Identificação: Confucionismo Núcleo: Dois Vizinhos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Técnica-pedagógica Carolina do Rocio Nizer Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual. ENSINO RELIGIOSO GOVERNO DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE – PTD
* Justificativa A proposta da presente oficina, justifica-se quando reconhecemos o "Lugar Sagrado" em suas manifestações, como sendo um local de profunda.
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
Plano de Trabalho Docente
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Flávio José Arns SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO Meroujy Giacomassi Cavet.
DIREITO AO TRATAMENTO DE SAÚDE COM MEDICAMENTO NÃO FORNECIDO PELO SUS: UMA ANÁLISE À LUZ DO PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL E DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
“Feliz aquele que transfere o
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
SÍMBOLOS SAGRADOS Trecho de Filme A Noiva Cadáver Duração: 03:09.
SEMANA PEDAGÓGICA 1° Semestre de 2011 PARANÁ GOVERNO DO ESTADO
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
SÍMBOLOS QUE REPRESENTAM TRADIÇÕES RELIGIOSAS
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Formação de grupos sociais
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Composição e Projeto Gráfico
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Passo 01: Desenhe ou Imprima o molde dos bonecos..
Semana Pedagógica 1° Semestre 2014

Pacto do Ensino Médio e o REM
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NRE-TOLEDO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Disciplina: Ensino Religioso
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Mitos de criação – textos orais
Altares Religiosos Símbolos religiosos.
Religiões indígenas: a natureza é sagrada
II Jornada de Ensino Religioso Vestes Religiosas Kátia Andréia Vieira de Melo Escola Municipal Bairro Novo do CAIC – Guilherme Lacerda Braga Sobrinho.
As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.
ENSINO RELIGIOSO PROFESSORA: APARECIDA DA SILVA ORRUTEA
Apresentação Eduardo Figueiredo 05 de Março de 2010 INF62: Informática no Ensino de Física 2Aula 01
Trabalho realizado por: João Silva nº6 Joel Campos nº8
Eletrostática Eletricidade.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Componente Curricular
Componente Curricular
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Instituições Sociais: A Religião
SEIS TUTORIAIS E PLANILHAS DE DASHBOARD Esse Módulo pode ser adquirido por R$ 20,00 O pagamento será feito em conta corrente cujo número, banco e c/c a.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NRE GUARAPUAVA MAIO 2011.
Lançamento Alteridade, culturas & tradições: atividades do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental De: Rodrigues, Edile Maria Fracaro; Schlögl, Emerli;
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS 1.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

Identificação: Confucionismo Núcleo: Dois Vizinhos JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO Item :Yin Yang Identificação: Confucionismo Núcleo: Dois Vizinhos Docente: Neri Machado 1

Conteúdo Estruturante: Universo Simbólico Religioso Conteúdo Básico: Símbolos religiosos Conteúdo Específico: Yin Yang - Confucionismo 2

Objetivos: Levar os educandos a identificarem e conhecerem os símbolos sagrados estabelecendo sentido e significado para as tradições religiosas. Analisar com os educandos o símbolo sagrado e a linguagem de aproximação e/ou união entre o ser humano e o Sagrado. Oportunizar a análise e compreensão do universo simbólico religioso como parte da identidade cultural e social. 3

Desenvolvimento/Metodologia Item 01 - Importância, fundamentação e sensibilização sobre os símbolos na sociedade; 4

Item 02 - Apresentação do cronograma de estudo; Item 03 - Caracterização dos símbolos religiosos e seus respectivos conceitos; Item 04 - Conceito para entendimento e registro do símbolo e dos elementos que o compõe; 5

Yin Yang Yin Yang é um princípio da filosofia chinesa, na qual o yin e yang são duas energias opostas. Yin significa escuridão, e é representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade. A luz, que é uma energia luminosa, apresenta-se de maneira muito intensa, é o yang, e a luz muito fraca, é o yin. Segundo os chineses, o mundo é composto por forças opostas, Yin e Yang, e achar o equilíbrio entre elas é essencial. As duas esferas dentro do símbolo simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto. 6

Item 06 – Questões pertinentes ao entendimento do tema Item 05 - Desenho no quadro, orientando o educando para a produção no caderno com o espaço adequado; Item 06 – Questões pertinentes ao entendimento do tema Item 07 – Avaliação: Visto nos cadernos (durante a segunda atividade); 50% organização do conteúdo no caderno 50% organização estética do símbolo Prova descritiva sobre o assunto no final bimestre; 7

Recursos didáticos: Giz ou pincel colorido, lápis de cor, régua... Referências: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares daEducação Básica. Curitiba: Seed/DEB-PR, 2008. http://www.significados.com.br/ying-yang/ JORDACK, Dora M. Religiões do Mundo, Editora: Brasileira. 8

“Não faças ao próximo aquilo que não queres que façam a ti” – Confúcio Contato: nerifilosofia@seed.pr.gov.br 046 – 3581 5128 – NRE – Dois Vizinhos