Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

Expansão Marítima e Comercial Européia.
FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E GAÚCHO
DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
29 DE MARÇO: PARABÉNS SALVADOR
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
NAPOLEÃO O GRANDE Lucas n° 13 Hugo n° 06 Profª. Joelma.
A ocupação da América e do Brasil
A Ocupação do Território Brasileiro.
ARTE COLONIAL Preocupado com que outros povos ocupassem terras brasileiras, o rei de Portugal enviou, em 1530, uma expedição comandada por Martim Afonso.
O Quinhentismo no Brasil
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
Ligação entre o sul em desenvolvimento e o norte desenvolvido
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO.
Brasil Colonial: a expansão para o interior.
Estrutura político-administrativa da Colônia
Brasil pré-colonial e estrutura político-administrativa da Colônia
História dos Portugueses no Mundo
A COLONIZAÇÃO DO BRASIL
As Invasões Francesas no Brasil
FERNANDO DE NORONHA.
O GOVERNO GERAL: a busca pela descentralização administrativa
A Colonização do Brasil
Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.
Revisão de História e Geografia
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
Período Pré - Colonial (1500 a 1530)
Aula 3 – Ínicio da colonização e a economia açucareira.
COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL
Exploração do pau-brasil e escambo
Quinhentismo – Literatura Brasileira
EUROPA ANTES DO BRASIL.
OS HOLANDESES NO BRASIL.
Aspectos históricos. CONQUISTA E POVOAMENTO Primeiro núcleo de povoamento da região: Vila de Paranaguá em 1649; Até fins do século XVI: apenas populações.
ATENÇÃO AS IMAGENS DESTA APRESENTAÇÃO ESTÃO DISPONIVÉIS NO BLOG:
Melhor visualizado no Power Point 2000
Administração Colonial
E O parque nacional dos Lençóis Maranhenses
Os Portugueses no Brasil
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL
Nem tudo que reluz é ouro.
Trabalho de história primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes.
História da Paraíba.
Administração Colonial
Fortaleza é elevada à categoria de Vila
OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DO ESTADO DO PARANÁ
Paraguai Fernanda Costa – 7 Isabella Lupinari – 14 8°A.
TRATADO DE TORDESILHAS (1494)
BRASIL COLÔNIA: A QUESTÃO DA DIVISÃO DE TERRAS
U RUGUAI História E GEOGRAFIA Guilherme Abrahabibs 11° Gabriel Alencar Diáz 8° Caio vinícius pesseti 29°
O papel da pecuária na ocupação do Ceará
A DESCOBERTA E A EXPLORAÇÃO DO OURO
O Período pré-colonial
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Etapa 2 – A devastação da Mata Atlântica
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
BRASIL COLONIA I PROF: ADRIANO CAJU.
Brasil Pré-colonial Mão-de-obra: indígena. Escambo Produto: Pau-brasil
As drogas do sertão.
Espírito Santo Histórico.
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
Conquista e Formação Territorial do Brasil Colonial Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Disciplina: História do.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Conquista e Formação do Rio Grande do Norte
LOCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
O OURO NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que, antes de Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil, espanhóis já tinham estado no território que hoje conhecemos como Ceará. Índios Potiguares

Uma das capitanias hereditárias criadas na época da colonização portuguesa, em 1535, a Capitania do Ceará praticamente foi abandonada por seu donatário, Antônio Cardoso de Barros. Apenas índios habitavam o sítio onde viria a surgir Fortaleza.

A ocupação portuguesa só teve início no ano de 1603, sob o comando de Pero Coelho de Souza que, ao chegar, construiu o Forte de São Tiago. Nos arredores dos fortes formaram-se os primeiros povoados cearenses. Os fortes eram essenciais para garantir a defesa do território, já que franceses e holandeses, frequentemente, tentavam invadir o nosso território.

Neste local, Pero Coelho de Souza, em 1604, construiu o Forte de São Tiago. Barra do Ceará

Em sua expedição, Pero Coelho de Souza fundou, às margens do rio Ceará, o povoado de Nova Lisboa, derrotando os índios Tabajara. Porém, vencido pelo cansaço, fome e pela seca, Pero Coelho de Souza retornou com seus homens para o Rio Grande do Norte.

Martim Soares Moreno Diferente de Pero Coelho de Souza, o português Martim Soares Moreno não perseguiu os indígenas que viviam no Ceará, mas aliou-se a eles. Com a ajuda dos indígenas, Martim derrotou franceses e holandeses e construiu o Forte de São Sebastião.

Forte São Sebastião

Martim Soares Moreno recebeu o título de fundador do Ceará e, algum tempo depois, retornou para Portugal. Após sua partida, durante guerras entre indígenas, holandeses e portugueses, o Forte de São Sebastião foi destruído.

Em 1649 chegou ao Ceará uma expedição holandesa, comandada por Matias Beck, que desembarcou no Mucuripe e construiu o forte Schoonenborch, aproveitando os restos do Forte de São Sebastião.

Em 1654 os holandeses foram expulsos e o forte foi rebatizado de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. Forte Schoonenborch Atualmente

Fortaleza só foi elevada à categoria de vila no século XVIII. Mapa de Fortaleza desenhado em 1726 pelos padres jesuítas.

Foto da Maquete de Fortaleza A condição de vila com uma população expressiva não foi suficiente para garantir a sustentação econômica de Fortaleza, isolada do interior, onde se desenvolvia a chamada “civilização do couro e do gado”. Dependente de Aracati comercialmente, Fortaleza continuou sem expressão político-econômica até o início do século XIX, época da independência do Brasil.

Detalhe dos aspectos de Fortaleza Em 17 de março de 1823, Fortaleza é elevada pelo Imperador D. Pedro I à condição de cidade, sob a denominação de Cidade da Fortaleza de Nova Bragança. Esse nome pouco durou e logo a cidade reassumiu seu nome anterior, ou seja, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Nas décadas seguintes, continuou convivendo com problemas, como a inexistência de um cais, dificuldades de desembarque, o areal incômodo, condições sanitárias precárias e surtos epidêmicos.

Planta exata da Capital do Ceará 1859

Fontes de Pesquisa www.estacaodoturismo.hpg.ig.com.br http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Cear%C3%A1#Era_Colonial HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/História_de_Fortaleza www.ceara.com.br/fortaleza/historiadefortaleza.htm www.cidadebrasileira.brasilescola.com/.../historia-fortaleza.htm http://www.uefs.br/sertao/sala3.html http://www.infoescola.com/ceara/historia-do-ceara/