas Prof. Jorge.
Função afim: a função geral de 1º grau
Função quadrática: a função geral de 2º grau
Matemática Financeira Revisão
→ Média Aritmética Ponderada
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
ASSUNTO 9: ► Exemplos:.
O que você deve saber sobre
Polinômios Prof. Marlon.
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
EQUAÇÕES A primeira referência histórica que temos sobre equações refere-se ao papiro de Rhind, um dos documentos matemáticos dos antigos egípcios. Sabe-se.
Trabalho de Matemática
AULA 3 Função Quadrática Função Modular.
Funções.
Oficina 2 - Situação de Aprendizagem 5º série/ 6ºano – volume 1
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimento. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia.
Matemática Prof.: Ten Ademir.
Matemática Revisão Global Professor Rivelino.
Matemática Revisão Global Professor Rivelino.
Aula 01- Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear e polinomial.
Aula 13 Derivação Implícita, derivadas das funções trigonométricas inversas e derivadas de funções logarítmicas.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Aula 8 Objetivos Interpretar informações presentes em gráficos, tabelas, diagramas, equações e demais formas de representação que expressem fenômenos científicos.
TRIÂNGULO DE PASCAL E CÁLCULO DE PROBABILIDADES
O MUNDO ATUAL PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DIVISÃO POLÍTICA DO MUNDO ATUAL
A Terra: Os dias e as Noites
ÁLGEBRA – AULA 2 Equações.
REVISÃO FUNÇÃO DO 2º GRAU INEQUAÇÃO
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
1. Noção de Função Considere os seguintes conjuntos A e B f C
Isabelle Silva de Araujo- Engenharia de Produção
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS
De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função.
Função quadrática: a função geral de 2º grau
Equações algébricas Professor Neilton.
Matemática Revisão Global Professor Rivelino.
Série Geográfica (espaço).
A Terra Forma e Movimentos.
Matemática Básica Introdução
Aula 6 Propagação de erros
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS
Disciplina Engenharia da Qualidade II
Matemática Revisão Global Professor Rivelino.
Noções de Estatística - I
HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2.
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
Infinito na palma da mão Antonio Carlos Brolezzi
Sólido Geométrico Esfera
Funções Logarítmicas O que é um logaritmo de um número? 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FAECC MATEMÁTICA BÁSICA PARA ADMINISTRADORES PROF. ESPEC.
Produtos Notáveis.
1 – Estudo dos Movimentos Parte I Site:
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Operações envolvendo números complexos
Matemática e suas tecnologias
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
AULA DE ASTRONOMIA MERCURIO VÊNUS TERRA MARTE JUPITER SATURNO URÂNO NETUNO Minha Vó Tem Muitas Jóias Só Usa Novidades.
Logaritmos Fabio Licht.
Transcrição da apresentação:

Matemática Prof.: Ten Ademir

Programa da disciplina 1° BIMESTRE Potência de um número real e propriedades; Raiz de um número real (operações e propriedades); Equações do 2o grau; Equações biquadradas; Equações irracionais; Problemas envolvendo equações; do 2º grau

2° BIMESTRE Relação e função; Domínio, contradomínio, conjunto imagem e valor de uma função; Função afim; Inequação do 1 grau; Função quadrática; Inequações do 2º grau; Inequação produto e inequação quociente; Estatística.

Desenvolvimento das aulas Dúvidas Exercícios Plantão tira dúvidas Avaliações

Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) 2011

Questões de VI Estude o sinal da função afim, definida por e classifique-a em crescente, decrescente ou constante. Supondo que no dia 5 de dezembro de 1995, o Serviço de Meteorologia do Estado de São Paulo informou que a temperatura em graus foi possível ser representada por uma função do tempo “t" medido em horas, dada por Assim, a que horas daquele dia a temperatura foi máxima na cidade de São Paulo?

Se você quer ter sucesso na vida, tem que ter dedicação total, buscar seu último  limite e dar o melhor de si. Ayrton Senna 

Potência Exemplo:

* 5,68 bilhões de pessoas vivem hoje no planeta. (UFSM) Números que assustam: * 5,68 bilhões de pessoas vivem hoje no planeta. * 5,7 bilhões de pessoas eram estimadas para viver no planeta hoje. * 90 milhões nascem a cada ano. * 800 milhões passam fome. * 8,5 é a média de filhos por mulher em Ruanda. * 1,4% da renda mundial está nas mãos dos 20% mais pobres. * 35 milhões de pessoas migraram do hemisfério Sul para o Norte nas últimas três décadas. (Fonte: ONU)   De acordo com o texto, os números que representam a quantidade de pessoas que vivem no planeta, nasce a cada ano e passa fome são, respectivamente:   a) 568 . 109; 9 . 106; 8 . 106 d) 56,8 . 109; 90 . 109; 8 . 109 b) 5,68 . 106; 9 . 106; 8 . 106 e) 568 . 108; 90 . 106; 80 . 106  c) 568 . 107; 9 . 107; 80 . 107  

Potência DEFINIÇÃO

História da descoberta do conceito POTÊNCIA Texto de Roberto Perides Moisés e Luciano Castro Lima A humanidade demorou milhares de anos para chegar da contagem simples até os cálculos de potenciação. Cálculos de potenciação. Uma importante etapa desse percurso foi desenvolvida por Arquimedes, na Grécia antiga. Esse matemático viveu no século 3 a.C. e fez importantes contribuições tanto no desenvolvimento teórico, como prático da ciência. Arquimedes de Siracusa Foi um matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego.

Em suas especulações, Arquimedes resolveu calcular quantos grãos de areia eram necessários para encher o Universo. Essa questão parecia fundamental a Arquimedes. Em sua época, o Universo era considerado um sistema de esferas com o mesmo centro: o Sol. Os planetas estavam fixados na superfície de cada esfera.

Os expoentes Após calcular o diâmetro dessas esferas, Arquimedes calculou o volume do Universo e o volume médio de um grão de areia. Fez a divisão final e obteve como resultado um número enorme. Não poderia usar os números usuais para escrever esse número, pois resultaria numa extensa e incompreensível quantidade de algarismos. Nos cálculos de Arquimedes apareciam sempre contas de multiplicar em que o número 10 aparecia repetidas vezes. Fazer contas com aqueles números enormes era muito difícil. Arquimedes construiu, então, uma tabela e elaborou um método de escrever números grandes, utilizando algarismos especiais, que ele chamou de "miríades" - e que hoje conhecemos como expoentes.

Para isso, ele se utilizava principalmente de potências de base dez Para isso, ele se utilizava principalmente de potências de base dez. Veja o quadro abaixo: Arquimedes desenvolveu essa tabela até chegar ao que julgava ser o número de grãos de areia necessários para encher a esfera do Universo: 1051.

PROPRIEDADES DA POTÊNCIA