Lucia Mardini | DVAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que sei sobre SIDA? Questionário
Advertisements

CENÁRIO DO CÂNCER - MORTALIDADE ESTADUAL - ESTADO DE MINAS GERAIS
Registro correto x Avaliação correta
EXAME PAPANICOLAU.
Estudo de prevalência de base populacional das infecções
Campanha de Prevenção DST/Aids.
Fórum Saúde da Mulher século XXI
Perfil das mulheres em uma unidade de diagnóstico complementar de pequeno porte na cidade do Rio de Janeiro sobre HPV MARTINS, Keitt¹ RESULTADOS INTRODUÇÃO.
AIDS / DST.
Mitos e Verdades sobre o HPV
VACINAÇÃO NA MULHER Nathália Ambrozim Santos Saleme 11º Período
HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Implantação da Vacina contra o HPV no Sistema Único de Saúde.
Coordenadorias Regionais de Educação e Coordenadorias
VÍDEO
SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – SVS
Dezembro 9, 2010 HPV em mulheres infectadas com HIV Goldman ARNP, MPH
Doenças Sexualmente Transmissíveis
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO RODRIGO CÉSAR BERBEL.
Celso Ricardo Monteiro Coordenador Adjunto
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS – GUARULHOS DIA D = 08 DE MARÇO DE 2014
elaborado em mar/2007 ESTADO DO PARANÁ
Uma conversa de sentimentos!
Human Papiloma Virus Prof. Aléx – Ciências Físicas e Biológicas
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Definição A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e é caracterizada pelo desenvolvimento.
Analise da realidade das DST no Brasil
Quinzena da Mulher 7 a 19 de Março
REGISTRO DE DOSES APLICADAS Vacinação contra HPV
Lucia Mardini | DVAS.
ESPECIAL HPV:O VÍRUS PAPILOMA HUMANO
VARICELA Vitória Albuquerque Residente pediatria HRAS/SES/SES/DF
Prevenção.
HPV ACADÊMICAS: ROSILENE MOREIRA LISÂNGELA SANTOS SANDRA CARNEIRO
Imunização – parte II.
Trabalho de Ciências - doenças sexualmente transmissíveis
HPV Perguntas e Respostas.
Papilomavírus humano-1 Material apresentado e discutido no Curso de especialização em saúde pública-disciplina epidemiologia-2004
HPV Perguntas e Respostas.
Lucia Mardini | DVAS.
Secretaria Municipal de Saúde de Paula Cândido PAULA CÂNDIDO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER CÉRVICOUTERINO Márcia Helena de oliveira Enfª. ESF.
Vera Regina Medeiros Andrade
Papiloma Humano.
Vacina HPV Mayana Macedo – MR2 Salvador 25 outubro 2010.
Medicina do adolescente
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
CÂNCER DE COLO UTERINO: ANÁLISE POPULACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO EM EVENTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RONCHI, M. V. T. ; LEITE, S. P. ; PATINI, B. J. T.
Albertina Duarte Takiuti
A importância da introdução da vacina HPV Vai contribuir para a redução dos casos de câncer de colo de útero e das verrugas genitais. Terceiro tipo.
Indicadores indicadores 37 mantidos 11 modificados 02 acrescidos Indicador do Estado - mantido.
Clique para editar o título mestre Clique para editar o texto mestre – Segundo nível Terceiro nível – Quarto nível » Quinto nível GOVERNO DE SANTA CATARINA.
HPV Papilomavírus humano
Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas.
Caso Clínico Alberto Rezende Marcelle Leite
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
Recomendações para vacinação em pessoas infectadas pelo HIV
Implantação da Vacina contra o HPV no Sistema Único de Saúde.
CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV 10 DE MARÇO A 10 DE ABRIL DE 2014.
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
CGI de Cobertura – Grupo F 13 de Novembro de ª Oficina de Trabalho Interagencial.
Transcrição da apresentação:

Lucia Mardini | DVAS

Vacinação contra o HPV no SUS 2 Vacinação contra o HPV no SUS

● Proporcionar o acesso gratuito à vacina quadrivalente Objetivos ● Proporcionar o acesso gratuito à vacina quadrivalente contra o HPV ● Vacinar as adolescentes de 9 a 13 anos de idade com a vacina contra o HPV reduzindo a chance de câncer de colo de útero, vulvar e vagina, as verrugas anogenitais e infecções causadas pelo papilomavírus humano. ● Levar a saúde preventiva às escolas estimulando e oportunizando o diálogo entre jovens, pais e escola sobre o tema sexualidade, com enfoque na qualidade de vida. ● Reduzir a longo prazo a mortalidade por câncer do colo de útero

Motivos para vacinarmos nossas filhas ● O HPV é um vírus que afeta homens e mulheres em todo o mundo e é considerado atualmente a principal causa de doenças sexualmente transmissíveis (DST). ● Está diretamente relacionado ao câncer de colo de útero e verrugas genitais. ● O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto.

Motivos para vacinarmos nossas filhas ● 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV* ● 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos, presentes em 70% dos casos do câncer do colo do útero* ● No Brasil, é registrado anualmente em média 4800 vítimas fatais por câncer do colo do útero *Estimativa da OMS

Motivos para vacinarmos nossas filhas ● 8 a cada 10 mulheres serão infectadas com algum tipo de HPV em algum momento da vida. ● No mundo a cada 2 minutos uma mulher perde a luta contra o câncer do colo de útero. ● Os meninos serão protegidos indiretamente com a vacinação do sexo feminino – IMUNIDADE DE REBANHO ● Estudos de avaliação do impacto, após a implantação da vacina quadrivalente, demonstram uma redução drástica na transmissão do HPV entre homens.

A VACINA- Por que a Quadrivalente? ● Existem duas vacinas comercializadas no mundo e que estão aprovadas pelos órgãos reguladores para utilização no Brasil. ● Uma vacina é a quadrivalente que previne contra o HPV dos tipos 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo, além dos tipos 6 a 11 presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. ● A outra vacina é a bivalente que protege contra o HPV dos tipos 16 e 18.

Eficácia de 98,8% contra o VACINA QUADRIVALENTE DO HPV câncer de colo de útero Objetivo é vacinar 80% da população- alvo A vacinação contra o HPV é uma prevenção do câncer do colo do útero. A vacina não substitui a realização do exame preventivo, o Papanicolau ou o uso de preservativos

Vacina HPV – População alvo Vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) Vacina HPV – População alvo Adolescentes do sexo feminino na faixa etária: de 11 a 13 anos (2014), de 9 a 11 anos (2015) e, de 9 anos (a partir do 2016) Ano População alvo 2014 Adolescentes do sexo feminino de 11 anos a 13 anos 11meses e 29 dias 2015 Adolescentes do sexo feminino de 9 anos a 11 anos 11meses e 29 dias 2016 em diante Adolescentes do sexo feminino de 9 anos de idade

Administração de três doses: 0, 6 meses e cinco anos Vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) Administração de três doses: 0, 6 meses e cinco anos Esquema é recomendado pela OPAS é adotado por países como Canadá, Suíça, México e Colômbia Intervalo de 6 meses entre a 1ª e a 2ª doses e a realização da 3ª dose após cinco anos gera resposta imunológica mais robusta Cronograma de vacinação

A vacinação ocorrerá com conhecimento dos pais ou responsáveis Vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) A vacinação ocorrerá com conhecimento dos pais ou responsáveis Solicitação de assinatura para recusa (no caso dos pais ou responsáveis não concordarem em vacinar os seus filhos)

Página da SES – www.saude.rs.gov.br Material sobre a vacinação do HPV Página da SES – www.saude.rs.gov.br

1313 Obrigada Disque – vigilância 150