Limite da Capacidade Fotossintética

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Advertisements

Centro de Energias Renováveis CERBIO
Teorias Demográficas Universidade Luterana do Brasil
Causas e efeitos das alterações climáticas
Reciclagem e reutilização
Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores
Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul
Aula 2 Fertilidade do Solo.
Aspectos Demográficos
Destruição dos Habitats Naturais
LIMITE DA CAPACIDADE FOTOSSINTÉTICA DO PLANETA
Responsabilidade Social Empresarial Prof. Flávio H. dos S. Foguel
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
A importância da Biodiversidade
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
Sustentabilidade CST em Agronegócio.
Cáritas Arquidiocesana Bióloga Lilian Buss Cardoso VER
Aula 7 Objetivos Analisar as informações dispostas em diferentes tipos de gráficos. Perceber a importância dos gráficos na comunicação de informações.
Aula # 2 Os Benefícios dos Serviços de Meteorologia para a Agricultura - O Caso do Brazil - Dr. Paulo C. Sentelhas.
Seminário Comércio Internacional
AM020. Aula 08 Enrique Ortega, FEA/Unicamp 24 de setembro de 2013 Resíduos, Emissões, Efluentes 1.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
TEORIAS DEMOGRÁFICAS 06/06/2013.
Universidade Positivo
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
04. Níveis tróficos e qualidade de energia
Características e Crescimento da População Mundial.
Capítulo 13 – Características e crescimento da população mundial
Tecnologia e Produção de Sementes
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
PAINEL II – O Valor da Água - PEDRO KRUPENSKI O DIREITO À ÁGUA.
Limites de Água Potável
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
Agenda 21 Um novo nascer para Humanidade. Planetas Conhecidos.
AGRICULTURA PRODUTOS QUÍMICOS TÓXICOS Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Genética e Questões Socioambientais Professor(a):
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
A Dinâmica Populacional
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Limites da Capacidade Fotossintética LGN 0479 – Genética e Questões Socioambientais Profa. Dra. Silvia Maria Guerra Molina Aluno: Douglas Teixeira de Macedo.
PERSPECTIVAS E AUTONONIA DO PLANETA TERRA Totalidades III, IV, V e VI Matemática e Ciências Prof. Renata de Oliveira.
Produção Vegetal Fatores de Produção
Teorias Demográficas PROFESSOR JEAN MORAIS.
Evolução da População Mundial
Biomassa vegetal como fonte de energia e novos materiais
FUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
LIMITE DA CAPACIDADE FOTOSSINTÉTICA DO PLANETA
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Semana do Meio Ambiente
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Por que o Mc gasta US$ 2 bilhões com publicidade por ano? Por que, mesmo sendo comprovadamente prejudicial à saúde, as pessoas consomem exageradamente?
TEXTO: Água virtual, escassez e gestão: O Brasil como grande “exportador” de água.
Profa. Dra. Silvia Maria Guerra Molina Monitores: Débora Casagrande Santos e Aline Bueno Vitti Monitorias anteriores: Patrícia Canholi,Ian Mikael Paiva,
Solo: elemento esquecido
Energia das Biomassas.
POPULAÇÃO E AMBIENTE.
CAPACIDADE FOTOSSÍNTETICA
MEIO AMBIENTE.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
ESCOLA ESTUDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID SUBPROJETO DO DEPARTAMENTO.
Diversidade Biológica
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EPIDEMIOLÓGICA
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
População 2º EM – 2015 Jeferson. O Demógrafo mede e analisa os fatos (ênfase nos elementos quantitativos) referentes a população e o Geógrafo descreve.
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio 2011.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Transcrição da apresentação:

Limite da Capacidade Fotossintética Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” LGN 0479 – Genética e Questões Socioambientais Profa. Dra. Silvia Maria Guerra Molina Limite da Capacidade Fotossintética Nathalia Brancalleão nºUSP: 7604761 Apresentação baseada no trabalho de Bruno Dias da Cruz (2010)

Visão bioquímica Capacidade fotossintética: “quanto de fotossíntese que a planta realiza.” é determinada para cada espécie. é alterado ao longo do desenvolvimento da planta.

Importância da fotossíntese

Utilização da fotossíntese “transformação de CO2 em O2” produção de madeira produção de alimento (frutas, verduras, legumes)

Visão Socioambiental Aumento populacional:

Dados da ONU: População mundial: Divulgado no estudo “ Perspectivas de População Mundial” em junho de 2013, a população atual é de 7,2 bilhões. Projeção de crescimento demográfico: 2025: 8,1 bilhões de pessoas. 2050: 9,6 bilhões de pessoas.

Teorias Demográficas: Teoria Malthusiana População crescia em uma escala de progressão geométrica e a produção de alimento em uma progressão aritmética. Concluiu que em determinado momento faltaria alimento para a população, assim a humanidade morreria de inanição. Criticas!!!

Teoria Neomalthusiana Com o acelerado crescimento populacional, os recursos naturais da Terra se esgotariam em pouco tempo. Necessário CONTROLE DE NATALIDADE, ou Planejamento familiar.

Pontos a considerar:

“O crescimento populacional força as pessoas a adotarem meios de produção agrícola intensificados (como irrigação, safras duplas ou cultivo em terraços), e a expandir a agricultura das terras inicialmente escolhidas para áreas marginais, de modo a alimentar o número crescente de bocas famintas” (Diamond)

Limite da Capacidade Fotossintética do planeta Características biológicas: Quantidade de biomassa vegetal no planeta (fotossíntese) Aumento da biomassa Com a utilização não sustentável desses recursos, pode ocorrer uma alteração da quantidade de biomassa inicial.

Produção vegetal: É difícil estimar a quantidade de matéria verde anual: A aumento da biomassa das plantas dependem de diversos fatores como disponibilidade de recursos, quantidade de luz, clima, entre outros. Diferença de produtividade de solos em diferentes localidades. Estimativas: Média: 1 kg matéria seca /m²/ ano Área do planeta (utilizável): 130 milhões de m² Concluindo, no total são 130 bilhões de tonelada de matéria seca/ ano.

Consumo: Estimativa em cálculos: Gasto energético diário médio: 2500 calorias por pessoa Atualmente, o consumo da população é de 1,31 bilhões de toneladas de biomassa anualmente. Deve-se levar em contra a produção vegetal que é perdida que não será contabilizada no consumo.

Perda de produção para o consumo: Quantidade da planta utilizada, considerando partes não comestíveis da planta Perda por pragas ou mudanças climáticas. Segunda a FAO de cada 26 bilhões de toneladas de biomassa produzida a cada ano, APENAS 1 bilhão tonelada chega à alimentação e os outros 25 bilhões de toneladas são perdidos.

Consumo dos animais: Parte da produção vegetal é destinada à alimentação de animais domesticados, em forma de pastos, rações, entre outros. De maneira prática, alimentação de carne apresenta uma biomassa menor do que a produção primária devido às perdas pelos gastos do animal.

Utilização da madeira Áreas urbanas Confecção de produtos: Construção, papel, celulose, móveis, lenha, entre outros. São utilizados aproximadamente 5 bilhões de toneladas para esses fins. Áreas urbanas Áreas de construções urbanas estão localizadas em terras que já foram utilizadas como terras produtivas. São áreas de possível produção perdidas.

Conclusão Fazendo uma estimativa do total utilizado da produção vegetal, temos um gasto de 61 bilhões de toneladas. Sendo assim, esse valor representa 46,92% do total produzido. Quais serão os impactos?

Perspectivas para o futuro: Com o aumento da população há o aumento do consumo da produção vegetal. Utilizando o limite da capacidade fotossintética pode haver uma alteração nos recursos naturais. O aumento do consumo de carne pode levar a consequências drásticas na disponibilidade de alimento.

“Em vez de um cenário de Dia do Juízo Final envolvendo a extinção da humanidade, ou de um apocalíptico colapso da civilização industrial, é mais provável que tenhamos de enfrentar ‘apenas’ um futuro com um padrão de vida consideravelmente inferior, riscos maiores e crônicos, e o declínio daqueles que consideramos alguns de nossos valores mais fundamentais” (Diamond)

Bibliografia DIAMOND, J. Colapso: como as sociedades escolheram o fracasso ou o sucesso; Capitulo 16; Editora Record; 2005. FAO; The States of Food and Agriculture; 2010-2011. http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-aula-transicao-demografica-brasileira-muda-planos-economico-social-cultural-644551.shtml (acessado em 20/09/2013) http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/3_identidade/3-identidade_funcoes_fotossintese2.htm (acessado em 20/09/2013)

OBRIGADA!