LINKAGE E MAPEAMENTO DOS CROMOSSOMOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2º Lei de Mendel.
Advertisements

Leis de Mendel.
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
Observe as imagens
O mendelismo.
LIGAÇÃO GÊNICA.
UBA VII – Genética Molecular
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Primeira e Segunda Leis de Mendel
Heranças Autossômica e Ligada ao Sexo
MONOIBRIDISMO.
Diibridismo.
Genética.
O que você deve saber sobre
Genética Prof. Rodrigo Sartorio.
Ligação e mapeamento genético em eucariotos
Introdução a Genética Primeira Lei de MENDEL.
Genética – Conceitos Básicos
Exercícios de Genética
Genética – Conceitos Básicos
LIGAÇÃO FATORIAL E PERMUTA
Sumário Segregação de caracteres em cruzamentos de Diibridismo: Lei da segregação independente Exercícios de aplicação como forma de avaliação formativa.
Genes Ligados Sutton (1903): “se houvesse apenas um gene em cada cromossomo, o número de características diferentes de um indivíduo não poderia exceder.
ANALISANDO DUAS CARACTERÍSTICAS EM CONJUNTO: CRUZAMENTOS DIÍBRIDOS
Mapeamento Cromossômico
Interações Gênicas X P F1 F2 9 : 3 : 3 : 1 Piriquitos Australianos
2ª Lei de Mendel Segregação independente dos fatores
PROFª: Emanuelle Grace
REVISÃO BIOLOGIA 1 Emanuelle Grace.
LINKAGE E GENÉTICA DE POPULAÇÕES
Genética Básica II.
Extensões da genética Mendeliana
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Outros mecanismos de herança
GENÉTICA Conceitos Fundamentais
Modulo IV –especifica intensivo
Interações Gênicas Quando dois ou mais pares de genes interagem para determinar uma característica. Esses genes se distribuem de forma independente durante.
As origens da Genética A genética experimental teve início no jardim de uma abadia com os trabalhos de um monge.
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
BIOLOGIA VOLUME ÚNICO • 4.ª EDIÇÃO ARMÊNIO UZUNIAN ERNESTO BIRNER
Genética.
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
2ª Lei de Mendel Jacqueline Shimizu.
2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente
MECANISMO MOLECULAR PARA EPISTASIA RECESSIVA
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
LIGAÇÃO GÊNICA (3ª LEI DA GENÉTICA)
Genética 2ª lei de Mendel.
2ª Lei de Mendel “A segregação independente de dois ou mais pares de genes” Prof. Guilherme.
LEI DA SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE
Ensino Médio-2º Biologia Prof. Gustavo.
Genética: 1ª Lei de Mendel
Ligação, Recombinação e Mapas Genéticos
LIGAÇÃO E PERMUTA GENÉTICA
Ligação Gênica (Linkage)
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente.
PATRIMÓNIO GENÉTICO A herança genética é responsável pela expressão de determinadas características. (PARTE II)
- Aula 1 - Genética Mendel Probabilidade Exceções Polialelia
- Aula 2 - Genética, Mendel e Probabilidade
1 Hereditariedade Ligada aos Cromossomas Sexuais OuHeterossomas.
Ligação Gênica ou Ligação Fatorial (Linkage)
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
Hereditariedade Mendeliana.
Ligação Gênica (“linkage”)
Ligação Gênica (Linkage)
LIGAÇÃO FATORIAL “LINKAGE” PERMUTA GENÉTICA E MAPA CROMOSSÔMICO
Transcrição da apresentação:

LINKAGE E MAPEAMENTO DOS CROMOSSOMOS GENÉTICA LINKAGE E MAPEAMENTO DOS CROMOSSOMOS PROF. VICTOR PESSOA

GENES LIGADOS (LINKAGE) * Quando dois ou mais genes, responsáveis por diferentes características, estão localizados em um mesmo cromossomo, há uma tendência de esses genes irem juntos para o mesmo gameta. Nesses casos, diz-se que os genes estão LIGADOS (ligação gênica) (do inglês linkage). * Nestes casos a quantidade de gametas e, portanto, a frequência da descendência apresentarão diferenças em relação ao diibridismo, já que a ocorrência do crossing-over (permutação) será fundamental.

Crossing-over ou permutação é a troca de partes entre cromossomos homólogos durante a meiose e é um dos principais fatores para a variabilidade genética.

CASO DE LIGAÇÃO GÊNICA EM Drosophila melanogaster P, p (cor do corpo) P = cinzento-amarela p = preto V, v (forma da asa) V = alongada v = vestigial (reduzida)

* Na herança dos genes ligados, a frequência dos gametas de um heterozigoto depende da taxa de crossing-over (ou taxa de recombinação) que ocorre entre os cromossomos homólogos. * Os Gametas Parentais são formados mesmo que não haja recombinação e aparecem em MAIOR QUANTIDADE. * Os Gametas Recombinantes são formados apenas se houver permuta e aparecem em MENOR QUANTIDADE. A taxa (ou frequência) de crossing-over entre dois genes é definida como a soma das frequências em que ocorrem os gametas recombinantes.

COMPARAÇÃO ENTRE DIIBRIDISMO E LINKAGE DIIBRIDISMO (AaBb)

LINKAGE (AaBb) Formados sem que ocorra crossing-over Formados a partir da ocorrência do crossing-over

* Na ligação gênica a posição dos genes no heterozigoto (AaBb) pode ser CIS ou TRANS. * Estas posições também podem ser utilizadas para se definir quem são os gametas parentais e os recombinantes. A B a b POSIÇÃO CIS POSIÇÃO TRANS OS ALELOS DOMINANTES ESTÃO LIGADOS A UM CROMOSSOMO E OS RECESSIVOS ESTÃO LIGADOS AO CROMOSSOMO HOMÓLGO UM ALELO DOMINANTE (A) DE UM PAR E O ALELO RECESSIVO DO OUTRO PAR (b) ESTÃO LIGADOS EM UM MESMO CROMOSSOMO, ENQUANTO OS SEUS ALELOS ESTÃO LIGADOS AO CROMOSSOMO HOMÓLOGO

TRATA-SE DE UM CASO DE LIGAÇÃO GÊNICA OU DE SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE? RESOLVENDO PROBLEMA(S) 1. No milho, grão colorido é condicionado por um alelo dominante B, e grão liso, por um alelo dominante R. Os alelos recessivos b e r condicionam, respectivamente, grãos brancos e rugosos. Cruzando indivíduos BbRr com indivíduos bbrr, obteve-se: BbRr X bbrr 48% sementes coloridas e lisas 48% sementes brancas e rugosas 2% sementes coloridas e rugosas 2% sementes brancas e lisas TRATA-SE DE UM CASO DE LIGAÇÃO GÊNICA OU DE SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE?

Na prole surgiram 4 fenótipos com porcentagens distintas entre eles Na prole surgiram 4 fenótipos com porcentagens distintas entre eles. Como já se sabe que em casos como esses A PORCENTAGEM FENOTÍPICA NOS FORNECE DIRETAMENTE A PORCENTAGEM ENTRE OS TIPOS DE GAMETAS FORMADOS PELO DIÍBRIDO (DUPLO-HETEROZIGOTO), podemos concluir que esses genes estão ligados e que houve permutação (crossing-over) entre eles. LEMBRETE B = grão colorido / R = grão liso / b = grãos brancos / r = grãos rugosos 48% sementes coloridas e lisas = BbRr 48% sementes brancas e rugosas = bbrr 2% sementes coloridas e rugosas = Bbrr 2% sementes brancas e lisas = bbRr

MAPEAMENTO GENÉTICO OU CROMOSSÔMICO * Mapa genético ou cromossômico é a representação da posição dos genes no cromossomo. Menor probabilidade de ocorrerem permutações A B C Maior probabilidade de ocorrerem permutações - Gametas recombinantes surgem por permutação; - A frequência dos gametas recombinantes é constante para dois genes ligados; - A frequência de permutação entre os locos desses genes também deve ser constante. - A probabilidade de ocorrer permutação em qualquer ponto do cromossomo é a mesma. - Se os genes estão dispostos linearmente nos cromossomos, quanto mais distantes estiverem dois genes em um cromossomo, maior será a probabilidade de ocorrência de permutação.

Unidades de Recombinação (U. R * Unidades de Recombinação (U.R.) ou morganídeos (M) são as unidades usadas para determinar a posição dos genes no cromossomo e correspondem a taxa de crossing. Se a porcentagem de permutação entre dois genes A e B é 1%, diz-se que a distância entre eles é de 1 unidade de recombinação (UR) ou 1 morganídeo (M).

Considere a seguinte situação: * A porcentagem de recombinação entre os alelos A, B e C são as seguinte: A e B = 19% A e C = 2% B e C = 17% * Assim, as distâncias entre eles no cromossomo são: A e B = 19 MORGANÍDEOS A e C = 2 MORGANÍDEOS B e C = 17 MORGANÍDEOS A B C 2 17 19

Qual a posição dos genes no cromossomo? Exemplo: Em um cromossomo há a seguinte frequência de recombinação entre os genes A,B,C e D: A-B  45% A-C  20% C-B  25% B-D  5% C-D  20% A-D  40% Qual a posição dos genes no cromossomo? A C D B 45M 40M 20M 5M