Arquiteturas de Referência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos
Advertisements

Trabalho de APSI II Diagrama de Instalação Victor Campolino Moussallem
Diagrama de Componentes
UML no CICLO de DESENVOLVIMENTO
UML Modelando um sistema.
UML Visões – Parte 2.
UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema.
15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- – 1 Tec. Em Analise e desenvolv. De Sistemas analise.
(Unified Modeling Language)
Projeto conceitual Mostra ao cliente exatamente o que o sistema fará
Engenharia de Software
Diagrama de Implantação
Rational Unified Process(RUP)
RUP - Rational Unified Process
Prof. Aruanda Simões - Análise e Projeto OO Processo de Desenvolvimento n As grandes fases: –Planejamento e elaboração –Construção –Implantação Sistema.
Linguagens de Modelagem para SMA
RUP Rational Unified Process (Processo Unificado de Desenvolvimento da Rational) 1.
Arquitetura de Aplicações Web
Modelo de Arquitetura Diagrama de Componentes
Introdução a diagrama de classes e UML
Análise e Projeto de Sistemas
GSCI - GSIG GSCI - GSIG Prof. Ricardo Villarroel Dávalos, Dr. Eng. Palhoça, Junho de 2005 Modelagem de Processos de Negócio.
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Classes e objetos Modelagem
Diagrama de Instalação
DIAGRAMA DE COMPONENTES
Simone Sawasaki Tanaka
Middleware e Sistemas Distribuídos
Visão Geral do RUP.
Arquitetura de software
Especificação de Requisitos de Software - ERSw
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User Guide
Análise e Desenvolvimento de Software
Sistemas Distribuídos
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Projeto de Arquitetura de Software Visão Geral
O Processo de desenvolvimento de software
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
Embedded Software Engineering: The State of the Practice Acadêmicos:
Padrão- MVC Model, View, Controller
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Comunicação.
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
RUP - Cap. 3 – Processo Dirigido por Caso de Uso
Revisão 2º Bimestre Engenharia de Software I
Modelando aspectos de Implementação
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Especificação de Requisitos de Software
Ferramenta de Modelagem de Requisitos e Agentes (TAOM4e) Laís Xavier Prof.: Jaelson Castro.
Abr-17 Projetar Processos Projetar distribuição.
Arquitetura de Software
Gestão de projetos de Software GTI-16
CIn-UFPE1 © 2003, Alexandre Vasconcelos Visão Geral do RUP.
CIn-UFPE1 Modelagem de Arquitetura com UML. CIn-UFPE2 Arquitetura de software n “Uma arquitetura de software deve conter: a definição dos elementos de.
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
1 Arquitetura de Software Prof a : Francilene Garcia Disciplina: Projeto I DSC – CCT – UFCG Março Rogério Dourado
Desenvolvimento Global de Software
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Análise e Projeto de Sistemas
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
Modelagem e arquitetura
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Projetar Processos. Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Projetar distribuição | 2 Descrição do Projeto.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
Uma Extensão do Fluxo de Análise e Projeto do RUP com suporte a Desenvolvimento Baseado em Componentes Eduardo Almeida
Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto.
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1/41 Análise e Projeto de Sistemas Arquitetura de Software.
Bruna Cavallero Martins Universidade Católica de Pelotas.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Arquiteturas de Referência

Definições – IEEE 1471/ISO/IEC 42010:2007 Visão: representação de um software (ou parte) a partir de uma perspectiva particular. coleção de modelos representando a arquitetura do software.

Alguns modelos de arquitetura em múltiplas visões Kruchten 4+1 IEEE 1471 Siemens (Soni et al)

Logical View Relativo principalmente aos requisitos funcionais (o que o software deve fazer). Identificação dos principais pacotes, subsistemas e classes Diagrams mais comuns: UML Class, Package and Sequence diagrams. ER diagrams

Process View Um processo é um grupo de tarefas. A comunicação entre tarefas ocorre de várias formas: síncrona, assíncrona, broadcast, ... A visão de processos preocupa-se com tópicos como: concorrência e distribuição, integridade do software, tolerância a falhas, Como abstrações da visão lógica operam na visão de processos da arquitetura.

Process View Principais estilos: client/server, pipes and filters, publish-subscribe middleware. Essa visão mostra onde e como classes/elementos definidos na visão lógica são usados. Notações usadas: Sequence diagrams, Activity diagrams, Class diagrams (focus on active classes), Components

Implementation/Development view Organização de módulos do software (código, arquivos de dados, componentes, executáveis, bibliotecas,...) Principais elementos: módulos, subsistemas, camadas. Normalmente o estilo é em camadas A visão de desenvolvimento considera requisitos como facilidade de desenvolvimento, e restrições do ambiente de desenvolvimento e da linguagem

Implementation/Development view A visão de desenvolvimento é a base para: alocação de requisitos e de trabalho entre equipes Avaliação de custos Monitoração do projeto Reuso, portabilidade e segurança.

Physical/Deployment View Elementos identificados: redes, processadores, tarefas, objetos, e o mapeados em vários nós. Várias configurações físicas diferentes podem ser usadas: algumas para desenvolvimento e testes, outras para a implantação do software em diferentes locais/clientes. Mostra como os vários executáveis e componentes são mapeados para plataformas e nós físicos Mostra distribuição física de elementos do sistema Notações: proprietária, pacotes, nós, UML deployment diagram

Scenario/Use Case View Mostra como os elementos das 4 visões trabalham juntos. Notações: Use Cases Linguagem natural Pode-se especificar os use-cases com diagramas UML (Sequência, Atividades) Principais objetivos: Direção para descobrir os elementos da arquitetura Validação e ilustração da arquitetura do software Ponto de partida para desenvolvimento e testes

ANSI-IEEE 1471-2000/ ISO/IEC 42010:20Systems and Software Engineering -- Recommended practice for architectural description of software-intensive systems 07

Análise do Framework Um sistema existe em um ambiente (contexto). O ambiente do sistema pode influenciar o sistema. O ambiente determina as circunstâncias de desenvolvimento, operacionais, e políticas. O ambiente determina os limites que definem o escopo do sistema em relação a outros sistemas. Um sistema possui um ou mais stakeholders. Cada stakeholder tipicamente possui interesses (concerns) no sistema. Um sistema existe para realizar uma ou mais missões. Todo sistema possui uma arquitetura. Uma arquitetura (conceito) é estabelecida por uma descrição de arquitetura (produtos concretos).

Exemplo

Quantas visões? Nem todo software precisa de todas as 5 visões do 4+1 Nem todo software precisa de várias visões Ex. Um único processador → não precisa da visão de deployment Um único processo → não precisa da visão de processos

Siemens Diferentes estruturas são usadas em diferentes fases do processo de desenvolvimento. A arquitetura conceitual descreve o sistema em termos dos principais elementos de design e suas relações A arquitetura de interconexão de módulos é composta por duas estruturas ortogonais: decomposição funcional e camadas. A arquitetura de execução descreve a estrutura dinâmica de um sistema. A arquitetura de código descreve as bibliotecas e o código fonte organizados no ambiente de desenvolvimento.