Literatura Gêneros literários Eduardo Batista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A literatura, quanto à forma, pode se manifestar em prosa ou verso.Quanto ao conteúdo e estrutura, podemos, inicialmente, enquadrar.
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
GÊNEROS LITERÁRIOS.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
HISTÓRIA DO TEATRO COLÉGIO ALUB.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.
Cantos Missa 9hs dia 10/05/09.
Oração do Terço Mistérios Dolorosos.
são as noites da prática de maiores pecados
«Quaresma em Família, a Caminho da Páscoa!»
GÊNERO DRAMÁTICO.
Espírito Santo Ligue o som, e ore juntamente com este cântico.
Professora Francisca Barros
Gêneros literários Prof Luiza Monteiro.
Professora: Aíla Rodrigues
Classicismo (1527 – 1580).
E DIZER COMO A IDÉIA DE TUA GRANDEZA SUPREMA
SEJAM BEM VINDOS VOCAÇÃO ACERTADA – VIDA FELIZ
TROVADORISMO -- Primeira manifestação literária da língua portuguesa.
O DEUS DO CÉU, DEU-TE REINO, FORÇA E GLÓRIA
Introdução aos gêneros literários
O EU PROFUNDO.
DE TODA A MINHA CONTEMPLAÇÃO
Entre a tradição europeia e o nativismo nacionalista
O gênero lírico.
SEI QUE NA CRUZ SEU SANGUE VERTEU
O fazer literário Prosa e poesia.
Profa. Karen Neves Olivan
Introdução à literatura
Literatura - Prof.ª Francieine Lisowski
Profa. Karen Neves Olivan
Cap. IV Gênero dramático
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
CLASSICISMO Renascimento.
Gêneros Literários Organização das obras literárias por semelhança das estruturas e modo de ver a realidade. A história dos gêneros literários é antiga,
Liana Maxwell Pelo Casamento de CULTO DE GLORIFICAÇÃO
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
HOJE O CÉU SE ABRE PRA DERRAMAR SOBRE OS CORAÇÕES TODA A GRAÇA DO PAI.
Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico
O QUINTO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO DEUTERONÔMIO 31 :
CLASSICISMO Renascimento.
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
Grupo de Oração Fonte de Vida
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
Deus enviou seu Filho amado. para morrer no meu lugar Deus enviou seu Filho amado * para morrer no meu lugar. * Na cruz pagou por meus pecados, *
Gêneros Teatrais.
Humanismo em Portugal (1434 – 1527)
GÊNEROS LITERÁRIOS.
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
Fagundes Varela 2ª Geração.
Cântico negro José Régio.
Daniel Francielly Pelo Casamento de CULTO DE GLORIFICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
ESTOU AQUI Estou aqui pra Te louvar Estou aqui pra Te exaltar
Para muitos com certeza será uma data linda... Trocas de olhares, beijos e abraços. Uns partilham presentes dos mais simples até aos mais sofisticados...
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
Gêneros Literários.
Professor Marcel Matias
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
GÊNEROS LITERÁRIOS A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA.
O QUE ELE ESTÁ FAZENDO.
INÊS DE CASTRO: OS LUSÍADAS, CANTO III, ESTROFES 118 A 135
Transcrição da apresentação:

Literatura Gêneros literários Eduardo Batista

Literatura e história A literatura começou a existir no Brasil através da colonização européia pelos portugueses. Até então, a literatura portuguesa, formada e influenciada pela literatura greco-romana, seguia a tradição da divisão padronizada dos gêneros literários, a qual se fundamentou nos dias de hoje por meio do filósofo Aristóteles. Esta separação facilita a identificação das características temáticas e estruturais das obras, sejam elas em prosa ou em verso.

O que é Gênero textual? Surge em situações e contextos históricos diferentes; Cumpre uma finalidade específica: atender necessidades sociais de interação verbal; Gênero literário: gênero discursivo próprio da esfera artística e cultural e são utilizados com finalidade a estética e artística. Logo, quanto ao conteúdo (tema) e estrutura, podemos enquadrar as obras literárias nos gêneros literários seguintes:

Épico A. É a narrativa com temática histórica; B. São os feitos heróicos de um determinado povo ressaltando a figura de um herói (são aventuras, guerras, viagens...); Obs.: Há presença de figuras fantasiosas que ajudam ou atrapalham no curso dos acontecimentos. C. É em verso; D. Apenas observa e relata os feitos objetivamente, sem interferência, o que faz a narrativa ser objetiva; E. Verbos e pronomes na 3ª pessoa; F. Os poemas épicos intitulam-se epopéias; G. Exemplos: Os Lusíadas, Eneida, Ilíada, Caramuru, O Uruguai. Passar o vídeo de “TRÓIA”

CANTO I I De um varão em mil casos agitado, Que as praias discorrendo do Ocidente, Descobriu o Recôncavo afamado Da capital brasílica potente: Do Filho do Trovão denominado, Que o peito domar soube à fera gente; O valor cantarei na adversa sorte, Pois só conheço herói quem nela é forte. III E vós, Príncipe excelso, do Céu dado Para base imortal do Luso Trono; Vós, que do Áureo Brasil no Principado Da Real sucessão sois alto abono: Enquanto o Império tendes descansado Sobre o seio da paz com doce sono, Não queirais de dignar-vos no meu metro De pôr os olhos, e admiti-lo ao cetro.

II. Dramático A. É o gênero ligado diretamente à representação de um acontecimento por atores; B. Expõe o conflito dos homens e seu mundo, manifesta a miséria humana; C. Tipos de drama: • Tragédia: representação de um fato trágico que causa catarse a quem assiste, ou seja, provoca alívio emocional da audiência. • Comédia: representação de um fato cômico, que causa riso. • Tragicomédia: é a mistura de elementos trágicos e cômicos. • Farsa: peça teatral de caráter puramente caricatural, de crítica à sociedade, porém, sem preocupação com questionamento de valores.

CORO DOS ANCIÃOS DE TEBAS A ação passa-se em Tebas (Cadméia), diante do palácio do rei ÉDIPO. Junto a cada porta há um altar, a que se sobe por três degraus. O povo está ajoelhado em tomo dos altares, trazendo ramos de louros ou de oliveira. Entre os anciãos está um sacerdote de Júpiter. Abre-se a porta central; ÉDIPO aparece, contempla o povo, e fala em tom paternal. ÉDIPO Ó meus filhos, gente nova desta velha cidade de Cadmo, por que vos prostemais assim, junto a estes altares, tendo nas mãos os ramos dos suplicantes?1 Sente-se, por toda a cidade, o incenso dos sacrifícios; ouvem-se gemidos, e cânticos fúnebres. Não quis que outros me informassem da causa de vosso desgosto; eu próprio aqui venho, eu, o rei Édipo, a quem todos vós conheceis. Eia! Responde tu, ó velho; por tua idade veneranda convém que fales em nome do povo. Dize-me, pois, que motivo aqui vos trouxe? Que terror, ou que desejo vos reuniu? Careceis de amparo? Quero prestar-vos todo o meu socorro, pois eu seria insensível à dor, se não me condoesse de vossa angústia.

III. Lírico A. gênero essencialmente poético, que expõe a subjetividade do autor e diz ao leitor o estado emocional do “eu-lírico” (sentimentos, ideias, impressões); B. Predominam verbos e pronomes na 1ª pessoa; C. Explora a musicalidade. D. Tipos: • Elegia – vem do grego e significa “canto triste”; poesia lírica que expressa sentimentos tristes ou morte. Um exemplo freqüente é “O cântico do calvário” de Fagundes Varela. • Idílio e écloga – são poemas breves com temática pastoril. A écloga, na maioria das vezes, apresenta diálogo. • Epitalâmio – na literatura grega é um poema de homenagem aos noivos no momento do casamento. Logo, é uma exaltação às núpcias de alguém. • Ode ou hino – derivam do grego e significa “canto”. Ode é uma poesia que exalta algo e hino que glorifica a pátria. • Sátira – poesia que ridiculariza os defeitos humanos ou determinadas situações. Passar vídeo da música “EU SEI QUE VOU TE AMAR”

Fonte: www.brasilescola.com Português linguagens

Exercícios Pl. Pg. 32