Educação Visual e Tecnológica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
Advertisements

É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
Monitor de Vídeo.
Prof. Roberto Cabral de Mello Borges
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
COR.
CONSTRUÇÃO DO CÍRCULO CROMÁTICO
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Expressão Plástica Luz / Cor.
Física B – Aulas 15 e 16 Refração Luminosa
Cor.
Teoria da Cor.
cores primárias Azul ciano, Magenta Amarelo primário.
Detalhando o Princípio da Estética
Composição e componentes (Classificação das cores)
(Classificação das cores)
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
I SAAC N EWTON. S UAS CONTRIBUIÇÕES Ele teve a teoria gravitacional (lei universal). Essa lei teve a seguinte leitura matemática: A descoberta da lei.
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Fundamentos de óptica Física Chaban Física Chaban.
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
Teoria Da Cor.
A cor.
Observa esta imagem… Parece esquisita não é….
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Óptica Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lâmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossível.
Cor Contraste.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
Como acontece o fenômeno do Arco-íris?
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou.
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
A COR Educação Visual e Tecnológica. A COR Educação Visual e Tecnológica.
As cores complementares são as que no círculo cromático
Uso de Cores no Design de Interfaces
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
Óptica Geométrica.
LUZ.
Luz e cor.
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
AS TINTAS.
Óptica Geométrica.
COR.
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Ilusões de óptica Os nossos olhos podem ser enganados por aquilo que vemos. Uma ilusão óptica consiste numa percepção sensorial falsa de um estímulo real:
Introdução Num mundo distante existia uma terra chamada Duendilândia. Os seus habitantes, os Duendes, só conheciam três cores: azul ciano, amarelo e magenta.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Arco iris.
Patricia Maria da Silva
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
COR E LUZ.
Pintura de quadrosPintura de quadrosPintura de quadrosPintura de quadros _________________________.
A Cor 28/04/2017.
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Ilusões de Óptica. Algo parece mover-se nesta imagem:
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP.
1 Artes Visuais Parte 2 Prof. Magno Anchieta A COR.
Cores.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Transcrição da apresentação:

Educação Visual e Tecnológica C O R Sair

Observa esta imagem com atenção:

Parece esquisita, não é ?

Já imaginaste o que seria de nós, sem COR ?

Assim está melhor ...

É a chamada Luz-Cor ! Há muitos anos atrás, Isaac Newton tentou perceber aquele fenómeno da natureza; Depois de muitas tentativas, conseguiu no seu laboratório fazer esta experiência:

Que fazer com tantas cores ? Como é que nos vamos orientar ?

CORES PRIMÁRIAS São as primeiras cores; todas as outras resultam de misturas entre estas cores.

SE MISTURARES : Obténs assim as chamadas cores secundárias, porque resultam da mistura de duas primárias entre si.

CORES NEUTRAS Chamam-se assim, porque o branco é a presença de todas as cores e o preto é a ausência de todas elas.

Porque ... Se estiveres num compartimento fechado e às escuras, não consegues distinguir cor nenhuma. O preto é a ausência da cor. Isolando um raio de luz branca e fazendo-o atravessar um prisma óptico, projectam-se num écran as setes cores do Arco-Íris. O branco contém todas as cores.

Misturando todas as luzes : Mistura Aditiva Obtemos o branco.

Misturando todas as cores : Mistura subtractiva Obtemos o preto.

Resumindo : Cores primárias são o azul, o amarelo e o encarnado; Cores secundárias são o laranja, o verde e o violeta.

Podemos agrupar as cores em: FRIAS O Azul, o Verde e o Violeta (ou roxo); As cores da água. ou

Quentes: - o amarelo, o laranja e o encarnado; - as cores do fogo.

Podemos ainda obter tonalidades: De uma mesma cor; claras, adicionando-lhe branco; escuras, adicionando-lhe preto.

Brincando com as cores, podes obter: Harmonia c/ algum contraste Contraste Contraste c/ alguma harmonia

Pintar um quadro - parte I Primeiro aplicam-se as cores, que vão preencher mais espaço na tela.

Pintar um quadro - parte II Em seguida, aplicam-se as cores que vão definir algumas zonas do quadro.

Pintar um quadro - parte III Seguidamente, aplicam-se os tons das cores que vão começar a definir alguns detalhes.

Pintar um quadro - parte IV Finalmente, os pormenores de acabamento, permitem uma maior aproximação da realidade.

1 Resumindo... 3 2 Eis o quadro pronto. 4

Atenção ao local de trabalho!

E às normas de higiene!

Agora, mãos à obra e toca a trabalhar e experimentar ! EVT Sair Apresentação elaborada pelo par pedagógico de professores: Fernanda Marques e António Arnaut Duarte