Reflexão da Luz Espelhos planos fge 160- 1o semestre 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
Advertisements

Prof.: Raphael Carvalho
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Reflexão Da luz.
Prof.: Raphael Carvalho
Chama-se espelho esférico o que tem a forma de uma calota esférica.
Regras para Construção de Imagens:
REFLEXÃO DA LUZ î r Ponto de incidência raio incidente
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução
ÓPTICA FÍSICA: Estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas á natureza da luz (onda ou partícula). GEOMÉTRICA: Estuda os.
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
ÓPTICA Desde os tempos remotos a natureza da luz intrigou os cientistas. Isaac Newton apresentou a teoria corpuscular da luz onde se afirma que a luz é.
2 – Propriedades e Aplicações da Luz
Leis da Reflexão.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
Óptica Geométrica Reflexão da luz → ocorre quando os raios de luz incidem na superfície que separa dois meios e retorna ao meio original.
Física B – Aulas 19 e 20 Dioptro Plano
Cap Imagens Formação de imagens por reflexão:
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Professor Thiago Almeida
Óptica Geométrica – Espelhos Planos Aula: 04
Educação do Serviço Social do Comércio Professor: Diones Charles
REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio.
Colégio Ari de Sá Cavalcante
REFLEXÃO DA LUZ ESPELHOS PLANOS
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
ESPELHOS ESFÉRICOS.
Fontes primárias As fontes primárias são aquelas que possuem luz própria. São chamadas também de corpos luminosos.
Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução:
Óptica ÓPTICA GEOMÉTRICA.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Sombra - Fonte Pontual.
Espelho Plano: Superfície Plana que reflete a luz regularmente.
Óptica: Segmento da Física que estuda os fenômenos luminosos.
Óptica Espelhos Planos.
Aula 2 - Reflexão da Luz Reflexão é o fenômeno ótico que ocorre quando a luz , ao incidir na superfície que separa dois meios , volta ao meio inicial.
Lentes esféricas Giovanni Ávila Física.
Exercício 1 H H = 45m
Sombra - Fonte Pontual.
Fenômenos luminosos ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. ZOIM 16 REFLEXÃO LUMINOSA
Refração da luz Profº∆lan
ÓPTICA.
Leis da Reflexão 1ª Lei – O raio refletido pertence ao plano de incidência. 2ª Lei – A medida do ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
Reflexão da luz.
Caminho do raio de luz.
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
LEIS DA REFLEXÃO.
(Os risquinhos representam a parte de trás do spelho)
Reflexão da Luz Espelho Plano.
Sombra - Fonte Pontual.
Turma: 2ª Série do Ensino Médio Professor: Fábio Jaime Raimundo
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Curso de Óptica Geométrica
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Espelhos Esféricos: Estudo Geométrico e Analítico
REFLEXÃO DA LUZ.
Óptica.
21/09 15:00h às 17:00h O papel da mulher na ciência 21/09 15:00h às 17:00h O papel da mulher na ciência.
REFLEXÃO DA LUZ î r Ponto de incidência raio incidente
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
Imagens E espelhos. Imagens e espelhos “ Imagine-se em frente a um espelho pendurado numa sala” – O que você vê são apenas imagens formadas pelos raios.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
AULA 3 – CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO/ ESPELHOS PLANOS
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Reflexão da Luz Espelhos planos fge 160- 1o semestre 2007

Para localizar as imagens e saber como elas são formadas utilizaremos raios de luz que partem de um ponto P de um objeto. Estes raios podem ser desviados, por reflexão em um espelho ou por refração em lentes, e parecem divergir de um determinado ponto P’, que é chamado de imagem. Para determinar os desvios sofridos pelos raios vamos utilizar as leis de reflexão e refração, conforme o caso, e traçar os raios desviados, daí o nome ótica geométrica. Vamos aplicar esse procedimento para estudar como são formadas as imagens em espelhos e lentes.

Imagem de um ponto num espelho plano objeto Espelho imagem Para que um observador consiga ver uma imagem refletida pelo espelho é preciso que raios provenientes do objeto sejam refletidos pelo espelho e alcancem seu olho. Isso pode acontecer para diferentes posições do observador.

Localização da imagem Observador Normal objeto A B Espelho B’ imagem Traçam-se, então, vários raios partindo do ponto B, atingindo o espelho, com diferentes ângulos de incidência. Os raios refletidos pelo espelho alcançam o olho do observador, como se tivessem partido de um ponto B’, atrás do espelho.

Localização da imagem Observador Normal objeto A B i r Espelho A imagem de um ponto B pode ser localizada traçando-se vários raios partindo desse ponto em direção ao espelho. Para determinar a direção de cada raio refletido, aplica-se a 2ªlei da reflexão onde i=r .

Imagem de um corpo extenso objeto A B Espelho A’ B’ imagem Essa imagem é virtual, pois embora os raios pareçam vir dos pontos A’ e B’, não existem raios de luz passando por esses pontos.

CARACTERÍSTICAS DA IMAGEM Natureza:Virtual Posição: Direita Tamanho: Igual ao objeto Obs: O espelho plano determina uma simetria,fazendo com que DOE = DEI Na imagem ocorre uma inversão bilateral(direita-esquerda) em relação ao objeto.

Imagem de um corpo extenso Dois raios são traçados a partir do ponto P no objeto em direção ao espelho ; o raio 1, normal ao espelho e o raio 2, com ângulo de incidência igual a i. d d’ 1 P’ P C h i r 2 h’ r B d’=d h’=h Como i=r , os triângulos PCB e P’CB são semelhantes.

Campo visual de um espelho plano Leticia Paulo objeto Espelho Leticia não pode ver a imagem da lâmpada! Para que isso fosse possível, o espelho deveria ser mais longo. imagem

A que altura do chão deve estar o espelho para que Ana possa se ver inteira no espelho?

A altura “r” deve ser igual a metade da altura de visão”h” do observador. Para que uma pessoa possa se ver totalmente a frente de um espelho plano este deve ter uma dimensão”d” igual a metade da altura real ”H” da pessoa. d i r H h h r D D

Associação de espelhos planos Quantas imagens do ponto P podem ser vistas pelo observador? Observador P

Há ainda uma terceira imagem; P’3 é a imagem de P’1 pelo espelho 2. O observador vê duas imagens; P’1 e P’2, que são as imagens de P nos espelhos 1 e 2, respectivamente. Há ainda uma terceira imagem; P’3 é a imagem de P’1 pelo espelho 2. Espelho 1 P’1 a a P b b Espelho 2 b b P’3 P’2 O ângulo entre os espelhos associados é representado por “ ” .

Translação do espelho plano Se o objeto se afastar (ou aproximar uma distância x, sua imagem se aproxima (ou se afasta) a mesma distância x.

OBS: Ao deslocar um espelho plano por um espaço”d” em relação a um objeto parado a sua frente,temos que a distancia”D” entre suas imagens é igual a: D=2d Na rotação de um espelho plano temos que o ângulo entre os raios refletidos”∆” é igual ao dobro do ângulo de rotação do espelho”θ”. ∆= 2 θ