Festas Religiosas Festas tradição cristã: Páscoa e Natal, dia dos mortos, todos os santos etc. Festas hinduístas: Divali e Dussera Festas muçulmana: Id.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
Advertisements

Páscoa Seu Significado
Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 03.
EPIFANIA Sentido Teológico... “Vimos sua estrela no Oriente e viemos
história da salvação A História da Salvação
O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele.
ENSINO RELIGIOSO 6º ANO PROFESSOR ALEX SALES
Igreja e primeiros cristãos
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Vimos uma Estrela.
O ANO LITÚRGICO..
Festas e lugares sagrados do
Cores Litúrgicas; Ano Litúrgico;
O sangue de Jesus.
Igreja-Mãe.
Trabalho realizado por: Joana Anacleto Número 15 Ano: 7º Turma: A
Judaísmo Disciplina: educação religiosa moral e católica
Islamismo, Judaísmo e Cristianismo
As Religiões Abraâmicas
São José, Esposo de Maria e
Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi.
Símbolos da Páscoa.
Apresentação do Senhor
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA EXÉQUIAS
1º DOMINGO DA QUARESMA 26 de fevereiro de 2012
Primeiro Tempo do Ano Litúrgico
A eucaristia Começar.
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
SHAVUOT PENTECOSTES.
Liturgia – 2011.
Festas sagradas do Antigo Testamento
Finados.
PENTECOSTES é a festa conclusiva do tempo pascal.
Pentecostes Vem Espírito Santo.
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
Judaísmo.
COMO SURGIRAM OS DIAS, OS MESES, OS ANOS E OS CALENDÁRIOS?
a festa conclusiva do tempo pascal.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
NEM MESMO EM ISRAEL ENCOnTREI
Batismo de Jesus.
Judaísmo.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de.
Tema da “Missa da Meia-noite” A liturgia desta noite fala-nos de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer.
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
Marcos 2,1-12 Jesus cura o paralítico.
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Festas Religiosas de diversas religiões Judaísmo Cristianismo Hinduísmo Islamismo Indígena.
DOMINGO DE PENTECOSTES
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
Semana Santa by A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo.
Olhando para o Céu Ascensão.
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas.
Uma Estrela.
Implicações Missiológicas na Ceia
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
CATEQUESE COM ADULTO.
A Páscoa A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde.
Origem O Judaísmo surgiu no Oriente Médio, há 3500 anos, fundado por Abraão e Moisés. É considerada a primeira religião monoteísta da história, que deu.
O QUE É O JUBILEU? Na tradição católica o Jubileu é um grande evento religioso a nível planetário, significativo e envolvente. JUBILEU recorda, por.
O que é a Quaresma?.
Pentecostes 50 dias depois da Pascoa. Celebração da Solenidade de Pentecostes que marca a vinda do Espírito Santo.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA neste tempo litúrgico do Natal, lembrando a adoração de Jesus pelos Magos. "Epifania" significa manifestação de.
 Colégio Nossa Senhora das Mercês, Nova Friburgo 04 de março de 2010  Disciplina:Religião  Professora:Regina  Alunos:Brenda Grandini Caetano, n°
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Festas Religiosas Festas tradição cristã: Páscoa e Natal, dia dos mortos, todos os santos etc. Festas hinduístas: Divali e Dussera Festas muçulmana: Id al adha Festas Judaicas: Pesah, Shavuoth, Yom Kippur.

Festas da Tradição Cristã Natal: Nascimento de Jesus

Páscoa Morte e Ressurreição de Jesus

Festas do Judaísmo As 3 festas de peregrinação Pesach - Páscoa - festa dos ázimos - longe da escravidão - povo finalmente livre, mas ainda sem terra. Shavuoth - Pentecostes - festa das semanas - 7 semanas após pesach - entrega da Lei. Sukkoth - Festa das tendas - viviam nas cabanas - amadurecer para pegar a posse da terra. Hoje constroem tendas com o teto coberto de grandes folhas com a abertura para ver o céu, para não esquecer a presença dele.

Festas no contexto da Vida As festas de Pesach, Shavuoth e Sukkoth interligados pelo fio comum da história, um período mais importante da vida do Judeu: Religioso, Nacional, Agrícola - Primavera, verão e outono (sukkoth - colheita). Como os frutos da Terra são o resultado da operosidade do homem mas devem-se sobre tudo, à benevolência divina que cobre os homens com seus dons, era o dever nessas três festas, ir ao templo de Jerusalém e oferecer as primícias.

Festas Solenes Rosh Ha Shanah – Inicio do ano Judaico É a primeira festa do ano, celebrada no outono. Lembrava o momento em que teve o início da criação do mundo. Nesse dia, cada um é convidado a refletir sobre o ano transcorrido e deixar o pecado, para voltar-se a Deus, Criador, Juiz, mas sobre tudo o Pai, que acolhe, quem faz Teshuvah, isto é, retorno a Ele. Na sinagoga, prevalece a cor branca, símbolo de penitência e da pureza. Toca-se o Shofar ( chifre de carneiro) repetidas vezes, para incitar ao arrependimento. Nesse dia, Deus julga as ações feitas por todas as criaturas no ano que passou e decide por conseguinte, seu destino para o ano que vem.

Dez dias após o ano novo, é o dia do Kippur. A liturgia da sinagoga que dura todo o dia, contém repetida confissão dos pecados, as súplicas para obter a misericórdia de Deus e a narrativa poética dos ritos que o Sumo Sacerdote celebrava no templo nesse dia. Durante 25 horas, observa-se um jejum rigoroso. Festa de Expiação ( Yom Kippur)

Festas Menores 1.Festa das luzes ou da dedicação (Hanukkah) É celebrada em dezembro e recorda a purificação do templo de Jerusalém depois da vitória dos Macabeus. 2. Festa das sortes (Purim) Celebrada entre fevereiro e março. Lembra a salvação do povo judeu - morando quase tempo inteiro no Império Persa - período no império Persa, atingido por um édito emitido pelo rei.

Festas Hinduístas Divali: Divali ou Deepavali significa Festival das luzes. A palavra possui as raízes na língua sânscrito e etimologicamente, deep significa luz, avali significa a fileira, portanto a fileira das luzes. A Índia é conhecida pelas pequenas lamparinas feitas de barro que tem uma pequena fundura onde se coloca óleo e um fio de algodão. A maior parte do fio do algodão permanece mergulhada no óleo oferecendo a umidade do óleo para outra ponta para acender.

Festa de Dassara: vitória do bem sobre o mal

Festas da Tradição islâmica Festa de Eid al adha: lembrança do sacrifício do Abraão.

Festa Eid al adha

Festa do Idul Fitri