Matemática Prof.: Ten Ademir.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Advertisements

Resolução de equações EQUAÇÕES DO 1º GRAU AMML.
ANTECEDENTES DA RECEPÇÃO DA FILOSOFIA GREGA PELOS ÁRABES-MUÇULMANOS
A Civilização Árabe.
A matemática dos árabes
Agrupamento de Escolas drª Laura Ayres
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE A Arábia, terra de origem do povo árabe, é uma extensa península banhada pelo Oceano Índico, Mar Vermelho e águas do Golfo Pérsico.
630 – Retorno a Meca com exército de populações convertidas.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA Aula 6 A ASCENSÃO DO ISLÃ
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
“ OS FILHOS DO MAR & O POVO DE DEUS ”
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
O Império Árabe Localização
A Matemática na História Árabe
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA
Unidade 6: Equações Do 2º Grau a uma incógnita.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Escola EB23 de Alapraia Laboratório de Matemática
Árabes.
Compartilhando a Terra Prometida
A Arábia e os árabes A península Arábica:
Al-jabr A história da álgebra
MATEMÁTICA Prof. Carlos Alexandre.
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
Matemática Prof.: Ten Ademir.
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
MUÇULMANOS.
AULA 3_Equação de Primeiro Grau
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
A Ocupação Muçulmana.
Arábia pré-islâmica  Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam.
Estado, Cultura e Sociedade
ÁLGEBRA – AULA 2 Equações.
Nossa Senhora Rainha dos Corações.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
EXTENSÃO MÁXIMA DO IMPÉRIO BIZANTINO (JUSTINIANO)
Alta Idade Média Cap. 1.
Professor Edley
EQUAÇÃO DO 2O GRAU COMPLETA
Prof.: Sergio wagner.
Equações.
CIVILIZAÇÕES DO EXTREMO ORIENTE
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Hebreus.
Império Islâmico Professor Romildo Tavares.
Aula 10 Civilização Islâmica
A ORIGEM DOS NÚMEROS.
Correção de lição de casa Tá ligado? P. 102 e 103 Prof. Fábio Mesquita 6º. Ano.
MESOPOTÂMIA A TERRA ENTRE RIOS
Antonio Carlos Brolezzi
Curso EL-654 Didática Aplicada ao Ensino de Matemática UNICAMP
Civilizações do Oriente Próximo
ORIENTE MÉDIO.
A História dos números Há muito tempo, as pessoas viviam em pequenos grupos e se abrigavam em cavernas. Como alimento, usavam frutos, raízes e carne de.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
A Contribuição dos Árabes na Evolução Científica Diogo dos Santos, Rafael Hanashiro Tópicos da História da Física Clássica - IFUSP Contextualização Povo.
A numeração indo-arabica Foi no norte da Índia,por volta do séc.V da Foi no norte da Índia,por volta do séc.V da era cristã,que nasceu o mais antigo sistema.
Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia Prof. Alan.
Resolução de equações EQUAÇÕES DO 1º GRAU.
Transcrição da apresentação:

Matemática Prof.: Ten Ademir

UM POUCO DE HISTÓRIA TEMPO:A partir do século VII PERÍODO HISTÓRICO: A partir da Idade Média LOCAL: Norte da Península Arábica, região onde hoje se localiza o Iraque. A península árabe era habitada principalmente por nômades do deserto, conhecidos como beduínos. Entre eles surgiu um líder chamado Maomé, considerado o apóstolo de Deus, que conduziu seu povo por cerca de dez anos à cidade de Meca. Em 622, porém, fugiu para Medina devido a uma conspiração contra ele. Iniciava-se nesse período a era maometana, que exercia forte influência sobre o desenvolvimento da matemática.

Em dez anos Maomé torna-se, além de líder religioso, um líder militar Em dez anos Maomé torna-se, além de líder religioso, um líder militar. Estabelece um estado maometano, no centro de Meca, e morre, em 632, na cidade de Medina. Em conseqüência de sua morte, o domínio islâmico expande-se sobre Damasco, Jerusalém e grande parte do vale mesopotâmico. Por volta de 750, o mundo árabe já estava unificado. Em torno de 766, a obra Sindhind foi trazida da Índia a Bagdá e, posteriormente, traduzida para o árabe. Pouco tempo depois, o Tetrabiblos de Ptolomeu foi traduzido do grego para o árabe. Talvez tenham sido essas obras que motivaram os árabes a conhecerem a cultura de seus vizinhos.

Os árabes, ao conhecerem a matemática dos babilônicos, dos gregos e dos hindus, traduziram-na para seu idioma e a desenvolveram. Ocorre, assim,o desenvolvimento árabe da matemática. À Bagdá foram chamados estudiosos da Síria e Mesopotâmia, pelos patronos da cultura árabe: Al-Mansur, Harum al-Rachid e Al-Mamum. Al-Mamum estabeleceu, durante seu reinado, em Bagdá, um centro que ficou conhecido como a Casa da Sabedoria, cujos estudos eram comparáveis aos do Museu de Alexandria.

Entre os mestres que lá estavam, encontramos um matemático e astrônomo chamado Mohammed ibn-Musa al-Kwarizmi. Esse sábio, conhecido como Al-Kwarizmi, escreveu dois livros sobre aritmética e álgebra, que tiveram papeis muito importantes na historia da matemática. Um desses livros se intitula Al-jabr wa’I muqãbalah, costumeiramente chamado de Al-jabr, que significa restauração, ligação, reunião, e a palavra muqabalah significa equilíbrio, transposição, balanceamento, redução. A restauração de uma expressão algébrica equivalia a produzir expressões equivalentes mais simples, pela aplicação de propriedades.

Um exemplo de restauração pode ser visto na obtenção da expressão 10x + 5y, a partir da expressão 5 ( 2 x + y), aplicando a propriedade distributiva. Já a redução pode ser observada na transformação da expressão 3y2+5y2, na expressão 8y2, por agrupamento de termos semelhantes. A transposição se dava pela regra de troca de sinal ou pela passagem de termos de um membro a outro. Assim, escrever x-5=3x equivalia a escrever x-3x=5. No Al-jabr, os matemáticos encontraram uma forma clara e convincente de resolver equações do 2º grau.

A álgebra de Al-Kwarizmi é expressa em palavras, ou seja, ele não utilizava nenhum tipo de símbolo. Ao invés de x2, por exemplo, ele escrevia quadrado, ao invés de x, escrevia raízes. Os coeficientes das variáveis e os termos independentes eram chamados de números. Al-Kwarizmi é reconhecido como um dos mais brilhantes matemáticos árabes de todos os tempos.

"Sucesso e genialidade, são 10 por cento de inspiração e 90 por cento de transpiração."  (Albert Einstein) O gênio se compõe de dois por cento de talento e 98% de perseverante aplicação no trabalho. (Beethoven)