Prof. Vasco Vasconcelos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

CINEMÁTICA MOVIMENTOS.
PESQUISA BEBER E DIRIGIR NO MUNICÍPIO DE DIADEMA
ES723 - Dispositivos Eletromecânicos
RELATIVIDADE ESPECIAL
Aquisições LINHA EXISTENTE Dimensionamento da Frota para Percursos Longos (Tc > Tp) O tempo de viagem de ida mais volta (Tv )mais os tempos.
O que você deve saber sobre
ATIVIDADES DE REVISÃO TURMA 101 GEOGRAFIA- EVA CRISTINA
QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa.
Ambiente de simulação Os algoritmos previamente discutidos foram analisados usando um simulador de mobilidade. Ele modela uma cidade de 20 Km de raio,
LANÇAMENTO HORIZONTAL
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
PROF: Elias Junior ONDAS.
Exercícios de Gráficos de Movimentos
Prof. Vasco Vasconcelos
Conceitos introdutórios
REVISÃO PROF. NETO CEARÁ.
Velocidade média Questão 01 Um viajante cobriu a distância de 760 km em 12 h, sendo os primeiros 200 km percorridos com certa velocidade escalar.
Prof. Vasco Vasconcelos
Matemática Básica Aula 02 Prof. Mayna.
Exercícios ENEM- cursinho
Prof. Vasco Vasconcelos
03. Energia, Transferência de energia e análise geral da energia
Aula 2 Movimento.
Aula 3 Movimento Exercícios
Mecânica Cinemática escalar.
Os erros envolvidos nas medições de Eratóstenes
MOVIMENTO (1) Prof. Cesário.
Passos utilizados numa regra de três simples:
Prof. Vasco Vasconcelos
Prof. Vasco Vasconcelos
Prof. Vasco Vasconcelos
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Prof. Vasco Vasconcelos
Transferência de Energia - exercícios
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Prof. Vasco Vasconcelos
Física Gráficos do MU.
- 1 - Bombagem Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia.
Resposta da questão 37: [C]
Matemática Financeira Razão e proporção
Aula 19 Cinemática Vetorial I Marta Rebuá.
Uma moeda de cinco centavos é colocada sobre uma mesa
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Revisão Cinemática Escalar e Vetorial. Cinemática Trajetória Referencial Repouso Movimento.
ENERGIA, TRABALHO, POTÊNCIA
QUINTA FÍSICA ENERGIA MECÂNICA
Prof. Vasco Vasconcelos
Prof. Vasco Vasconcelos
Matemática e suas Tecnologias - Matemática PROBABILIDADE CONDICIONAL
Professor: Jeferson A. Gottardi
INDICADORES GERENCIAIS PRÓ-ATIVOS DE SEGURANÇA E SAÚDE DISPOSITIVOS DE CONTROLE DE UTILIZAÇÃO NOS VEÍCULOS DO GRUPO CEEE João Carlos Lindau Roberto de.
Margie Basso Física.
Projeto: Novas Mídias e Eleições
Exercícios Questão I De acordo com a Boeing, o custo operacional por passageiro por quilômetro de um Boeing 747 é o apresentado abaixo, para viagens de.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Prof. Vasco Vasconcelos
Prof. Vasco Vasconcelos
Energia Termoelétrica
Energia Termoelétrica
Prof. Vasco Vasconcelos
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
MOBILIZAR Fase 3 – Coleta de dados em campo e análise do problema
Consumo energético e meio ambiente
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
USINAS TERMELÉTRICAS: POLUENTES E CRESCENTES. REFLEXÕES SOBRE O DESEMPENHO E INCONVENIENTES DO PROCESSO DE CONVERSÃO DE ENERGIA TÉRMICA PRESENTE NOS GASES.
A FÍSICA E O NOVO ENEM Prof. Cleriston da Paz. O Novo ENEM e a Física 2.
Cinemática Escalar Professor: Reinaldo.
CINEMÁTICA John Física Disciplina Professor. Movimento.
Transcrição da apresentação:

Prof. Vasco Vasconcelos

Caro aluno, Bem-vindo ao Simulando o Novo ENEM. Aqui, toda semana, estaremos disponibilizando novas questões para que você possa exercitar seus conhecimentos. Cada questão terá 2 minutos e meio para ser respondida. Ao final você poderá conferir o comentário das questões. Bom Estudo!

01.Uma das alternativas apontadas por especialistas para reduzir o trânsito na cidade de São Paulo é o uso de transporte coletivo. Todavia, a baixa velocidade média desenvolvida pelos ônibus nas vias da cidade pode ser um desestímulo ao uso desse tipo de veículo. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de São Paulo, a velocidade média dos ônibus reduziu-se em 50% nos últimos vinte anos: era de 24km/h em 1987 e agora é de 12km/h nos congestionamentos da manhã. Pesquisas revelam que a velocidade média dos ônibus paulistanos depende da extensão do congestionamento das vias, que, por sua vez, depende do horário. O gráfico a seguir mostra o comportamento da velocidade média de um ônibus que faz a linha Santo Amaro — Praça da Sé, em função do total de vias congestionadas, em certo dia da semana. O outro gráfico indica a extensão do congestionamento ao longo desse dia. Suponha que um ônibus dessa linha faça um percurso de 5km entre dois pontos situados nessas vias congestionadas. Assinale a opção que indica o menor e o maior intervalo de tempo para percorrer esse trajeto e os horários aproximados em que ocorrem essas medições.

02.Com a crise nas penitenciárias brasileiras, decorrente de rebeliões simultâneas em várias instituições, houve discussões sobre o uso de bloqueadores de celulares. “O princípio do bloqueio é gerar, por meio de uma antena instalada internamente no presídio, um sinal que interfira na freqüência da rede celular e que seja mais forte do que o sinal da operadora” — disse Eduardo Neger, em entrevista publicada em 16/5/2006 (www.idgnow.com.br). A dificuldade está em evitar que o bloqueio extrapole a área do presídio. Supondo que um determinado presídio esteja inteiramente contido em um círculo com raio de 500m em cujo centro esteja instalada a antena para o bloqueio e que o bloqueio de celulares extrapole esse círculo em 10% do raio, assinale a alternativa que corresponde à área indevidamente bloqueada fora desse círculo: 52.000m2 52.500m2 53.000m2 53.500m2 54.000m2

03. A energia solar é uma das possíveis fontes alternativas de energia 03. A energia solar é uma das possíveis fontes alternativas de energia. No entanto, um fator restritivo à sua utilização é o fato de que, quando o céu está encoberto, a energia elétrica que ela gera é pouca e, à noite, é nenhuma. Por esse motivo, quando se instala uma usina elétrica que tenha como fonte a energia solar, é preciso produzir durante as horas de sol um excesso de energia que, armazenada, possa ser utilizada à noite. Uma maneira de armazenar energia consiste em utilizar parte da energia elétrica obtida nas células fotovoltaicas expostas ao sol para bombear e comprimir ar dentro de estruturas ocas no subsolo, como cavernas, minas abandonadas, aqüíferos e poços de gás natural esgotados. Durante a noite, essas estruturas ocas passam a operar como gigantescas reservas de ar comprimido. De acordo com a demanda, o ar comprimido é liberado para movimentar uma turbina geradora de energia elétrica. Por esse método, essas turbinas utilizam apenas 40% do gás natural que queimariam se fossem alimentadas apenas por essa fonte. A usina elétrica de Araucária (PR) consome 2,2 milhões de m3 diários de gás natural para gerar 484MW (1M = 106) de potência elétrica. Se essa potência fosse produzida com o auxílio de ar comprimido armazenado como descrito acima, quantos milhões de m3 de gás natural deixariam de ser queimados nessa usina em um mês? 48,4 66,0 26,4 39,6 2,2

Resoluções 01.

Resoluções 02.10% de 500m = ⋅ 500m = 50m . Observe a figura seguinte, cotada em metros: A área indevidamente bloqueada está representada na figura pela coroa circular. Sendo S a área da coroa em m2, temos: S = π ⋅ (550)2 – π ⋅ (500)2 ou S = 302500π – 250000π ∴ S = 52500π Resposta: B 03. A usina deixaria de queimar 60% do gás natural, portanto 2,2 ⋅ 0,6 = 1,32 milhões de m3 por dia. Em um mês deixariam de ser queimados 1,32 ⋅ 30 = 39,6 milhões de m3 de gás natural. Resposta: D