Fluxo de Fluidos em Meios Porosos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem de Software Orientado a Objetos
Advertisements

METODOLOGIA DA PESQUISA Jozimeire Jordão Leandro
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
“A beleza do Trabalho” de Sônia Fernandes
Fluxo Óptico Allan Carlos Avelino Rocha
Banco de Dados de Simulação
Fenômenos de Transporte 1
PROGRAMA DE ENGENHARIA QUÍMICA – COPPE/UFRJ
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
Computação de Alto Desempenho
-- PNOTA -- Uma Aplicação para Correção Assistida de Questões Discursivas Filipe Wall Mutz.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O processo de repartida de poços recebe destaque por ser um dos mais complexos presentes no ambiente da indústria de uma plataforma.
Carlos Alberto de Freitas Pereira Júnior
Composição e Geração de Aplicações usando Aspectos
FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE IMPACTO BASEADO EM RASTREABILIDADE DE
Rebeca Teodoro da Silva[Voluntário] ;
AVALIAÇÃO E MODELAGEM REOLÓGICA DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÁGUA
Research of Dynamic SOA Collaboration Architecture
Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia Civil
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Fenômenos de Transporte I Aula teórica 13
Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo
VII Seminário P&D UN-RNCE Natal-RN – 30 de junho de 2008 VII Seminário P&D UN-RNCE Natal-RN – 30 de junho de 2008 PROJETO RODCAD Início: junho/2007 Previsão.
Aluno: Daniel de Andrade Lima
Título: Injeção de Vapor
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Recursos Humanos da ANP Para o Setor Petróleo e Gás – PRH 14 Programa de Pós Graduação em Ciência.
Bolsista: João Teixeira de Carvalho Neto.
II Workshop de Dissertação Pós-Graduação em Ciência da Computação Faculdade de Computação – FACOM Universidade Federal de Uberlândia – UFU Dezembro/2008.
Testes de segurança Avaliação de diferentes ferremantas para testes em computadores e em redes locais(Lan’s) Mestrado em Ciência da Informação Segurança.
Modelagem Matemático Computacional
Universidade Federal da Paraíba Centro de Tecnologia F i C Laboratório de Modelos Físicos Qualitativos e Computacionais.
Capítulo 7: Fenômenos Capilares
Uso de Sistemas Imunológicos Artificiais para Detecção de Falhas em Plantas da Indústria de Petróleo. Aluno: Alexandre Willig Quintino dos Santos Orientador:
Estudo para redução de emissões em um queimador híbrido glicerina/GLP
Introdução A natureza da Física e o método científico
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA
Índice de Produtividade/Injetividade de Poços Verticais
Mestrado Profissional em Engenharia de Software Modeling The Tipping Point of a Innovation Process using Cellular Automata Aluno: Rodolfo Wagner 06/2009.
Estudos de validação em escala piloto RESUMO: Resumo direto e objetivo, contendo o principal objetivo do projeto, os métodos utilizados para desenvolver.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Engenharia Mecânica DISCIPLINA:MATERIAIS.
Projeto Automação de Poços
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração Implantação de sistemas integrados de gestão: um estudo exploratório.
Softwares para Matemática. Introdução Necessidade de adaptações; Mecanismo que contribui e facilita o cálculo; Aprimoramento da primeira máquina de cálculo;
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia, Geofísica e Informática.
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação Como conviver com as incertezas científicas? Pedro Leite da Silva Dias Laboratório Nacional de Computação.
1 estruturas matemáticas da física UNIVERSIDADE DA MADEIRA Prof. Pedro Augusto RELATÓRIO Instruções gerais.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
PROJETO DE PESQUISA.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
IBP0592_05 DETERMINAÇÃO DA PERMEABILIDADE DE ROCHAS RESERVATÓRIO UTILIZANDO UM MODELO SÉRIE-PARALELO Henrique C. de Gaspari (LMPT) Celso P. Fernandes (LMPT)
Uma Interface em Linguagem Natural em Português para Pergunta-Resposta na Web Grupo de Inteligência Computacional Mestrado em Ciência da Computação Aluno:
Pesquisadores: Ricardo Paulo Deperon Isnard (Bolsista ANP) Ricardo Dias Martins de Carvalho (Orientador) José Luís Gonçalves (Bolsista de Doutorado) Gabriel.
Denis A. F. de Souza1, Alvaro L. G. A. Coutinho2, José L. D. Alves1
COO – Julio E. Normey-Rico PV - Agustinho Plucenio PRH 34 – Formação de Engenheiro nas áreas de Automação, Controle e Instrumentação para a Indústria do.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Doutorando:
Titulo do Trabalho Autor Prof. Orientador
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA TERMODINÂMICA DA FRATURA Aluno:
A Demanda por Tecnologia em Águas Profundas
Sylvia Campos da Luz e Silva Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação.
VERIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES NUMÉRICAS EM DINÂMICA DOS FLUIDOS PARA MALHAS NÃO-ESTRUTURADAS CURITIBA, MAIO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA.
Texto Analisado INDICADORES DE DESEMPENHO PARA SISTEMAS CENTRALIZADOS DE CONTROLE DO TRÁFEGO URBANO EM TEMPO REAL XVII Congresso da ANPET Hamifrancy.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
AED-25 Aerodinâmica Subsônica Apresentação do Curso.
Transcrição da apresentação:

Fluxo de Fluidos em Meios Porosos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E DA TERRA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO PETRÓLEO (PPGCEP)‏ Titulo: Fluxo de Fluidos em Meios Porosos Mestrando: José Vilani de Farias Orientador: Dr. Paulo Fulco Co-Orientador: Dr. Liacir dos Santos Lucena

Introdução Os reservatórios de petróleo são estruturas geológicas extremamente complexas contendo heterogeneidades em todas as escalas de comprimento que variam desde micrômetros a quilômetros e estas heterogeneidades afetam o fluxo em todos os aspectos, principalmente no que diz respeito à permeabilidade.

Problema Determinar o comportamento do fluxo para fazer predições como: “Breakthrough time” Fim da vida economicamente produtiva do poço. A estimativa de vida do poço é um dado importante para a indústria.

Ferramentas Atualmente as indústrias usam simuladores baseados em mecânica dos fluidos e que utilizam a lei de Darcy. Algumas ferramentas da Física Estatística: como o modelo DLA e a Teoria da Percolação. Além de outros modelos como o modelo de grades ”grid models” e modelo de objetos “object models”. A proposta deste projeto é estudar alguns problemas relacionados com o fluxo de fluidos viscosos em meios porosos e sua aplicação a reservatórios de petróleo, utilizando ferramentas da Física Estatística e soluções numéricas da equação de Navier-Stokes

Plano de Trabalho: Fazer uma pesquisa bibliográfica a respeito de alguns métodos e modelos provenientes da Física Estatísticas aplicados a reservatório de petróleo; Fazer um aprimoramento em cálculos matemáticos avançados; Fazer pesquisa bibliográfica a respeito da utilização da lei de Darcy, de forma a verificar as limitações da sua aplicação a reservatórios de petróleo; Fazer uma pesquisa bibliográfica a respeito da aplicação da lei de Navier-Stokes em sistemas complexos. Resolver numericamente a equação de Navier-Stokes utilizando o software FLUENT; Analisar os resultados obtidos; Fazer o refino de tais resultados.

Cronograma 100% 10% Atividades Semestre 2008.1 2008.2 2009.1 2009.2 Percentual executado Cursar as disciplinas básicas obrigatórias. 100% Cursar as disciplinas especializadas. Revisão bibliográfica. 10% Estudo da Equação de Navier-Stokes. Aprendizagem e treinamento no FLUENT e GAMBIT. Preparação de programas para simulação no computador. Obtenção dos resultados numéricos. Análise e interpretação dos resultados. Preparação da dissertação.

Conclusões A relevância deste projeto é devido ao fato da necessidade de aumentar a recuperação de petróleo nos reservatórios, hoje o percentual de petróleo extraído é da ordem de aproximadamente 30%. Os modelos de reservatório atuais ainda tem muito a melhorar, no sentido de fornecer uma melhor predição da produção do poço. Formulações mais complexas que levem em conta toda a complexidade do meio se fazem necessárias, pela utilização de princípios gerais da Mecânica dos fluidos, em particular com a utilização da equação de Navier-Stokes.

Referências Bibliográficas King, P. R. Physics boosts oil production. Physics World, Agosto 1997.   Costa, Marcelo Henrique de Araujo Santos. Fenômenos de Transporte em Meios Porosos e Interfaces Fractais. Tese de doutorado. UFC, Fortaleza CE, 2006. J. S. Andrade, Jr. U. M. S. Costa, M. P. Almeida, H. A. Makse, H. E. Stanley. Inertial Effects on Fluid Flow Through Disordered Porous Media. Physical Review Letters, Vol. 82, Number 26, (1999). King, P. R., Buldyrev, S.V., Dokholyan, N.V., Havlin, S., Lee, Y., Paul, G., Stanley, H.E., Vandesteeg, N. Predicting oil recovery using percolation theory. Petroleum Geoscience, Vol. 7 2001, pp. S105-S107. Soares, R. F., Corso, G., Lucena, L.S., Freitas, J.E., Da Silva, L. R., Paul, G., Stanley, H.E. Distribution of shortest paths at percolation threshold: application to oil recovery with multiple wells. Physica A 343 (2004) 739 – 747. Witten Jr., T. A., Sander L. M., Diffusion-Limited Aggregation, a Kinetic Critical Phenomenon. Physical Review Letters, Vol. 47, Number 19. Paterson, L., Diffusion-Limited Aggregation and Two-Fluid Displacements in Porous Media. Physical Review Letters, Vol. 52, Number 18.

Agradecimentos