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LÍNGUA PORTUGUESA Revisão – I Trimestre Profª Larissa Didier.

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1 LÍNGUA PORTUGUESA Revisão – I Trimestre Profª Larissa Didier

2 ASPECTOS LINGUÍSTICOS

3 Língua ◦A língua é um fenômeno social da interação verbal que se realiza por meio da enunciação, que é o ato de manifestar-se por meio de enunciados orais ou escritos em um determinado contexto – a enunciação é a língua em uso, marcada pela relação entre os interlocutores.

4 Linguagem ◦Forma de representação utilizada nas situações de interação social. As palavras usadas de modo a construir sentido, as linhas, cores e formas que compõem uma obra de arte, os gestos e os sons, os hipertextos e as hipermídias (meio digital) são formas de linguagem. ◦A linguagem compõe-se de aspectos formais, sociais, históricos e culturais.

5 Variação linguística ◦A língua varia porque o falante é ativo, criativo, e adapta a língua às suas necessidades de comunicação. Assim, o uso da língua reflete a norma (a gramática) porque o falante (o interlocutor) é um sujeito histórico, inserido num local e em determinada cultura. Portanto, a língua pode se manifestar em diferentes variedades linguísticas: vocabulário, sotaque, modos específicos de construir frases etc.

6 Tipos textuais São sequências textuais que se organizam de modo específico: ◦Narração: “contar” uma ação que envolve personagens, tempo, espaço... ◦Argumentação (dissertação): persuadir através da exposição e análise sobre um determinado assunto, afirmando-o, defendendo-o ou não. ◦Exposição: revelar, explicar, apresentar ◦Descrição: traçar, retratar, detalhar ◦Injunção: pedir, ordenar, estabelecer o contato direto com o interlocutor, enumerar, explicar Gêneros textuais São os textos, orais ou escritos, com certas características específicas, mais ou menos estáveis. São ações sociais tipificadas, ou seja, a materialização da utilização da(s) linguagem(ns) – carta, e-mail, redação, bilhete, fotografia, tabela, gráfico, esquema, mapa, desenho anatômico, monografia, tese... ◦Os textos são materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados na vida diária

7 Tipos textuais: Narração ◦Narração: “contar” uma ação (o enredo) que envolve personagens, tempo, espaço e personagens ◦Partes fundamentais da narração: 1.Enredo  a ação desenvolvida/sofrida pelas personagens 2.Personagens  seres que desenvolvem/sofrem ações e situações 3.Tempo  momento em que se passa a narrativa; pode ser cronológico ou psicológico 4.Espaço  ambientação da narrativa 5.Narrador  quem conta os fatos, as ações e/ou os acontecimentos das personagens; pode ser narrador-personagem (1ª pessoa do discurso) ou narrador-observador (3ª pessoa do discurso)

8 Gêneros textuais: Mitos e lendas Mitos O mito é uma narrativa na qual os povos da Antiguidade Clássica apoiavam-se para explicar acontecimentos ou fatos que são eram explicados pela ciência. Normalmente, o mito é carregado de simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Lendas Através da oralidade, a lenda mistura realidade e ficção, utilizando fatos reais e/ou históricos para narrar as histórias. Faz parte da cultura de um povo. Por ser de tradição oral, sofre alterações ao longo do tempo. Assim como os mitos, a lenda tenta explicar acontecimentos ou fatos que não são explicados pela ciência; normalmente, tais explicações são mais aceitáveis.

9 Gênero textual: carta pessoal ◦Forma de interação entre as pessoas que não estão fisicamente próximas e que não possuem acesso ao meio digital ◦A carta pessoal possui uma estrutura básica: 1.Cabeçalho 2.Saudação 3.Solicitudes (finalidade da carta) 4.Corpo do texto 5.Despedida 6.Assinatura 7.Post-scriptum

10 ASPECTOS GRAMATICAIS Substantivos, adjetivos e verbos

11 Substantivos ◦Palavras que usamos para nomear seres, lugares, instituições, ações, ideias, qualidades, sensações e sentimentos, reais ou imaginários ◦Na gramática, os substantivos podem ser classificados de vários modos. São eles: ◦Comuns/ Próprios ◦Concretos/ Abstratos ◦Simples/ Compostos ◦Primitivos/ Derivados ◦Coletivos

12 Substantivos COMUNSPRÓPRIOS Nomeiam todos os seres de uma espécie ou todos os elementos de um grupo; normalmente, são iniciados por letra minúscula Nomeiam seres em particular; normalmente, são iniciados por letra maiúscula CONCRETOSABSTRATOS Nomeiam seres de existência própria, coisas e fenômenos reais ou imaginários Nomeiam ações, estados, qualidades, sentimentos

13 Substantivos SIMPLESCOMPOSTOS São constituídos de apenas uma palavraSão formados por mais de uma palavra PRIMITIVOSDERIVADOS Não são originados de outras palavrasSão originados de outras palavras COLETIVOS São os substantivos que, mesmo no singular, apresenta a ideia de conjunto de seres ou coisas da mesma espécie

14 Substantivos Flexões dos substantivos ◦Flexão de gênero: masculino e feminino ◦Substantivo biforme: uma forma para o masculino, uma forma para o feminino; ◦Substantivo uniforme: pode designar tanto o masculino como o feminino: ◦Flexão de número: singular e plural ◦Flexão de grau: diminutivo e aumentativo ◦Diminutivo: terminações –inho/ -inha ou –zinho/ -zinha ◦Aumentativo: terminações –ão/ -ona

15 Adjetivos ◦São palavras que particularizam substantivos, acrescentando-lhes características de qualidade, condição, julgamento, estado etc. ◦Locução adjetiva: conjunto de palavras com função de um adjetivo; normalmente, é formada por uma preposição e por um substantivo ◦Na gramática, os adjetivos podem ser classificados em: ◦Simples/ Compostos ◦Primitivos/ Derivados ◦Pátrios

16 Adjetivos Flexões dos adjetivos ◦Flexão de gênero: ◦Adjetivo uniforme: uma forma tanto para o feminino quanto para o masculino ◦Adjetivo biforme: uma forma para o masculino, uma forma para o feminino ◦Flexão de número: singular/ plural (de acordo com o substantivo) ◦Flexão de grau: comparativo e superlativo ◦Comparativo: de igualdade, de superioridade, de inferioridade ◦Superlativo: absoluto sintético/ absoluto analítico; relativo de superioridade/ relativo de inferioridade

17 Verbos ◦São palavras que indicam ações, estados, fenômenos da natureza... ◦Quando dois ou mais verbos se unem para apresentar o valor de apenas um, temos uma locução verbal. Nela, apenas o verbo auxiliar recebe as flexões de pessoa, número, tempo e modo. Os principais verbos auxiliares são: ser, estar, ir, ter e haver. Locução verbal Verbo auxiliar Forma nominal Infinitivo Gerúndio Particípio

18 Verbos ◦Os verbos sempre estarão relacionados às PESSOAS DO DISCURSO ◦1ª pessoa do discurso: Eu/ Nós  Quem fala ◦2ª pessoa do discurso: Tu/ Vós  Com quem se fala ◦3ª pessoa do discurso: Ele/Ela/Eles/Elas  De quem se fala Quando relacionamos os verbos a cada uma das pessoas do discurso, estamos CONJUGANDO o verbo

19 Verbos ◦Os verbos são classificados de acordo com a sua terminação; essa classificação também é chamada de CONJUGAÇÃO. ◦1ª conjugação: verbos terminados em –ar ◦2ª conjugação: verbos terminados em –er ◦3ª conjugação: verbos terminados em –ir

20 Verbos ◦Os verbos também expressam o momento/ o tempo em que as ações se realizam. O tempo verbal pode ser: ◦Passado ou Pretérito  uma ação já concluída ◦Presente  uma ação que está acontecendo no momento ◦Futuro  uma ação que ainda vai acontecer


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