Substantivo, artigo e adjetivo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classes de palavras: o adjetivo
Advertisements

Prof. Leonardo Queiroga
Morfologia e Sintaxe do Substantivo
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Classe de Palavras.
Classes de palavras: o nome
Classes de palavras: adjetivo
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
primitivo X derivado (piano X pianista)
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
Adjetivo – Preposição -
LÍNGUA PORTUGUESA Adjetivo - Artigo 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
Adjetivos.
ADJETIVOS.
Comunicação Linguística
INICIAR.
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
ADJETIVOS Definição Classificação: primitivos e derivados,
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Adjetivos.
CLASSES DE PALAVRAS (LIVRO 1 – TEORIA COC ).
Conceito Classificação Flexão de gênero, número e grau
gestaoedidatica.com Português RenatoCrissafi
Atividade de Recuperação
O NOME.
Adjetivos.
alegre estudiosa bonita simpática brincalhona delicada sadia
Determinantes. Determinantes a caneta / o lápis (género feminino ou masculino) Determinantes artigos são as palavras que aparecem antes dos nomes.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Aumentativo e Diminutivo.
Substantivosde Gêneros uniformes
Unidade 2 ______________ é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
CLASSE GRAMATICAL Nome (substantivo).
Língua Portuguesa – 7º Ano
Professora Daniele Bertollo
Classes de palavras: o nome
Determinantes e flexões
SUBSTANTIVOS Profª Maiara Cristina Segato
Profª. Luciana Balduíno
Flexão dos Adjetivos Gênero: Carro bonito / cadeira bonita.
CLASSE DE PALAVRAS SUBSTANTIVOS.
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
SUBSTANTIVO É a palavra variável em gênero, número e grau que dá nome aos seres em geral.
“O adjetivo é a nossa impressão sobre quase tudo” Palavra Cantada
CLASSES DE PALAVRAS ou Classes gramaticais
Unidade 2 Adjetivo é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
Substantivos.
Palavras Invariáveis Advérbio
Adjetivo Gramática – Aula 2.
Flexões Nominais Formação do Plural 1º caso
AULA 05 ADJETIVO.
Classes de palavras Adjetivo.
PALAVRAS QUE DESIGNAM SERES EM GERAL, REAIS OU IMAGINÁRIOS.
O adjetivo Classes e flexão.
Flexões do substantivo
ADJETIVOS PALAVRA VARIÁVEL QUE ATRIBUI ESPECIFICAÇÃO AO SUBSTANTIVO, CARACTERIZANDO-O. O ADJETIVO QUANDO EMPREGADO JUNTO A UM SUBSTANTIVO, AMPLIA, LIMITA.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Classe de palavras: substantivos
CLASSES DE PALAVRAS I SÃO 10, AS CLASSES DE PALAVRAS:
CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS
ADJETIVOS. CONCEITO ADJETIVO é a palavra variável que expressa uma qualidade ou característica do ser e se “encaixa” diretamente ao lado de um substantivo.
Classes de palavras: o adjetivo
LÍNGUA PORTUGUESA Revisão – I Trimestre Profª Larissa Didier.
A Metáfora Sabes como se constrói?.
adjectivo O adjectivo pertence a uma classe aberta de palavras e constitui o núcleo do grupo adjectival. É uma palavra variável que acompanha o nome.
LÍNGUA PORTUGUESA Professor Leônidas Bié
Transcrição da apresentação:

Substantivo, artigo e adjetivo Prof. Júnior Oliveira Substantivo, artigo e adjetivo

O substantivo É a palavra com que designamos ou nomeamos os seres em geral. Podem ser classificados como: - Concretos: aqueles que independem de outros substantivos para existirem. Ex.: homem, Marcos, animal, etc. - Abstratos: São aqueles que dependem de outro substantivo para existirem. Ex.: Beleza (necessita daquele que é belo), Juventude (necessita daquele que é jovem), etc.

O substantivo - Comuns: são aqueles que nomeiam um ser qualquer dentro de uma espécie. Ex.: carro, bola, chuva, etc. - Próprios: aqueles que designam um ser específico dentro uma determinada espécie. Ex.: Marcos, Pedro, etc.

O substantivo - Primitivos: aqueles que o radical não provém de outra palavra. Ex.: ferro, sapato, rosa, pedra. - Derivados: aqueles formados a partir do radical de outra palavra. Ex.: ferreiro, sapateiro, roseira, pedrada, etc. - Coletivo: aquele que denomina um ajuntamento, um agrupamento de seres de mesma espécie. Ex.: matilha, manada, cambada etc.

O substantivo A formação do feminino pode se dar de duas formas: - Troca ou acréscimo de desinência, ex.: menino – menina, aluno – aluna. - Com outro radical, ex.: homem – mulher, boi – vaca.

O substantivo Substantivos biformes: - Com radical diferente: boi – vaca, genro – nora. - Com mesmo radical: gato – gata, menino - menina.

O substantivo Substantivos uniformes: - Sobrecomum: apresentam uma só designação com apenas um gênero para ambos os sexos, ex.: a criança, o gênio, a vítima. - Epicenos: se referem a animais que com uma só designação indicam ambos os sexos, ex.: jacaré macho e jacaré fêmea, pulga macho e pulga fêmea.

O substantivo Flexão de número: é a indicação de unidade ou pluralidade no substantivo. Ex.: policial – policiais, casa – casas. Grau aumentativo: tem a função de ampliar as dimensões do ser. Ex.: corpanzil, cabeção. Grau diminutivo: tem a função de reduzir as dimensões do ser. Ex.: riacho, cabecinha.

O artigo É a palavra que precede o substantivo, ou seja, que vem antes dele. Vai servir para definir ou indefinir essa classe. Definidos: o, a, os, as. Indefinidos: um, uma, uns, umas.

O adjetivo É a palavra que vai modificar, qualificar ou dar um novo aspecto ao substantivo. Ex.: O céu azul. Suas classificações são: - Uniforme: uma forma para ambos os gêneros. Ex.: alegre, feliz, útil. - Biforme: uma forma para cada gênero. Ex.: aplicado – aplicada, dedicado – dedicada. - Primitivo: é que não é formado a partir de outra palavra. Ex.: mau, bom, útil. - Derivado: é o que é formado a partir de outra palavra. Ex.: maldoso, bondoso.

O adjetivo - Simples: é constituído de apenas uma palavra. Ex.: alegre, feliz, útil. - Composto: é constituído de mais de uma palavra. Ex.: latino-americano, azul-celeste. - Explicativo: indica uma característica já conhecida do ser. Ex.: gelo frio, fogo quente. - Restritivo: indica uma característica ainda não conhecida do ser que não obrigatoriamente o pertence. Ex.: homem maldoso, cão bondoso. - Pátrio: refere-se a nacionalidade, continentalidade, naturalidade, etc. Ex.: europeu, suíço, nordestino, cearense.

O adjetivo Locuções Adjetivas: é o grupo formado de preposições e respectivos substantivos que tomam valor de adjetivo na frase. Ex.: amor de mãe (amor materno), peça de automóvel (peça automotiva). Flexões de gênero do adjetivo: nas simples segue o que é aplicado aos substantivos. Nos compostos, apenas o último elemento varia. Ex.: franco-brasileiro – franco-brasileira.

O adjetivo Flexões de número do adjetivo: nas simples segue o que é costumeiro aos substantivos simples. Nos compostos, quando formados de dois adjetivos, modifica-se o último elemento: Ex.: franco-brasileiro – franco-brasileiros. Quando um dos elementos é um substantivo ou locução do estilo “cor-de-subst.” ou substantivo adjetivado não há variação: camisetas azul-bebê, camisetas cor-de-rosa, camisetas violeta.

O adjetivo Flexões de grau do adjetivo: É a propriedade do adjetivo de exprimir as variações entre os seres. Podem ser comparativos ou superlativos. O comparativo faz uma diferenciação de um ser em confronto a outro. Ex.: meu carro é mais velho que o seu. Já o superlativo mostra a qualidade absoluta do ser, ou seja, sobre todos os seres daquele grupo. Ex.: O meu carro é o mais velho do mundo.

O adjetivo Forma sintética do superlativo absoluto: é feita através do acréscimo de sufixo ao adjetivo. Ex.: Aquele carro é velhíssimo. Forma analítica do superlativo absoluto: é feita através de advérbio de intensidade. Ex.: Aquele carro é muito velho.