História da Música Clássica Bach - Concerto de Brandenburgo No. 3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

2. O que devo procurar num DJ ?
Musica no Mundo.
Compositor Elaborado por: Raquel Xavier nº6 turma:6ºc.
Instrumentos utilizados na improvisação do jazz
Romantismo.
HISTÓRIA DA MÚSICA BARROCO
A música e moda Argentina
O que pesquisa o historiador
ORGANOLOGIA.
Vivaldi As Quatro Estações.
Slides JRoman Apresenta.
História da Música Clássica
DRIBLANDO A ADVERSIDADE
Curso de Teoria Musical
História da Música “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio
VIENA ÁUSTRIA SuelySlides.
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Fonte Ariston Normal Italic Regular 60 pt sólida
Fundação OSESP Serviço Social do Comércio - SP
MÚSICA BARROCA 1600 a 1750.
MÚSICA BARROCA.
Aluno: André Luiz da Silva Mecânica I
CLASSICISMO   Foi um estilo de meados do séc. XVIII (1750 a 1830, aproximadamente). Iniciou-se com a morte dos compositores do Barroco e findou com o fim.
Cultura Afro - Brasileira
Música de Concerto Brasileira
Romantismo Teatro, música e dança.
Música Barroca 2o ano – Ensino Médio.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
A Hermenêutica na Idade Média
Música Medieval.
Música clássica 1750 a 1810.
RENASCIMENTO x BARROCO
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
MÚSICA ROMÁNTICA 1810 à 1900.
PreIúdio e Fuga Nº 1 em Dó Maior - Bach
Planejada e perceptível
ROMANTISMO Profª: Indianara..
MÚSICA É a arte de ajustar fenômeno acústico e silêncio.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
MÚSICA.
Por: Maria Eduarda, Maria Fernanda, Maria Luiza e Guilherme C.
História e Geografia de Portugal – 6º Ano A música barroca
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
R OMANTISMO N O B RASIL. INICIA-SE EM 1836 COM A PUBLICAÇÃO, NA FRANÇA, DA NICTHEROY - REVISTA BRASILIENSE, POR GONÇALVES DE MAGALHÃES. NESTE PERÍODO,
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
SONATA:CLARO DE LUNA Com Som Quem de nós não teve um momento de extrema dor? Quem nunca sentiu, em algum momento da vida, vontade de desistir?
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
MESTRE DE HARMONIA GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
Linguagens , Códigos ,e suas Tecnologias-Artes
Períodos Musicais na Idade Moderna
tangelini ANTONIO VIVALDI O PINTOR MUSICAL DE VENEZA ( )
Uma orquestra é um grupo de instrumentistas que tocam uma obra, sendo muitas vezes dirigidos por um maestro. Há vários tipos de orquestra, distinguindo-se.
Sound & Structure John Paynter Prof. Marcos Câmara de Castro Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
musica classica
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Por Josiane da Conceição Paulo
FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL. Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da.
Músicas Africanas.
Arte Popular Urbana Como se formou? Qual a sua importância?
Transcrição da apresentação:

História da Música Clássica Bach - Concerto de Brandenburgo No. 3 ( 1600 – 2000 ) Clique para avançar Bach - Concerto de Brandenburgo No. 3

O Período Barroco ( 1600 – 1750 )

Vivaldi - As Quatro Estações O período Barroco ocupou uma época importante na história da humanidade. Galileo, Kepler e Newton estavam descobrindo novas formas de explicar o universo. A música, as artes, a arquitetura, a moda, a decoração e ornamentação sofisticada se converteram em norma. Durante o período Barroco os compositores eram usados principalmente pelas autoridades eclesiásticas e membros da nobreza. Foi chamado de sistema de patronatos. E como o patrono pagava o compositor por cada trabalho e decidia que tipo de música ele devia compor, isto limitou muito a criatividade e liberdade do artista. Vivaldi - As Quatro Estações A Primavera

A música instrumental foi tão importante como a música vocal individual e os corais. No período Barroco floresceu a música para violino, órgão, harpa, flauta, oboé, trombone e trompetes. Mas não se usavam os instrumentos de percussão. Os compositores mais importantes desta época foram:

O Período Clássico ( 1750 – 1820 ) Mozart - Sinfonia No. 40

Os anos do período clássico se passaram em uma época de grandes mudanças no mundo. A Revolução Francesa e as Guerras Napoleônicas mudaram a face da Europa. Durante este período aconteceu que o povo em geral teve mais acesso na cultura e participação nas atividades artísticas. No mundo da música, o sistema de patronatos começou a desaparecer e foi substituído pelos primeiros concertos públicos onde as pessoas tinham que pagar para assistir o evento.

Beethoven - Sinfonia No. 9 No lugar das rápidas mudanças de estilo e adornos do período Barroco, a música do período clássico se caracterizou por ser simples, balanceada e não muito emocional. Conhecida como “música absoluta”, as obras clássicas não eram escritas para dançar nem para celebrações especiais mas para o prazer de desfrutar a beleza da música. As obras musicais se apresentavam em salões especiais para concertos ou recitais. Três novas formas instrumentais foram desenvolvidas : o concerto, a sinfonia e a sonata. Beethoven - Sinfonia No. 9

As sinfonias tinham de três movimentos, o primeiro era rápido, o segundo era lento e o terceiro terminava também em um ritmo rápido. Algumas sinfonias adicionavam um movimento tipo dançante ou dança antes do último movimento. Viena era o centro musical da Europa e a maioria dos grandes compositores viviam boa parte de seu tempo nessa cidade.

Chopin - Polonesa “ Heróica” O Período Romântico ( 1820 – 1920 ) Chopin - Polonesa “ Heróica”

A música teve grandes mudanças durante a época romântica, os compositores expandiram as formas musicais existentes e desenvolveram novas formas para expressar sua própria personalidade. Foram eliminadas as restrições sobre a duração da obra, o número de movimentos, o número de instrumentos ou vozes usadas, etc. Havia um ambiente de liberdade criativa no qual floresciam uma grande quantidade e variedade de obras tanto instrumentais como vocais. Foi neste período quando se introduziram a maioria dos instrumentos da orquestra tal como as conhecemos na atualidade.

Tchaikovsky - Concerto para Piano e Orquestra No.1 A invenção e o uso generalizado das válvulas nos instrumentos de bronze e os novos sistemas de teclado nos instrumentos de ar e madeira os tornaram mais fáceis de tocar, animando aos compositores a compor mais música para eles. A Sinfonia Romântica se converteu em uma versão expandida da Sinfonia Clássica. Sua duração é muito maior e adiciona muitos outros instrumentos na orquestra e possui mais de quatro movimentos. Apareceram também neste período obras miniatura, tais como o noturno, o impromptu, o estúdio e a balada, os quais se tornaram muito populares por serem de curta duração e fáceis de escutar e lembrar. Tchaikovsky - Concerto para Piano e Orquestra No.1

Os compositores Românticos também conseguiram reunir a poesia com a música. As óperas se dedicaram a expor mais dramas humanos do que os mitológicos, simbólicos ou platônicos. Apareceu uma nova tendência ao “Nacionalismo” que inspirou aos compositores a incorporarem em sua música canções e estilos populares de seus países. A Rússia foi o líder deste movimento Nacionalista com compositores como Tchaikovsky, Borodin e Rimsky Korsakov. Também Antonin Dvorak, compositor Tchecoslovaco se apoiou fortemente em canções e danças populares de seu país para compor suas sinfonias e seus concertos de câmara.

Valsa da Ópera “O Morcego” Outros grandes compositores desta época foram Franz Schubert, Johann Strauss, Johann Strauss II, Richard Strauss, Franz Liszt, Serguei Rachmaninov, Robert Schumann, Richard Wagner, Johannes Brahms, Giuseppe Verdi, Hector Berlioz e Bedrich Smetana. A música do período romântico foi a que teve a maior aceitação e difusão para o público em geral e cruzou as fronteiras de todos os países para se converter em música universal. Hoje em dia, as valsas de Strauss e Tchaikovsky, os noturnos de Chopin, as óperas de Verdi, as danças Húngaras de Brahms fazem parte da cultura de todos os povos. Valsa da Ópera “O Morcego” Johann Strauss II

Música Moderna e Contemporânea ( 1920 - 2000 ) Maurice Ravel - Bolero

O Impressionismo A música impressionista é derivada da música romântica e que não segue padrões definidos, expressa a melodia em forma dispersa. Em outros casos as melodias se repetem mas mudam a intensidade do som e mudam também drasticamente o número de instrumentos que participam na orquestra. Os compositores mais famosos deste estilo de música foram Claude Debussy e Maurice Ravel.

Valsa No.2 da Suite de Jazz No.2 Neoclassicismo O estilo Neoclássico é uma música similar a que se fazia no período clássico, usa sons e instrumentos mais modernos, porém segue os ideais e formatos do período clássico original. O mais famoso compositor deste estilo é Igor Stravinsky. Música Atonal É um novo estilo de música, desenvolvido pelo compositor Arnold Schoenberg, que usa uma escala de 12 notas cromáticas. Seu ritmo é irregular e imprevisível Shostakovich Valsa No.2 da Suite de Jazz No.2

Foram desenvolvidos mais tipos e estilos e se escreveu mais músicas no Século XX que durante todos os séculos anteriores, o único limite do compositor tem sido a sua imaginação. Os compositores mais famosos da música impressionista e contemporânea são: Abraços Célio Normando